Menu fechado

Programa Decolar de São José dos Campos realiza palestra sobre “O aluno dotado na escola: como desenvolver potencial e talento”

Por: Mateus Jofre Santos – estudante do Curso de Letras

Foto: Da esquerda para a direita: Helenildo Teixeira, Maria Silvestre, Marco Aurélio e Edilene Cleto

Na última sexta-feira (03), os cursos de Letras e Pedagogia receberam a coordenadora pedagógica Marcia Silvestre e a orientadora pedagógica Edilene Cleto, do Programa Decolar CEDET, da cidade de São José dos Campos. A palestra “O aluno dotado na escola: como desenvolver potencial e talento”, organizada pelo Prof. Me. Marco Aurélio Tupinambá, teve como objetivo apresentar o projeto para os estudantes do UNIFATEA e transformar os olhares dos nossos futuros professores sobre os alunos das escolas públicas.

O Programa Decolar é realizado pela prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria da Educação e Cidadania, e tem como objetivo desenvolver os potenciais e talentos dos alunos considerados dotados identificados nas escolas públicas da cidade. Para que essa identificação ocorra, os alunos são analisados pelos professores do 2° até o 5° ano do Ensino Fundamental I. As atividades do Programa com os alunos identificados se iniciam a partir do 6° ano, do Ensino Fundamental II, com os chamados Professores Facilitadores, voluntários que se dispõem a ajudar os alunos com os seus desenvolvimentos.

As atividades realizadas por esse programa estão presentes no currículo dos cursos Letras e Pedagogia e são analisadas pelos alunos na unidade curricular Educação Inclusiva e Diversidade, que não somente estudam a inclusão dos PCDs (Pessoas com Deficiência), mas também alunos superdotados e como se desenvolvem na escola.

A palestra também contou com a presença de Helenildo Teixeira, pai de um dos alunos participantes do programa, que relatou a experiência de ter um filho superdotado.

Fonte: Site da prefeitura de São José dos Campos e podem ser analisadas abaixo:

Obs 2: O site apresenta que os alunos são analisados a partir do 3° ano do Ensino Fundamental I, porém, esses dados, assim como a matéria, são do ano passado. Atualmente, houve o acréscimo da análise também no 2° ano.

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: