Menu fechado

Programa universitário Pauta Geek celebra o seu 100° episódio e comemora a geração de empregos para os alunos do curso

O programa Pauta Geek, da TV UNIFATEA, completa hoje seu 100 ° episódio. Feito por alunos do Centro Universitário e apresentado pelo coordenador do curso de Comunicação Social, Prof. Me. Miguel Júnior, tem como diferencial a abordagem criativa e descontraída de temas sobre um universo voltado para lançamentos de filmes, séries e também para o cotidiano do entretenimento.

A idealização e criação do Pauta Geek, aconteceu na percepção que a equipe da TV universitária teve em relação aos interesses do Miguel sobre o mundo geek, mais especificamente aos filmes sobre super-heróis e, por lidar com um público com idade de 18 a 25 anos, que são consumidores desse tipo de conteúdo. Com um principal intuito de transmitir algumas curiosidades desse universo, o publicitário Luiz Fernando Tavares, aluno de Miguel na época, foi convidado para apresentar o programa junto ao professor.

“Eu e o Miguel sempre conversamos sobre filmes, HQs, cultura pop em geral desde o primeiro ano da faculdade. Em uma dessas conversas surgiu a ideia do programa, levamos um tempo até colocar tudo em prática e gravar um piloto, mas dá pra dizer que o Pauta Geek nasceu ali”, comenta Tavares sobre o programa que teve a sua participação até a segunda temporada.

O egresso ainda comenta a contribuição que obteve para a sua profissão, por conta do processo criativo na rotina diária do trabalho e a possibilidade de contribuir e produzir para um trabalho autoral. “Tivemos um episódio que gravamos sobre dicas de HQs, foi bem divertido de fazer, pois, nesse dia tivemos a visita de alunos de uma escola que ficava em Campos do Jordão, a experiência de gravar com plateia é bem diferente”, relembra o jovem.

O programa teve excelente recepção pelo público universitário e atingiu o intuito de Miguel, que era a participação dos alunos da universidade. “Muitos alunos querem participar, pois é uma porta de entrada para TV. Os alunos gostam de fazer pauta e também de produzir, portanto, temos muitos alunos acompanhando a produção”, diz o apresentador que mesmo com a sua imagem vinculada ao programa, como uma marca, porém, ressalta que a participação dos estudantes é o que faz o programa ser sucesso.

Produção e Equipe

A equipe do Pauta Geek é composta inteiramente por alunos do UNIFATEA, desde sua produção até a sua edição e postagem, com supervisão do diretor da TV UNIFATEA, Willian Brazil. 

A produção do programa é feita principalmente por Juana Tannús, que apresenta os assuntos geeks da semana ou a preferência dos convidados daquele episódio, se o tema é aprovado, é feita uma pesquisa profunda para a criação da pauta para gravação.  “Desde que entrei o professor Miguel sempre me incentivou a ser criativa com a pauta, mesmo que essa criatividade rendesse situações cômicas pra ele, ou pra equipe.”

Com essa abertura dada pelo apresentador, produzir o Pauta Geek ficou muito mais divertido para a equipe, que também é estimulada a usar a criatividade e a pró-atividade durante as gravações e também para a edição.

“Durante a primeira temporada do Pauta Geek, eu acabei me envolvendo indiretamente nos produtos criados, sempre falando de alguns pontos que poderiam ser melhorados, como o uso de duas câmeras, ajuste na coloração, diminuição no tempo de gravação, uso de cenário virtual, criação de temporadas e temáticas para cada uma delas. Bordas para as inserções de material, uso do teleprompter, creditar cada pessoa por suas funções em específico, criação de roteiros entre outros pontos”, explica o editor do programa, Lucas Hendrigo.

Lucas também conta sobre a comunicação da equipe, e em como os desafios impostos a todos, e a ele principalmente, conseguiu desenvolver o programa e levá-lo a uma qualidade superior ao da primeira temporada. “Uma das pessoas que me desafiou muito nas edições foi o próprio apresentador do programa, Miguel Júnior, que durante a primeira temporada ficava jogando apenas ideias no ar para alguém pegar e falar “deixa comigo, eu consigo” e assim, consegui me virar durante cinco temporadas com 100% de comprometimento e aprendendo técnicas que ainda não tinha visto”.

A evolução do programa trouxe também personagens que fazem parte de sua essência, como o Tião, que adora dar opiniões, falar dados sobre os assuntos, cortar assuntos pela metade e até mesmo interagir com os convidados com “patadas” naquele episódio, tornando uma parte vital do programa.

Ferramenta auxiliar para os alunos

Além de divertir, o Pauta Geek também pode ser visto como uma ferramenta que auxilia os alunos na criatividade, na produção e também na edição.

“Podemos colocar o Pauta Geek como ferramenta de Educomunicação, porque não fala só de curiosidades, ou de assuntos supérfluos. Trabalhamos também a educação, pois já falamos sobre mitologia grega, filosofia, ramos da Comunicação Social, processo de criação de personagens e filmes. O que é importante para causar reflexão”, comenta Miguel Júnior que conclui dizendo que é uma fábrica para polir alunos para o mercado, sendo que só nesse programa, a instituição gera 3 vagas de estágio.

Para o Diretor da TV UNIFATEA, Willian Brazil, o comprometimento dos envolvidos torna-se um pilar importante para o desenvolvimento acadêmico: “Tenho um carinho muito grande por esse programa por todos esses motivos e também porque a TV UNIFATEA cumpre o seu papel de TV Universitária, dando oportunidade para os estagiários e voluntários de explorarem a sua criatividade”.

Assim, como o legado que Maycon Machado, que está no último ano de Rádio e Tv, irá carregar para a sua vida: “o Pauta Geek desempenhamos funções diferentes, colocamos em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: