Professora do UNIFATEA participa de palestra internacional na USP Destaque

Por Rafael Diniz

A coordenadora do sistema eletrônico de editoração de revistas do UNIFATEA, Prof. Me. Bianca Martins, participou de palestra ministrada pelo Prof. Dr. José Macedo, da California Polytechnic State University, San Luis Obispo. A palestra intitulada “Challenges to Industrial & Manufacturing Engineering Education & Cal Poly Success” foi realizada na USP, no dia 10 de julho.

"Foi uma ótima palestra, em que o professor pode partilhar as práticas e estratégias de ensino da Cal Poly. Na oportunidade, foi ressaltada a importância da promoção de atividades práticas em laboratórios e indústrias”, afirma a professora do UNIFATEA.

A palestra delineou uma linha do tempo das inovações tecnológicas e a importância dos estudos em ensino-aprendizagem nas Engenharias, ressaltando, segundo o Dr. José Macedo, que um bom profissional da área concilia habilidades e conhecimento, em que ele diferencia o primeiro como adquirido pela prática, e o segundo como adquirido por leituras, aulas e pesquisas.

“Nesse sentido, ele apresentou o ensino Hands-On (Mão na massa), trazendo atividades dinâmicas que são realizadas em laboratórios de fabricação digital os ”FabLabs”. Esse método busca proporcionar visitas técnicas a empresas e indústrias, aulas em laboratórios e uso de impressoras 3D (em especial, a 3D printing gradient alloys)”, afirma Bianca Martins.

A professora relata também que foi possível conhecer alguns dos laboratórios da Instituição, como o de ergonomia e o de Engenharia de Materiais.

“Um dos últimos pontos a serem abordados foi o ciclo de sucesso da IES, que se dá em um movimento de sinergia entre bons alunos e professores, inserção em empresas/indústrias e pesquisa.” conclui a professora do UNIFATEA.