Apresentação

O QUE É A PROFISSÃO

Um profissional articulador social-positivo, adequado às exigências educativas e tecnológicas contemporâneas. O licenciado em Letras é habilitado para atuar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, em escolas de idiomas, em indústrias, em editoras, na coordenação pedagógica e no desenvolvimento de projetos educacionais. A docência é um mercado consolidado e está em constante crescimento como demonstram as relações entre Educação e Desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Muito além da docência, o mercado de trabalho para os egressos do curso de Letras apresenta uma diversidade de atuação profissional cada vez mais ampla devido à crescente demanda por uma comunicação de qualidade seja de língua materna ou de língua estrangeira.

SOBRE O CURSO DE LETRAS NO UNIFATEA

O curso de Letras tem como objetivo formar educadores com conhecimento sólido e abrangente na área de sua atuação, enfatizando os aspectos científicos, pedagógicos, éticos e humanísticos, especializados na área da linguagem, capazes de atender às demandas da educação Básica, assim como estabelecer alicerce sólido à continuidade de formação para atuação profissional.

Duração: 04 anos
Seriado: Semestral
Aulas: Segunda-feira à quinta-feira (Presencial)
Sexta-feira: oficinas (EAD), atividades interdisciplinares, monitorias de inglês, espanhol e estudos literários.

CARGA HORÁRIA

Conteúdos Disciplinares: 2.560 horas
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas
AC – Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Curricular Supervisionado: 700 horas
Carga Horária Total do Curso: 3.500 horas

RECURSOS DISPONÍVEIS

- Salas de aula com TV’s ou Datashow;
- Laboratórios de Informática;

- Estúdios de TV e Rádio

EVENTOS DO CURSO

- Welcome Night

- Seminário Interno de Literatura

- Educomunic@ndo

- Jornada Pedagógica

AVALIAÇÕES DO CURSO

ENADE - Nota 4.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do estudante integra o processo ensino-aprendizagem, é realizada para cada disciplina, na perspectiva do Curso todo, e incide sobre a frequência e o aproveitamento nos estudos.

A avaliação do aluno decorre de acompanhamento contínuo, ao qual se integram os resultados de verificações escolares, e visa a detectar possíveis desvios que interfiram no processo. Cabe ao professor da disciplina aplicar as avaliações e julgar os resultados. Devem ser no mínimo três por semestre letivo, de diferentes modalidades, e, ao final de cada semestre, o professor extrai o conceito semestral que reflete o desempenho do aluno na disciplina.

O sistema de avaliação é conceitual, representado por menções ou letras (conforme quadro abaixo) que devem corresponder ao desempenho do aluno, à sua produção intelectual, participação na vida acadêmica, comprovação do domínio de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades, tendo em conta os fundamentos e os objetivos essenciais da disciplina, propostos no projeto pedagógico do curso e pelo professor no Plano de Ensino.

 

Conceitos

Excelente

Bom

Satisfatório

Fraco

Insuficiente

Menções

A

B

C

D

E

 

O aproveitamento deve refletir o desempenho do estudante em diferentes experiências de aprendizagem. Na avaliação por conceito prevalecem os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A aprendizagem qualitativa é aquela que leva o educando a apropriar-se de fundamentos, saberes e competências que lhe possibilitam aprendizagens futuras (aprender a aprender).

Conforme o Regimento Geral, permite-se ao aluno que não participar de avaliações escolares semestrais, na data fixada, a oportunidade de 2ª chamada, em data marcada no calendário acadêmico.

O professor pode atribuir conceito nulo (N) ao aluno, se este não participar de nenhuma avaliação da disciplina e não se beneficiar da 2ª chamada, ou ainda, quando usar meios fraudulentos ou não autorizados pelo professor na realização de trabalhos escolares.

Para ser promovido o discente deve lograr conceito igual ou superior a “C” na disciplina do semestre, caso contrário, obriga-se à Avaliação Compensatória - AC, sempre considerando a frequência mínima. A AC consiste em prova, trabalho, projeto, banca ou outra forma de avaliação, inclusive oral.

O aluno com conceito do semestre igual a “D” deve realizar AC. Não faz jus à AC, ficando diretamente retido, estudante com:

- conceito “E” em disciplina do semestre, independentemente da frequência;

- conceito “N” em disciplina do semestre, independentemente da frequência.

O aluno fica retido, também, na disciplina do semestre quando apresentar:

1. frequência inferior a 75% ou ao que determinar o projeto pedagógico do curso, com base no § 1º do Art. 91, independentemente do desempenho alcançado;

2. conceito igual a “D” ou “E” na AC, com qualquer frequência.

Não existe 2ª chamada para a Avaliação Compensatória.

O aluno retido em disciplinas do semestre da série em curso deve, primeiramente, frequentá-las, no ano imediato, podendo, além dessas, cursar outras disciplinas programadas para a série subsequente, desde que o horário permita e sejam observadas as orientações do Coordenador do Curso, quanto à ordenação e sequência curricular. Considera-se para essas medidas as disciplinas objeto de retenção do 1º e ou do 2º semestre da série que o educando cursava.

O estudante pode requerer a criação de turma especial, para receber, em horários alternativos, período de férias ou de recesso escolar, aulas da disciplina na qual foi retido, ministradas pelo próprio professor ou por monitor orientado pelo professor. Pode solicitar a inclusão no regime alternativo de integralização curricular, se preencher as condições, para cursar a disciplina sob orientação docente e apoio da informática, sendo avaliado pelos critérios acima explicitados.

E pode, ainda, abreviar a duração do curso, se demonstrar extraordinário desempenho nos estudos, submetendo-se à avaliação aplicada por banca examinadora especial.

É vedado o abono de faltas ao aluno, exceto nos casos de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas (Decreto-Lei nº 1.044/69), e para gestantes (Lei nº 6.202/75). Nesses casos, é permitido ao estudante requerer o regime especial de compensação de ausências por meio de exercícios domiciliares.

Recuperação

Adota-se como um dos princípios de ensino, a recuperação contínua semestral dos alunos que apresentem aproveitamento insuficiente, visando a sanar dificuldades recuperáveis e garantir a continuidade do processo ensino aprendizagem.

NDE – NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE, PORTARIA DE 18/04/2016

I. Me. Neide Aparecida Arruda de Oliveira - Parcial - Coordenador do Curso;
II. Me. Stela Maris Leite Carrinho de Araújo – Parcial;
III. Dra. Luciani Vieira Gomes Alvareli - Integral;
IV. Dra. Marlene Sardinha Gurpilhares - Integral;
V. Me. João Francisco Pereira Nunes Junqueira – Parcial.

 

PPC de Letras