Menu fechado

TEMPO DA QUARESMA

Por Irmã Silvana Soares

Foto: Deserto da Judéia (Daniela Espíndola Alves)

Após as festividades do Carnaval a Igreja Católica entra no tempo Quaresmal.  O tempo da Quaresma é um tempo de preparação para a Festa da Páscoa. Neste tempo a Igreja faz memória da Paixão e Morte de Jesus na Cruz, recordamos a realidade de Jesus condenado à morte que entrega a sua vida a Deus para a Salvação da Humanidade. A culminância do caminho quaresmal se encerra com a celebração da Páscoa, ou seja, a celebração da vida nova que Jesus nos traz por meio do Mistério da sua Paixão, Morte e Ressurreição.

A preparação para a festa da Páscoa possui um sentido profundo na vivência da espiritualidade cristã, somos todos convidados a realizar uma caminhada de maior empenho na busca de Deus, de crescimento em nossa vida interior, de reflexão sobre o sentido da nossa existência e da nossa vida de fé. A Quaresma é para os cristãos um tempo de revisão de vida e transformação, de conversão.  O Caminho para o crescimento interior e espiritual vem do Evangelho: O jejum, a oração e a esmola.               
Jejum – Temos fome do sentido da vida, da verdade e da autenticidade. A Palavra de Deus orienta a nossa vida, traz o sentido e nos indica o caminho da verdade, da justiça e da paz. O Jejum é a oportunidade que temos de dar uma maior atenção para as nossas relações com Deus e com os outros. Deixar calar a voz do nosso egoísmo, comodismo, indiferença, desamor e se deixar guiar pela bondade, pelo amor, pela generosidade e atenção para com os outros.

Oração – A oração é a nossa busca sincera de relação com Deus, a nossa busca de superação da autossuficiência e das atitudes que nos conduzem a adorar outros deuses que nos desviam do caminho da verdade, de uma vida feliz e plenamente realizada em Deus.

Esmola – A esmola é a atitude que podemos ter de caridade e amor para com os irmãos que mais precisam de nós. O tempo da quaresma é um tempo oportuno para realizarmos uma ação de caridade, solidariedade. Podemos dedicar um pouco do nosso tempo para aqueles que estão precisando da nossa ajuda, da nossa atenção, do nosso amor.

Vivamos intensamente o tempo da Quaresma seguindo as palavras de motivação do Papa Francisco: […] “que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, ajude todos os cristãos a terem os olhos e o coração abertos para que possam ver nos irmãos mais necessitados a “Carne de Cristo” que espera “ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós”. (Bula Misericórdia Vultus, 15). Assim a força renovadora e transformadora da Ressurreição poderá alcançar a todos fazendo do Brasil uma nação mais fraterna e justa”. (PAPA FRANCISCO)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: