Menu fechado

Dia do Bibliotecário

Para comemorar o dia do bibliotecário, o UNIFATEA em parceria com o Conselho Regional da 8ª Região, promoveu uma palestra com o tema: “As Inovações na Catalogação Bibliográfica”, com o Profº Fernando Modesto (UP/ECA).

Participaram do evento a bibliotecária do UNIFATEA Profª Cristina Lino, ex-professores e ex-alunos do curso e profissionais que atuam em outras instituições.

O destaque vai para as diversas atuações em que o bibliotecário pode atuar, não limitando somente na biblioteca.

Veja as áreas de atuação:

1. Documentação e informação

Bibliotecas: públicas, comunitárias, ambulantes, especiais, hospitalares, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares.Centros de Documentação; Centros de Análise de Informação; Centros de Comutação Bibliográfica; Arquivos; Editoras e Publicadoras; Livrarias; Centros de Restauração de Documentos e de Obras de Arte; Residências Particulares (cadastramento de bens); Empresas (controle do fluxo da informação e documentação).

2. Comunicação e informação

Empresa de Comunicação (da produção à divulgação da informação), Jornais e Revistas; Empresas Cinematográficas e de Publicidade; Videotecas (preparação, organização e distribuição de videotextos e videocassetes); Biblioterapia; Serviços de Informação em aeroportos, rodoviárias, instalações ferroviárias e de metrô; tradução; Organização de Congressos; Seminários e Simpósios.

3. Cultura e lazer

Galerias de Arte; Museus de Arte; de Ciências; Históricos (em colaboração com o profissional da área); Centros de Cultura; de lazer (informação, estímulo à criatividade, promoções culturais, leitura como lazer, sinalização do espaço, pesquisas…); Agências de Turismo (informações turísticas locais, nacionais e internacionais, pesquisa de mercado…)

4. Educação

Ensino de Biblioteconomia (2º e 3º graus e Pós-Graduação); Treinamentos de Usuários.

5. Pesquisa

Centros de Pesquisa; Apoio a Pesquisadores (pesquisa bibliográfica, localização e aquisição de fontes ou dados, normalização); Pesquisa Aplicada à Biblioteconomia.

6. Tecnologia da informação

Informática; Centros de Computação; Teleprocessamento; Bancos e Bases de Dados; Microfilmagem; Digitalização; Internet.

7. Planejamento e informação

Serviços como Autônomo; Consultor e/ou Assessor Especializado.

8. Política e informação

Assessoria a Políticos;

Associações de classe;

Conselhos Regionais de Biblioteconomia e Sindicatos.

            Novidade: temos uma Lei 10.224 de 2010 que irá vigorar a partir do ano de 2020, lei da universalização das Bibliotecas Escolares; todas as escolas privadas e particulares de que tenham mais 1742 alunos matriculados deverão ter uma biblioteca e um bibliotecário. Não temos bibliotecários suficientes para atender essa demanda.

Segue o link da lei http://www.cfb.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Lei-12.244-2010-Biblioteca-escolar.pdf 

            Fique atento, em breve abriremos novas turmas para o curso de Biblioteconomia.

            UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: