Menu fechado

Nota de pesar pelo falecimento de Madre Antonia Colombo, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Em nome do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA – o reitor, Prof. Dr. Wellington de Oliveira, lamenta profundamente o falecimento de Madre Antonia Colombo, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (1996-2008), nesta segunda-feira (01/07/2019).

Papa Francisco em sua catequese nos ensina que “Nós não somos nem eternos nem efêmeros: somos homens e mulheres em caminho no tempo, tempo que começa e tempo que acaba. ”

O itinerário trilhado por Madre Antonia, em suas circulares, revela uma mulher que em seu caminho soube cultivar a sabedoria, a inteligência e, sobretudo, a consagração de um sim ao serviço do Instituto e uma fé na esperança de sua vocação para transformar com confiança o futuro.

“(…) que espaço dedicamos à construção de um pensamento que, à luz da Palavra de Deus, saiba verdadeiramente decodificar as carências profundas da humanidade, especialmente as do seu lado mais frágil e indefeso? O sistema preventivo vivido na escola de Maria exige que se interpretem as carências educativas do mundo de hoje, a partir dos últimos, para não excluir ninguém da promessa de vida plena e abundante que Jesus oferece; que sejamos presença amiga e encorajadora ao lado daqueles que não conseguem manter o passo; como uma mãe faz com os filhos mais fraquinhos. “ (Circular 893, 2008)

“Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” (1 Jo 4, 16). Esta frase escrita por João, em sua Primeira Carta; exprime, com singular clareza, o centro da vida de Madre Antonia, pois, foi esse amor que a levou à consagração total de sua vida, que a fez empreender grandes projetos voltados ao desenvolvimento do Instituto FMA e revelar a profecia da educação salesiana.

“Manifestamos a alegria de ser FMA hoje, neste tempo favorável justamente porque cheio de desafios, percebemos com clareza que o Sistema Preventivo pode ser uma resposta educativa eficaz em qualquer contexto.” (Circular 895, 2008)
Nosso caminho está, a cada instante, nas mãos do Senhor, sobretudo no momento da morte. Por isso, confiantes na palavra de Romanos 6,4 de que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também viveremos uma vida nova.

Queremos acompanhar a madre, enquanto cumpre a sua passagem deste mundo para o Pai. Neste momento, nosso pensamento não pode deixar de ir para Mornese e espiritualmente voltados àquele lugar de peregrinação, confiamos à Maria Auxiliadora a nossa prece pela páscoa de Madre Antonia Colombo. Unidos em oração, rogamos ao Pai, Deus de amor, que receba esta filha entre seus eleitos, de tal maneira que ela possa continuar iluminando a nossa missão.

Com profunda gratidão, obrigado Madre Antonia! Que Deus a acolha agora na alegria da vida plena do Seu Reino.

Em Cristo, pela comunidade educativa

Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Reitor do UNIFATEA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: