Apresentação

O QUE É A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR

O Profissional de Administração é aquele que possui visão ampla das atividades empresariais e orientando seus esforços para a administração eficiente e eficaz dos recursos, atuando em conjunto com as diversas áreas e níveis organizacionais de modo a alcançar os objetivos almejados. O Administrador se dedica para avaliar desafios e oportunidades, se dedicando ao planejamento, organização e controle, cabendo a esse profissional tomar decisões sobre recursos e objetivos em ambiente competitivo e de rápidas mudanças, criando valor para a empresa e clientes, de maneira criativa. O campo de atuação do profissional em Administração é bastante amplo para atuar nas diversas áreas de empresas privadas ou públicas ou mesmo como empreendedor do seu próprio negócio.

SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NO UNIFATEA


O Curso de Administração do Centro Universitário Teresa D´ÁVILA - UNIFATEA, mantida pelo Instituto Santa Teresa IST, obteve a autorização pela Portaria Ministerial nº. 1616 de 24/07/01, publicada no Diário Oficial da União nº. 143-E, de 25/0701, página 40. De posse da autorização, o Curso entrou em funcionamento no ano de 2002. O Curso foi concebido segundo os valores cristãos, humanísticos e éticos envolvidos no ensino e no aprendizado crítico, participativo e criativo, tendo a efetiva valorização do homem e seu meio ambiente como meta máxima. A dinâmica da realidade socioeconômica mundial pautou toda a conformação do Curso na medida em que se contemplam a realidade do mercado de trabalho num contexto globalizado, as necessidades do desenvolvimento local, regional e nacional. A excelência acadêmica, em termos de estrutura do Curso e do processo de ensino e aprendizagem, é o compromisso básico de todas as atividades de pesquisa, de ensino e de extensão vinculadas a este projeto.

Duração: 04 anos (mínimo) até 07 anos (máximo)
Seriado: Semestral
Aulas: Segunda-feira à quinta-feira (Presencial)
Sexta-feira: oficinas (EAD-AVA), atividades interdisciplinares, visitas técnicas, seminários, palestras, cursos de capacitação profissional, etc.


CARGA HORÁRIA

Conteúdos Disciplinares: 3100 horas
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas
AC – Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Curricular Supervisionado: 340 horas
Carga Horária Total do Curso: 3100 horas

RECURSOS DISPONÍVEIS

- Salas de aula com TV’s ou Datashow;
- Sala de aula colaborativa;
- Laboratórios de Informática;
- Escritório Executivo Junior - EEJr;

EVENTOS DO CURSO

- Encontros de Administração - EncADM;

- ImpactoADM.

AVALIAÇÕES DO CURSO

Exame  Nacional  de  Desempenho  dos  Estudantes  (Enade) - 2012: CONCEITO 3 (TRÊS)

 ESTRELA GUIA DO ESTUDANTE

2014 - TRÊS ESTRELAS

2015 - TRÊS ESTRELAS

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do estudante integra o processo ensino-aprendizagem, é realizada para cada disciplina, na perspectiva do Curso todo, e incide sobre a frequência e o aproveitamento nos estudos.

A avaliação do aluno decorre de acompanhamento contínuo, ao qual se integram os resultados de verificações escolares, e visa a detectar possíveis desvios que interfiram no processo. Cabe ao professor da disciplina aplicar as avaliações e julgar os resultados. Devem ser no mínimo três por semestre letivo, de diferentes modalidades, e, ao final de cada semestre, o professor extrai o conceito semestral que reflete o desempenho do aluno na disciplina.

O sistema de avaliação é conceitual, representado por menções ou letras (conforme quadro abaixo) que devem corresponder ao desempenho do aluno, à sua produção intelectual, participação na vida acadêmica, comprovação do domínio de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades, tendo em conta os fundamentos e os objetivos essenciais da disciplina, propostos no projeto pedagógico do curso e pelo professor no Plano de Ensino.

 

Conceitos

Excelente

Bom

Satisfatório

Fraco

Insuficiente

Menções

A

B

C

D

E

 

O aproveitamento deve refletir o desempenho do estudante em diferentes experiências de aprendizagem. Na avaliação por conceito prevalecem os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A aprendizagem qualitativa é aquela que leva o educando a apropriar-se de fundamentos, saberes e competências que lhe possibilitam aprendizagens futuras (aprender a aprender).

Conforme o Regimento Geral, permite-se ao aluno que não participar de avaliações escolares semestrais, na data fixada, a oportunidade de 2ª chamada, em data marcada no calendário acadêmico.

O professor pode atribuir conceito nulo (N) ao aluno, se este não participar de nenhuma avaliação da disciplina e não se beneficiar da 2ª chamada, ou ainda, quando usar meios fraudulentos ou não autorizados pelo professor na realização de trabalhos escolares.

Para ser promovido o discente deve lograr conceito igual ou superior a “C” na disciplina do semestre, caso contrário, obriga-se à Avaliação Compensatória - AC, sempre considerando a frequência mínima. A AC consiste em prova, trabalho, projeto, banca ou outra forma de avaliação, inclusive oral.

O aluno com conceito do semestre igual a “D” deve realizar AC. Não faz jus à AC, ficando diretamente retido, estudante com:

- conceito “E” em disciplina do semestre, independentemente da frequência;

- conceito “N” em disciplina do semestre, independentemente da frequência.

O aluno fica retido, também, na disciplina do semestre quando apresentar:

1. frequência inferior a 75% ou ao que determinar o projeto pedagógico do curso, com base no § 1º do Art. 91, independentemente do desempenho alcançado;

2. conceito igual a “D” ou “E” na AC, com qualquer frequência.

Não existe 2ª chamada para a Avaliação Compensatória.

O aluno retido em disciplinas do semestre da série em curso deve, primeiramente, frequentá-las, no ano imediato, podendo, além dessas, cursar outras disciplinas programadas para a série subsequente, desde que o horário permita e sejam observadas as orientações do Coordenador do Curso, quanto à ordenação e sequência curricular. Considera-se para essas medidas as disciplinas objeto de retenção do 1º e ou do 2º semestre da série que o educando cursava.

O estudante pode requerer a criação de turma especial, para receber, em horários alternativos, período de férias ou de recesso escolar, aulas da disciplina na qual foi retido, ministradas pelo próprio professor ou por monitor orientado pelo professor. Pode solicitar a inclusão no regime alternativo de integralização curricular, se preencher as condições, para cursar a disciplina sob orientação docente e apoio da informática, sendo avaliado pelos critérios acima explicitados.

E pode, ainda, abreviar a duração do curso, se demonstrar extraordinário desempenho nos estudos, submetendo-se à avaliação aplicada por banca examinadora especial.

É vedado o abono de faltas ao aluno, exceto nos casos de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas (Decreto-Lei nº 1.044/69), e para gestantes (Lei nº 6.202/75). Nesses casos, é permitido ao estudante requerer o regime especial de compensação de ausências por meio de exercícios domiciliares.

 Recuperação

Adota-se como um dos princípios de ensino, a recuperação contínua semestral dos alunos que apresentem aproveitamento insuficiente, visando a sanar dificuldades recuperáveis e garantir a continuidade do processo ensino aprendizagem.

 

NDE – NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Me. Luís Augusto de Carvalho

Prof. Me. Norio Ishisaki

Profª. Me. Adriana Bernadete Barros Carvalho Garcia

 

PPC de Administração