Menu fechado

Planejamento e Cultura Digital são temas do II EncPolo SP

Texto: Anderson Bueno e Andréa Pereira – Foto: Kaloã Habermann (Kalu) e Anderson Bueno

Entre os dias 3 a 5 de junho, comunicadores das Inspetorias Santa Catarina de Sena, das Filhas de Maria Auxiliadora e Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, participaram do II Encontro de Comunicação Social do Polo São Paulo da Rede Salesiana Brasil, o EncPolo. O evento foi realizado no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã-SP, situado em meio à Serra da Cantareira e pertencente às Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.

A abertura foi realizada pelo delegado inspetorial para a Comunicação Social dos SDB, Anderson Bueno, que fez memória do encontro anterior e ressaltou a importância do evento. Na sequência foi realizada uma dinâmica para a integração do grupo, orientada pela assessora de comunicação das FMA Andréa Pereira.

A coordenadora de Comunicação das FMA, Ir. Maria de Lourdes Becker, conduziu a oração inicial, apresentando o vídeo do Papa Francisco com a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 1º de junho, que teve como tema “’Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

Assessorado por Guilherme Tell Barbosa, da Rede Salesiana Brasil de Comunicação, o EncPolo teve dois eixos de estudos: Planejamento e Gestão de Marketing e Cultura Digital. Ele iniciou os trabalhos apresentando as etapas de maturidade de uma empresa e as diferenciações entre projetos e processos. No âmbito mais específico de planejamento, apresentou o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), utilizado para planejamento, controle e melhoria contínua de processos, juntamente com algumas ferramentas de apoio, como a Análise 360º, Análise SWOT, as “cinco forças de Porter”, o plano de ação 5W2H e planejamento de mídias.

Segundo Guilherme, essas metodologias e ferramentas de marketing, aliadas ao trabalho de comunicação, se potencializam ao serem trabalhadas com uma boa proposta de valor da organização, ou seja, os benefícios e diferenciais que o cliente ou o usuário terá ao utilizar seus produtos e serviços. No caso da educação salesiana, seja ela por meio das escolas, do ensino superior ou das obras sociais, esse conceito está atrelado não diretamente com a qualidade do ensino típico salesiano, mas ao ambiente positivo proporcionado aos alunos, educandos e demais usuários.

O assessor da RSB-Comunicação também falou sobre a importância do marketing de experiência, afirmando que hoje os consumidores e os públicos em geral não buscam apenas produtos e serviços, mas as experiências que esses podem proporcionar e que podem ser compartilhadas.

Na área de comunicação digital, Guilherme falou de diversas estatísticas sobre mídias e apontou ferramentas de análise que as equipes salesianas de comunicação e marketing podem utilizar para analisar cenários, seus concorrentes e planejar melhor suas ações e a produção de conteúdo. Também apresentou os conceitos de persona, uma representação fictícia do público real que permite um melhor foco das ações de comunicação e marketing nas mídias digitais.

Complementando os conteúdos os comunicadores participaram de oficinas de planejamento e montagem de personas. Os trabalhos foram finalizados com a apresentação de alguns cases positivos e negativos das unidades para troca de experiências e com o sorteio de uma camisa do Magnus Futsal, cortesia do Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, do qual a equipe é parceira.

Fonte: http://www.salesianas.org.br

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: