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Apresentação

O QUE É A PROFISSÃO

O profissional de Rádio e Televisão pode atuar como diretor de programa, coordenador de equipe, produtor, autor roteirista, câmera, locutor, operador de áudio, editor, iluminador, narrador esportivo, entre outras funções. Trabalha em emissoras de rádio televisão, produtoras, portais e sites, como realizador de material áudio visual.

 

SOBRE O CURSO DE RÁDIO, TV E INTERNET NO UNIFATEA

Primeiro Curso de Rádio e TV da Região destaca-se pela atuação de alunos e ex-alunos nos veículos de comunicação regionais. O Curso de Rádio, TV e Internet do Centro Universitário Teresa D´ÁVILA - UNIFATEA está ciente da necessidade de estabelecer diálogo franco e aberto   com as transformações tecnológicas e socioculturais baseadas no respeito e reconhecimento recíprocos, valorizando as raízes culturais e a identidade regional, aspectos marcantes do processo de compreensão global. Assim, a cultura Valeparaibana está presente nos projetos e nas ações desenvolvidas pelo Curso. Outra marca pedagógica que está presente na organização do processo ensino aprendizagem do Curso de Rádio, TV Internet é o conceito de aprendizagem por projetos. Propõe que o estudante aprenda pela participação em fases do trabalho para que tenha uma visão total e precisa das funções, dos cargos e do produto, o mesmo que deverá acontecer quando enfrentar o mercado profissional. Atendendo a esse princípio, os projetos laboratoriais têm um plano que privilegia esse objetivo educacional. O incentivo no Curso ao desenvolvimento de produtos audiovisuais inovadores e viáveis procura formar profissionais empreendedores e atuantes tanto no mercado regional quanto no global. O Projeto Pedagógico do Curso não se resume a simples disseminação do conteúdo programático, mas também    a extensão universitária e os projetos de pesquisa responsáveis pela intensificação da porção cidadã do egresso    e melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual a Instituição está inserida.

 

Duração: 04 anos (mínimo) até 07 anos (máximo)

Seriado: Semestral

Aulas: Presencias (4 dias por semana) e EAD (Oficinas)

Atividades extra classe: Eventos do Curso, visitas técnicas, Congressos na área

 

CARGA HORÁRIA

Total de Disciplinas com Conteúdos Teóricos: 1.040

Total de Disciplinas com Conteúdos Práticos: 1.520

TOTAL DE DISCIPLINAS NA GRADE: 2.560

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: 120

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 120

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 2.800

  

RECURSOS DISPONÍVEIS

- Salas de aula com TV ou Datashow;

- Estúdios de rádio e TV completos com captação digital

- Ilhas de edição digital (Adobe Premiére, Final Cut, Audacity)

- Kits para gravação externa em vídeo com câmera, tripé, luz e microfone

- Estúdio fotográfico com câmeras digitais

- Laboratório de informática com softwares para edição de imagem, material gráfico e web (pacote Adobe)

- Emissora de Rádio Educativa (INOVA FM)

- Gráfica com impressão em cor e preto e branco

 

EVENTOS DO CURSO

- Comunicação em Destaque

- Semana de Rádio, TV e Internet


AVALIAÇÕES DO CURSO

Enade - Nota 3

Guia do Estudante - 3 estrelas

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do estudante integra o processo ensino-aprendizagem, é realizada para cada disciplina, na perspectiva do Curso todo, e incide sobre a frequência e o aproveitamento nos estudos.

A avaliação do aluno decorre de acompanhamento contínuo, ao qual se integram os resultados de verificações escolares, e visa a detectar possíveis desvios que interfiram no processo. Cabe ao professor da disciplina aplicar as avaliações e julgar os resultados. Devem ser no mínimo três por semestre letivo, de diferentes modalidades, e, ao final de cada semestre, o professor extrai o conceito semestral que reflete o desempenho do aluno na disciplina.

O sistema de avaliação é conceitual, representado por menções ou letras (conforme quadro abaixo) que devem corresponder ao desempenho do aluno, à sua produção intelectual, participação na vida acadêmica, comprovação do domínio de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades, tendo em conta os fundamentos e os objetivos essenciais da disciplina, propostos no projeto pedagógico do curso e pelo professor no Plano de Ensino.

 

Conceitos

Excelente

Bom

Satisfatório

Fraco

Insuficiente

Menções

A

B

C

D

E

 

O aproveitamento deve refletir o desempenho do estudante em diferentes experiências de aprendizagem. Na avaliação por conceito prevalecem os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A aprendizagem qualitativa é aquela que leva o educando a apropriar-se de fundamentos, saberes e competências que lhe possibilitam aprendizagens futuras (aprender a aprender).

Conforme o Regimento Geral, permite-se ao aluno que não participar de avaliações escolares semestrais, na data fixada, a oportunidade de 2ª chamada, em data marcada no calendário acadêmico.

O professor pode atribuir conceito nulo (N) ao aluno, se este não participar de nenhuma avaliação da disciplina e não se beneficiar da 2ª chamada, ou ainda, quando usar meios fraudulentos ou não autorizados pelo professor na realização de trabalhos escolares.

Para ser promovido o discente deve lograr conceito igual ou superior a “C” na disciplina do semestre, caso contrário, obriga-se à Avaliação Compensatória - AC, sempre considerando a frequência mínima. A AC consiste em prova, trabalho, projeto, banca ou outra forma de avaliação, inclusive oral.

O aluno com conceito do semestre igual a “D” deve realizar AC. Não faz jus à AC, ficando diretamente retido, estudante com:

- conceito “E” em disciplina do semestre, independentemente da frequência;

- conceito “N” em disciplina do semestre, independentemente da frequência.

O aluno fica retido, também, na disciplina do semestre quando apresentar:

1. frequência inferior a 75% ou ao que determinar o projeto pedagógico do curso, com base no § 1º do Art. 91, independentemente do desempenho alcançado;

2. conceito igual a “D” ou “E” na AC, com qualquer frequência.

Não existe 2ª chamada para a Avaliação Compensatória.

O aluno retido em disciplinas do semestre da série em curso deve, primeiramente, frequentá-las, no ano imediato, podendo, além dessas, cursar outras disciplinas programadas para a série subsequente, desde que o horário permita e sejam observadas as orientações do Coordenador do Curso, quanto à ordenação e sequência curricular. Considera-se para essas medidas as disciplinas objeto de retenção do 1º e ou do 2º semestre da série que o educando cursava.

O estudante pode requerer a criação de turma especial, para receber, em horários alternativos, período de férias ou de recesso escolar, aulas da disciplina na qual foi retido, ministradas pelo próprio professor ou por monitor orientado pelo professor. Pode solicitar a inclusão no regime alternativo de integralização curricular, se preencher as condições, para cursar a disciplina sob orientação docente e apoio da informática, sendo avaliado pelos critérios acima explicitados.

E pode, ainda, abreviar a duração do curso, se demonstrar extraordinário desempenho nos estudos, submetendo-se à avaliação aplicada por banca examinadora especial.

É vedado o abono de faltas ao aluno, exceto nos casos de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas (Decreto-Lei nº 1.044/69), e para gestantes (Lei nº 6.202/75). Nesses casos, é permitido ao estudante requerer o regime especial de compensação de ausências por meio de exercícios domiciliares.

Recuperação

Adota-se como um dos princípios de ensino, a recuperação contínua semestral dos alunos que apresentem aproveitamento insuficiente, visando a sanar dificuldades recuperáveis e garantir a continuidade do processo ensino aprendizagem.

 

NDE – NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE, PORTARIA DE 18/04/2016

Me. Jefferson José Ribeiro de Moura - Integral - Coordenador do Curso

Me. Polyana Zappa – Integral

Me. Miguel A. de Oliveira Junior - Parcial

Me. Adriana Bernadete Barros Carvalho – Parcial

Esp. Laura Maria Barcha Giroldo – Parcial