Menu fechado

Instituições Salesianas de Comunicação realizam 1º Encontro Nacional

Escrito por  Ana Cosenza

Representantes de emissoras de rádio, museus, centro de documentação, associações de comunicação e do Boletim Salesiano reuniram nos dias 25 e 26 de abril para o 1º Encontro Nacional das Instituições Salesianas de Comunicação. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, DF, com a participação, além do Boletim Salesiano, do Padre João Carlos e a Associação Missionária Amanhecer, FM Dom Bosco de Fortaleza, Rádio Dom Bosco – FM Educativa UCDB, de Campo Grande, Inova FM de Lorena,Rádio Dom de São Paulo, Museu do Índio de Manaus, Museu da Obra Salesiana e Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa. A coordenação foi da Rede Salesiana Brasil de Comunicação – RSB-Comunicação.

“A importância deste primeiro encontro é fortalecer a comunicação salesiana no Brasil, tornando as instituições salesianas de comunicação mais conhecidas entre si, de modo que um saiba sobre o trabalho que o outro realiza e, assim, possamos trocar experiências”, explica a diretora executiva da RSB-Comunicação, irmã Márcia Koffermann. “Essa riqueza grande que existe entre as instituições não pode ficar fechada ou escondida, é preciso fazer com que esse trabalho seja mais reconhecido, mais valorizado e tenha uma repercussão maior em nível nacional”, ressalta ela.

Irmã Márcia destaca que todas as instituições participantes, e outras que não puderam estar presentes neste primeiro encontro, fazem parte da RSB-Comunicação na medida em que, em frentes de trabalho diferentes, todas contribuem para a missão educativa e evangelizadora da Rede Salesiana Brasil.

Para o padre João Carlos, delegado de Comunicação da Inspetoria Salesiana do Nordeste, o 1º Encontro de Instituições Salesianas de Comunicação foi um passo a mais importante na construção da Rede. “Estamos há uns quatro anos trabalhando, a RSB Comunicação já é uma realidade. Mas, desta vez, estamos juntando as iniciativas de comunicação social como rádios, museus, editora; muitas iniciativas. O ganho do encontro será a gente se reconhecer como força salesiana e poder contribuir mais ainda para o projeto salesiano no Brasil”. Padre João Carlos falou no encontro sobre sua trajetória de comunicador e artista, sempre a serviço da missão salesiana, e representou também a Associação Missionária Amanhecer – AMA.

Troca de experiências

“Aqui pude perceber o tanto de conteúdo que a gente aprende em um encontro como este! Tem essa possibilidade de ganhar mais conhecimento e, também, colocar à disposição dos outros o pouco conhecimento que a gente tem. Só tenho o agradecimento por esta oportunidade”, considera Evandro Luiz Fialho, diretor da rádio Inova FM, que pertence à Fundação Olga de Sá, em Lorena, SP.

Netto Santos, assessor de comunicação do Museu do Índio e do Colégio Santa Terezinha, em Manaus, AM, também ressalta a possibilidade de compartilhar conhecimentos e experiências como um dos pontos principais do encontro: “Achei muito importante porque a gente consegue ter ideias através dos projetos que os outros realizam. O que mais me chamou a atenção foram os momentos que cada um teve para falar. É isso que os encontros precisam, que as pessoas possam ir para a frente e contar o trabalho que realizam, e é essencial que no próximo encontro outras instituições participem!”.

A força da união

Jamil César, da FM Dom Bosco de Fortaleza – a terceira emissora mais ouvida da capital cearense – considera que o evento foi uma oportunidade de fortalecer a comunicação salesiana no Brasil. “Quando estamos distantes uns dos outros, a gente se sente mais fraco, e esse evento, esse encontro, está mostrando que nós temos uma força de comunicação muito grande no Brasil! Não só por conta do público que a gente atinge, mas da nossa união entre diferentes meios de comunicação, que nos torna mais convictos do que estamos fazendo”.

Para Marcos Lima, coordenador do Museu da Obra Salesiana, localizado em São Paulo, SP, o encontro teve um papel importante também para indicar “ações conjuntas e desenvolver normativas para fazermos um trabalho mais coeso, sempre pensando nesse sentido de divulgar mais a Obra Salesiana. A gente tem aqui uma equipe bastante forte, em áreas bem diversificadas, mas que juntas têm um potencial muito grande”, completa.

Os participantes do 1º Encontro das Instituições Salesianas de Comunicação definiram algumas ações conjuntas a serem realizadas no decorrer do ano, no sentido de fortalecer a RSB-Comunicação. E já estão preparando o 2º Encontro, previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de abril, em São Paulo.

Fonte: http://www.boletimsalesiano.org.br/index.php/noticias-bs/item/9861-instituicoes-salesianas-de-comunicacao-realizam-1-encontro-nacional

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: