Menu fechado

Reitor cumprimenta os alunos pela volta às aulas e comemora o aniversário do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Lorena, 05 de agosto de 2019.

À

Comunidade do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA

Chego até nossa Comunidade Educativa com alegria para cumprimentá-los pela volta às aulas e comemorar o aniversário do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, mantenedor de nosso Centro Universitário.

O nome de Filhas de Maria Auxiliadora define a identidade de nossas irmãs e nos convida a celebrar com elas um projeto de vida que orienta e dá sustentação à plena realização da missão educativa herdada de nossos Fundadores, em favor da juventude.

A formação cristã é um dos diferenciais da educação oferecida pelas muitas escolas e obras sociais do Instituto.  Não se trata apenas de um adjetivo a mais, mas de uma opção em educar de modo integral, o que pressupõe a preocupação com o transcendente, dentro do amplo diálogo entre a ciência, a cultura e a fé.

Vivemos com o Instituto os sinais e os desafios do tempo; cada jovem, cada pessoa da comunidade educativa está com as irmãs no caminho, buscando as ferramentas apropriadas para nos abrirmos ao futuro, sabendo que o futuro nasce do máximo cuidado que teremos com o presente. Por isto, esta data comemorativa revela-se: um momento de graça para revisitar nossa vida e missão; uma ocasião propícia para reafirmar nossa condição de filhos de Deus; enfim, um tempo forte para buscarmos juntos, com criatividade e com visão de futuro, os meios oportunos para que nossa vida e missão sigam sendo significativas no reavivamento do ideal de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Inspiradapor Dom Bosco, Madre Mazzarello exortou mulheres de vida simples, mas sábias, a criarem e recriarem com entusiasmo o propósito de viver e promover mais vida. Levadas a toda parte, inspiradas por Maria Auxiliadora, filhas e representantes da Solidariedade, Esperança e Fé, conduziram e conduzem jovens através de seus sonhos, fazendo-os chegar além do presente.

Assim penso que a melhor maneira de comemorarmos o aniversário do nosso Instituto é retornar às atividades de aula mantendo viva a chama do apreço e encontro com os diversos carismas e diversas formas de espiritualidade que favorecem a comunhão dos dons e o aprofundamento da missão de ser, tornar-se e revelar-se sinais credíveis do amor de Deus neste mundo.

 Não é hora de reter o carisma salesiano, com nossos interesses ou projetos egoístas e não geradores de mais vida. Mas, é hora de, sob o impulso do Espírito, anunciar a vida e a experiência particular de comunhão, pois cremos que Deus está a nos esperar nos jovens, na vida comunitária e no empenho por uma formação intelectual que dignifique a pessoa humana.

Permitam-me finalizar almejando que cada um de nós possa aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela instituição, produzindo e difundindo conhecimentos, libertando o ser humano pelo diálogo entre a ciência e a fé e promovendo a fraternidade e a solidariedade, mediante a prática do bem e consequente construção da paz.

Que o Espírito Santo possa fazer desta Universidade uma grande comunidade de estudiosos cristãos, que saibam celebrar cada dia, vitalmente, uma peculiar inteligência de colaboração e paz, pois enquanto o Espírito perseverar conosco, em nosso cotidiano, o Unifatea seguirá com vitalidade, ousadia e esperança no futuro.

Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Reitor do UNIFATEA

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: