Dia do Bibliotecário

Para comemorar o dia do bibliotecário, o UNIFATEA em parceria com o Conselho Regional da 8ª Região, promoveu uma palestra com o tema: “As Inovações na Catalogação Bibliográfica”, com o Profº Fernando Modesto (UP/ECA).

Participaram do evento a bibliotecária do UNIFATEA Profª Cristina Lino, ex-professores e ex-alunos do curso e profissionais que atuam em outras instituições.

O destaque vai para as diversas atuações em que o bibliotecário pode atuar, não limitando somente na biblioteca.

Veja as áreas de atuação:

1. Documentação e informação

Bibliotecas: públicas, comunitárias, ambulantes, especiais, hospitalares, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares.Centros de Documentação; Centros de Análise de Informação; Centros de Comutação Bibliográfica; Arquivos; Editoras e Publicadoras; Livrarias; Centros de Restauração de Documentos e de Obras de Arte; Residências Particulares (cadastramento de bens); Empresas (controle do fluxo da informação e documentação).

2. Comunicação e informação

Empresa de Comunicação (da produção à divulgação da informação), Jornais e Revistas; Empresas Cinematográficas e de Publicidade; Videotecas (preparação, organização e distribuição de videotextos e videocassetes); Biblioterapia; Serviços de Informação em aeroportos, rodoviárias, instalações ferroviárias e de metrô; tradução; Organização de Congressos; Seminários e Simpósios.

3. Cultura e lazer

Galerias de Arte; Museus de Arte; de Ciências; Históricos (em colaboração com o profissional da área); Centros de Cultura; de lazer (informação, estímulo à criatividade, promoções culturais, leitura como lazer, sinalização do espaço, pesquisas…); Agências de Turismo (informações turísticas locais, nacionais e internacionais, pesquisa de mercado…)

4. Educação

Ensino de Biblioteconomia (2º e 3º graus e Pós-Graduação); Treinamentos de Usuários.

5. Pesquisa

Centros de Pesquisa; Apoio a Pesquisadores (pesquisa bibliográfica, localização e aquisição de fontes ou dados, normalização); Pesquisa Aplicada à Biblioteconomia.

6. Tecnologia da informação

Informática; Centros de Computação; Teleprocessamento; Bancos e Bases de Dados; Microfilmagem; Digitalização; Internet.

7. Planejamento e informação

Serviços como Autônomo; Consultor e/ou Assessor Especializado.

8. Política e informação

Assessoria a Políticos;

Associações de classe;

Conselhos Regionais de Biblioteconomia e Sindicatos.

Novidade: temos uma Lei 10.224 de 2010 que irá vigorar a partir do ano de 2020, lei da universalização das Bibliotecas Escolares; todas as escolas privadas e particulares de que tenham mais 1742 alunos matriculados deverão ter uma biblioteca e um bibliotecário. Não temos bibliotecários suficientes para atender essa demanda.

Segue o link da lei http://www.cfb.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Lei-12.244-2010-Biblioteca-escolar.pdf

Fique atento, em breve abriremos novas turmas para o curso de Biblioteconomia.

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!