Programa Decolar de São José dos Campos realiza palestra sobre “O aluno dotado na escola: como desenvolver potencial e talento”

Por: Mateus Jofre Santos – estudante do Curso de Letras

Foto: Da esquerda para a direita: Helenildo Teixeira, Maria Silvestre, Marco Aurélio e Edilene Cleto

Na última sexta-feira (03), os cursos de Letras e Pedagogia receberam a coordenadora pedagógica Marcia Silvestre e a orientadora pedagógica Edilene Cleto, do Programa Decolar CEDET, da cidade de São José dos Campos. A palestra “O aluno dotado na escola: como desenvolver potencial e talento”, organizada pelo Prof. Me. Marco Aurélio Tupinambá, teve como objetivo apresentar o projeto para os estudantes do UNIFATEA e transformar os olhares dos nossos futuros professores sobre os alunos das escolas públicas.

O Programa Decolar é realizado pela prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria da Educação e Cidadania, e tem como objetivo desenvolver os potenciais e talentos dos alunos considerados dotados identificados nas escolas públicas da cidade. Para que essa identificação ocorra, os alunos são analisados pelos professores do 2° até o 5° ano do Ensino Fundamental I. As atividades do Programa com os alunos identificados se iniciam a partir do 6° ano, do Ensino Fundamental II, com os chamados Professores Facilitadores, voluntários que se dispõem a ajudar os alunos com os seus desenvolvimentos.

As atividades realizadas por esse programa estão presentes no currículo dos cursos Letras e Pedagogia e são analisadas pelos alunos na unidade curricular Educação Inclusiva e Diversidade, que não somente estudam a inclusão dos PCDs (Pessoas com Deficiência), mas também alunos superdotados e como se desenvolvem na escola.

A palestra também contou com a presença de Helenildo Teixeira, pai de um dos alunos participantes do programa, que relatou a experiência de ter um filho superdotado.

Fonte: Site da prefeitura de São José dos Campos e podem ser analisadas abaixo:

Obs 2: O site apresenta que os alunos são analisados a partir do 3° ano do Ensino Fundamental I, porém, esses dados, assim como a matéria, são do ano passado. Atualmente, houve o acréscimo da análise também no 2° ano.

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!