Sexta, 10 Novembro 2017 18:59

Curso de Design realiza Corrida G-Force

O UNIFATEA promoveu a corrida G-force realizada por alunos do sexto período de DESIGN, que tem o desafio de construir um veículo capaz de descer um plano inclinado, movido apenas pela Força G. O projeto teve seu início no primeiro semestre de 2017, sendo concluído agora em novembro, com a apresentação no dia 1 de novembro, às 19h.

G-force é uma categoria que começou com caixa de papelão, o evento foi inspirado no modelo “Soap Box”, mas atualmente, foram alteradas algumas regras construtivas, ampliando a dificuldade do projeto. Uma das mudanças refere-se à proibição no uso de estruturas que sejam de papelão para suportar o chassis do veículo. O papelão é um material, de maneira geral robusto.

Os participantes de 2017 foram divididos em times de 3 componentes, não havendo restrição a grupos com quantidades inferiores. Parte da avaliação foi proveniente do desempenho das equipes em resolver as questões impostas pelo regulamento e por aspectos como: color & trim, estética, desempenho na montagem e desmontagem do veículo, resistência mecânica, adequação ergonômica e dirigibilidade (Direção e Frenagem).

“Para o aluno é muito importante participar e ver o fruto do seu projeto em funcionamento. Para alcançar o resultado, os discentes são solicitados a avaliarem diversas condições, desde a postura assumida as requisições técnicas envolvidas.” Afirma Nelson Tavares, coordenador do programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional de Design, Tecnologia e Inovação.

A colocação em 2017 foi a seguinte:

1º Lugar: Alpha

2º Lugar: Ômega