Menu fechado

Pró-Reitoria de Graduação da USP lança oito novas disciplinas este ano

Os conteúdos são multidisciplinares e estarão disponíveis para alunos de toda a Universidade

Por Adriana Cruz

Fonte: https://jornal.usp.br/institucional/pro-reitoria-de-graduacao-lanca-oito-novas-disciplinas-este-ano/

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) vai lançar, no segundo semestre deste ano, oito novas disciplinas. São elas: Divulgação Científica: Importância e Princípios Básicos; Inovação e Empreendedorismo; Fundamentos em Empreendedorismo; Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade; Carreiras Contemporâneas: Teorias e Aplicações; Fundamentos da Economia Circular; Introdução a Cloud Services Usando Swift com Ênfase em loT; e Inteligência Artificial, que está em fase final de elaboração.

Essas disciplinas têm uma característica peculiar: não estão vinculadas a nenhuma unidade de ensino específica, mas à Universidade como um todo. Além disso, não têm pré-requisitos e são oferecidas a alunos de todos os cursos de graduação da USP.

A base teórica das disciplinas é ministrada virtualmente, por meio do Portal e-Aulas. Assim, os alunos têm liberdade para gerenciar seus programas de estudos, pois não há quantidade máxima nem mínima de aulas a serem assistidas e o horário para acessá-las também é livre. A parte prática compreende atividades presenciais realizadas em grupos, dependendo da disciplina.

“Os conteúdos das novas disciplinas da PRG têm caráter transversal, são interunidades e multidisciplinares e podem ser cursadas por estudantes de todas as áreas do conhecimento. Assim, cumprimos uma das principais missões da Universidade, que é a formação integral do aluno”, destaca o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Integração

A ideia de criação das disciplinas da PRG surgiu após a análise dos resultados obtidos com o lançamento, em 2015, da disciplina optativa Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva, vinculada à Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

A iniciativa teve grande aceitação por parte dos alunos, preenchendo as 500 vagas oferecidas no primeiro semestre de 2016. Diante desse resultado, a Comissão de Apoio ao Esporte no Ensino de Graduação (Caeg) reformulou e ampliou a oferta de vagas, ministradas em parceria com os centros esportivos dos campi.

Em 2017, a disciplina passou a ser vinculada diretamente à PRG e o número de vagas foi ampliado para 5 mil. A disciplina, ligada ao Escritório de Atividades Esportivas da PRG, já está em sua 6ª turma e conta com 2.638 alunos matriculados.

“Ao congregar alunos de diferentes unidades e cursos de graduação, a disciplina representa uma oportunidade ímpar para a promoção da integração acadêmica e o fortalecimento da identidade institucional”, afirma o diretor da EEFE e do Escritório de Atividades Esportivas, Júlio Cerca Serrão.

Campos de Pesquisa

Outra disciplina que já faz parte do leque da PRG é Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas. Criada em 2017, a disciplina, que está em sua terceira edição, oferece uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, em diversas áreas do conhecimento, por meio de videoaulas e atividades presenciais, como palestras e seminários.

Nesse contexto, os estudantes formam redes de compartilhamento e avaliação de seus próprios textos visando ao desenvolvimento de repertórios de leitura e redação de textos de divulgação científica, bem como ao aprimoramento do uso da língua portuguesa. Semestralmente, a disciplina oferece 500 vagas.

O coordenador da disciplina e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Enos Picazzio, considera que a diversidade dos alunos que compõem o que ele chama de “classe virtual” é um dos pontos positivos das disciplinas oferecidas pela PRG. “De semestre para semestre, o perfil dos estudantes muda, com um público de diferentes áreas, o que resulta em uma riqueza muito grande”, avalia Picazzio.



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: