Menu fechado

Alunas do curso de Design recebem prêmio de 1º lugar da Startup Weekend

As alunas do 4º ano do curso de Design, Letícia Sophia Barandiaran‎ e Sarah Monteiro Cartier, participaram do maior evento de startups do mundo, o Startup Weekend (S.W.). Por meio de divulgação de panfletos na faculdade e também com a divulgação feita pelo professor Sérgio Siqueira, da Fatec de Guaratinguetá, no Unifatea, as alunas se inscreveram com o projeto Onshed, que é um sistema integrado a um aplicativo que monitora frotas de caminhões através de peças e garante maior segurança e minimiza gastos. “Não podemos dar mais detalhes, pois nossa empresa está realmente para ser lançada no mercado e estamos em seu período de estruturação”, afirmam as futuras empreendedoras que levaram o prêmio.

O Startup Weekend é o maior evento de startups do mundo. O evento internacional possui edições realizadas em quase 500 cidades espalhadas por todos os continentes e chegou ao Brasil há pouco tempo e, em julho de 2018, veio para Guaratinguetá.

Realizado na FATEC em Guaratinguetá, o evento promoveu o ecossistema de empreendedorismo num processo de imersão que durou 54 horas ininterruptas ao longo de um fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se uniram para compartilhar ideias, formar times, realizar network e criar startups com potenciais de expansão e investimento.

A avaliação foi realizada por empresários renomados que deram feedback e apoio, além da organização do evento realizada pela equipe de professores e voluntários da FATEC. Os critérios para participação foram: ser empreendedor e ter iniciativa criativa e fomentadora, além de ter espírito de liderança e saber trabalhar em equipe.

“Foi maravilhoso para todos. Nós duas chegamos cheias de animação e ideias e formamos uma equipe muito criativa e proativa lá dentro. Foram 54 horas em que não dormimos e só focamos no projeto que, no final, rendeu muitos elogios e o primeiro lugar. O Startup Weekend foi uma experiência incrível! Lá nós aprendemos e interagimos muito com pessoas tão diferentes e igualmente animadas como nós duas e fizemos muitos amigos. A equipe organizadora composta por mentores, professores foi muito receptiva”, conta a aluna Sarah.

O relato das alunas faz entender a importância dessa participação em todos os fatores e que o prêmio maior é o aprendizado: “foram três dias muito animados cheios de palestras, workshops, dinâmicas, brincadeiras, mentorias e muita correria. Dia, noite e madrugada dentro do prédio da FATEC para estruturarmos planos de negócios e identidade visual. No domingo à noite tivemos a apresentação final de nosso projeto. Ganhamos conhecimento e experiência naquele clima tão cheio de energia e animação, além de pensamento crítico, criativo e científico e melhoria na oratória”, relata a aluna Letícia.

O projeto é interdisciplinar e integra alunos de várias áreas, a equipe inicial era formada por cinco integrantes das áreas de Design, Finanças e Administração e a S.W. uniu e os tornou amigos e sócios. “Hoje estamos em sete pessoas de áreas essenciais como as já citadas e mais as de Desenvolvimento, Programação e Direito, todos estudantes focados no projeto graças ao grande pontapé inicial que a S.W. nos proporcionou”, afirma as alunas.

E tem mais, Letícia participou novamente do Startup Weekend que aconteceu na Unitau em Taubaté, e ganhou o prêmio de menção honrosa, e Sarah participou da Escola de Inovadores e da Incubadora Tecnológica como continuação do S.W. na FATEC. Ambas participarão novamente do evento que ocorrerá no meio do ano no Parque Tecnológico de São José dos Campos, mas agora como equipe organizadora.

Para finalizar segue o convite empolgante das meninas:   “Que mais pessoas conheçam o S.W. e queiram participar também pois vale à pena. É inspirador! ”

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: