Apresentação

O QUE É A PROFISSÃO

O jornalista trabalha na busca e divulgação de notícias nos veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

 

SOBRE O CURSO DE JORNALISMO NO UNIFATEA

O Curso de Jornalismo do Centro Universitário Teresa D´ÁVILA - UNIFATEA contribui para oferecer ao mercado profissional e à comunidade:

­ Jornalistas com competência técnica, domínio das novas tecnologias comunicacionais e aptos a absorver os novos conhecimentos da área por serem formados com espírito inquieto e   pesquisador;

­ Profissionais ativos no mercado com condições de liderar pelo correto desempenho como captadores e editores dos fatos, com postura ética;

­ Comunicadores abertos à criatividade, aptos a absorver os anseios da comunidade e traduzi-los em linguagens e produtos adequados ao fenômeno comunicacional;

­ Mediadores fiéis aos fatos, com capacidade de traduzir os fatos jornalísticos como verdadeiros mediadores entre fontes e receptores da comunicação;

­ Agentes da cidadania, que possam ser defensores intransigentes dos direitos e deveres do cidadão por serem indivíduos com reconhecida integridade profissional;

­ Profissionais de mercado, com capacidade de desempenhar e empreender atividades jornalísticas nos diferentes veículos;

- Jornalistas atualizados, que possam analisar e sintetizar os fatos por dominarem as tendências mercadológicas, tanto no nível local como no mercado globalizado.

O Projeto Pedagógico do Curso não se resume a simples disseminação do conteúdo programático, mas também   a extensão universitária e aos projetos de pesquisa responsáveis pela intensificação da porção cidadã do egresso e melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual a Instituição está   inserida.

 

Duração: 04 anos (mínimo) até 07 anos (máximo)

Seriado: Semestral

Aulas: Presencias (4 dias por semana) e EAD (Oficinas)

Atividades extra classe: Eventos do Curso, visitas técnicas, Congressos na área

 

 CARGA HORÁRIA

Total de Disciplinas de Conteúdos Teóricos: 960

Total de Disciplinas de Conteúdos Práticos: 1.600

TOTAL DE DISCIPLINAS NA GRADE: 2.560

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: 120

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 200

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 120

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 3.000

 

RECURSOS DISPONÍVEIS

- Salas de aula com TV ou Datashow;

- Estúdios de rádio e TV completos com captação digital

- Ilhas de edição digital (Adobe Premiére, Final Cut, Audacity)

- Kits para gravação externa em vídeo com câmera, tripé, luz e microfone

- Estúdio fotográfico com câmeras digitais

- Laboratório de informática com softwares para edição de imagem, material gráfico e web (pacote Adobe)

- Gráfica com impressão em cor e preto e branco

- Emissora de Rádio Educativa (INOVA FM)

 

EVENTOS DO CURSO

- Em Pauta

- Semana do Jornalismo

 

AVALIAÇÕES DO CURSO

Enade - Nota 3

Guia do Estudante - 3 estrelas

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do estudante integra o processo ensino-aprendizagem, é realizada para cada disciplina, na perspectiva do Curso todo, e incide sobre a frequência e o aproveitamento nos estudos.

A avaliação do aluno decorre de acompanhamento contínuo, ao qual se integram os resultados de verificações escolares, e visa a detectar possíveis desvios que interfiram no processo. Cabe ao professor da disciplina aplicar as avaliações e julgar os resultados. Devem ser no mínimo três por semestre letivo, de diferentes modalidades, e, ao final de cada semestre, o professor extrai o conceito semestral que reflete o desempenho do aluno na disciplina.

O sistema de avaliação é conceitual, representado por menções ou letras (conforme quadro abaixo) que devem corresponder ao desempenho do aluno, à sua produção intelectual, participação na vida acadêmica, comprovação do domínio de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades, tendo em conta os fundamentos e os objetivos essenciais da disciplina, propostos no projeto pedagógico do curso e pelo professor no Plano de Ensino.

 

Conceitos

Excelente

Bom

Satisfatório

Fraco

Insuficiente

Menções

A

B

C

D

E

 

O aproveitamento deve refletir o desempenho do estudante em diferentes experiências de aprendizagem. Na avaliação por conceito prevalecem os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A aprendizagem qualitativa é aquela que leva o educando a apropriar-se de fundamentos, saberes e competências que lhe possibilitam aprendizagens futuras (aprender a aprender).

Conforme o Regimento Geral, permite-se ao aluno que não participar de avaliações escolares semestrais, na data fixada, a oportunidade de 2ª chamada, em data marcada no calendário acadêmico.

O professor pode atribuir conceito nulo (N) ao aluno, se este não participar de nenhuma avaliação da disciplina e não se beneficiar da 2ª chamada, ou ainda, quando usar meios fraudulentos ou não autorizados pelo professor na realização de trabalhos escolares.

Para ser promovido o discente deve lograr conceito igual ou superior a “C” na disciplina do semestre, caso contrário, obriga-se à Avaliação Compensatória - AC, sempre considerando a frequência mínima. A AC consiste em prova, trabalho, projeto, banca ou outra forma de avaliação, inclusive oral.

O aluno com conceito do semestre igual a “D” deve realizar AC. Não faz jus à AC, ficando diretamente retido, estudante com:

- conceito “E” em disciplina do semestre, independentemente da frequência;

- conceito “N” em disciplina do semestre, independentemente da frequência.

O aluno fica retido, também, na disciplina do semestre quando apresentar:

1. frequência inferior a 75% ou ao que determinar o projeto pedagógico do curso, com base no § 1º do Art. 91, independentemente do desempenho alcançado;

2. conceito igual a “D” ou “E” na AC, com qualquer frequência.

Não existe 2ª chamada para a Avaliação Compensatória.

O aluno retido em disciplinas do semestre da série em curso deve, primeiramente, frequentá-las, no ano imediato, podendo, além dessas, cursar outras disciplinas programadas para a série subsequente, desde que o horário permita e sejam observadas as orientações do Coordenador do Curso, quanto à ordenação e sequência curricular. Considera-se para essas medidas as disciplinas objeto de retenção do 1º e ou do 2º semestre da série que o educando cursava.

O estudante pode requerer a criação de turma especial, para receber, em horários alternativos, período de férias ou de recesso escolar, aulas da disciplina na qual foi retido, ministradas pelo próprio professor ou por monitor orientado pelo professor. Pode solicitar a inclusão no regime alternativo de integralização curricular, se preencher as condições, para cursar a disciplina sob orientação docente e apoio da informática, sendo avaliado pelos critérios acima explicitados.

E pode, ainda, abreviar a duração do curso, se demonstrar extraordinário desempenho nos estudos, submetendo-se à avaliação aplicada por banca examinadora especial.

É vedado o abono de faltas ao aluno, exceto nos casos de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas (Decreto-Lei nº 1.044/69), e para gestantes (Lei nº 6.202/75). Nesses casos, é permitido ao estudante requerer o regime especial de compensação de ausências por meio de exercícios domiciliares.

Recuperação

Adota-se como um dos princípios de ensino, a recuperação contínua semestral dos alunos que apresentem aproveitamento insuficiente, visando a sanar dificuldades recuperáveis e garantir a continuidade do processo ensino aprendizagem.

 

NDE – NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE, PORTARIA DE 18/04/2016

Me. Jefferson José Ribeiro de Moura - Integral - Coordenador do Curso

Me. Polyana Zappa – Integral

Me. Miguel A. de Oliveira Junior - Parcial

Me. Adriana Bernadete Barros Carvalho – Parcial

Esp. Laura Maria Barcha Giroldo – Parcial

 

PPC de Jornalismo