Menu fechado

UNIFATEA promove campanha “Novembro Azul” juntamente com setores da sociedade civil

Em novembro, o azul deixa de ser apenas uma cor para tornar-se símbolo de uma ação em favor da saúde do homem. Lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e promovida anualmente pela mesma instituição, a campanha “Novembro Azul” propagou-se e é hoje parte do calendário de diversos setores da sociedade civil.

Com um único objetivo, o de conscientizar, instituições, fundações e empresas promovem, de forma criativa, ações e mobilizações acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil. Estima-se que 68.220 novos casos da doença surgirão no país.

Durante todo o mês, são realizadas inúmeras atividades que alertam os homens para a necessidade de desenvolverem hábitos saudáveis e realizarem exames necessários. O Centro Educacional SESI, localizado na cidade de Cruzeiro (SP), é uma das instituições que apoia anualmente a campanha. Com conteúdos nas redes sociais e atividades nas dependências do centro educacional, professores e equipe técnica realizam palestras, aulas tematizadas e ações de desenvolvimento do tema.

“Nossa obrigação é sempre educacional e de informação. Com atividades pontuais, conseguimos que as informações cheguem às famílias e aos alunos na fase da puberdade, que também é uma faixa etária que compreende o público-alvo. (…) Como instituição de ensino, podemos fazer mais que o esperado e, com as campanhas, muitas vezes, ajudamos na prevenção”, explica Roberta Borrego, diretora do Sesi de Cruzeiro, Jacareí, Taubaté e São José dos Campos.

Ao propagar questões de relevância social, a escola torna-se cada vez mais próxima das famílias, afirma Roberta. “Nossos educadores devem e podem fazer a diferença na vida dos alunos e das famílias com as campanhas de informação na área de saúde e nas outras também”.

Enfermeira, professora e coordenadora do curso de graduação de Enfermagem do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA) – localizado em Lorena (SP), Ana Beatriz Pinto da Silva Morita destaca que a responsabilidade social deve estar inserida no contexto de todas as empresas e instituições.

Por meio de palestras, rodas de conversas, depoimentos, cartazes, folders e divulgação de informações sobre o câncer de próstata, a enfermeira afirma que a universidade pretende aproveitar o momento oportuno para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Conscientizar nossos colaboradores, alunos e comunidade é uma oportunidade de transformá-los em multiplicadores e promover uma sociedade mais focada em sua saúde”, frisou.

O curso de enfermagem do UNIFATEA também realiza neste ano uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lorena. Durante o mês de novembro, os graduandos se revezam para a realização de palestras nas unidades de saúde da cidade.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFATEA, outro objetivo da instituição com a campanha “Novembro Azul”, é o de diminuir o preconceito envolvendo os procedimentos do exame. “Pensamos que a falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. É importante que a sociedade perceba a importância da saúde do homem como um todo”, sublinhou.

A Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, também aderiu à campanha “Novembro Azul” e promoverá, neste mês, um dia de conscientização no refeitório da instituição, com a entrega de flyers com informações sobre o câncer de próstata e itens na cor azul. Os colaboradores também são motivados a vestirem a cor azul para demonstrar a importância e o apoio à causa. Os homens vestidos de azul participarão de sorteio de brindes.

“Espera-se que, com a conscientização, os homens possam procurar ainda mais informações sobre o assunto e se interessem em realizar os exames preventivos”, comentou Cristiani Aparecida Figueiredo, profissional de Recursos Humanos da Fundação João Paulo II.

Unindo o cuidado com a saúde de homens e mulheres, o Contrato de Atendimento à Saúde (CAS), associado à Santa Casa de Lorena (SP), realizou pela primeira vez, no final do mês de outubro, uma ação de saúde na praça da cidade. “O enfoque foi dado tanto para o Outubro Rosa, como para o Novembro Azul, com a distribuição de flyers para toda a população participante, provendo a conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata”, explicou Alexandra Higashi, gerente comercial do CAS.

Além de orientar, os profissionais do CAS realizaram sorteios de brindes, testes de glicemia e aferiram pressão. “O que motivou a ação foi a nossa preocupação em aumentar a conscientização da população de uma forma mais intimista, onde a abordagem individual poderia atingir um público-alvo mais específico (acima de 50 anos). O assunto é delicado e ainda permeado de várias dúvidas”, esclareceu Alexandra.

Danusa Elias Marques de Oliveira, enfermeira auditora do CAS, afirmou: “As campanhas dentro de uma operadora de saúde são excelentes ferramentas para gerar maior informação, conscientização, e educação em saúde”.

Por Julia Beck, Canção Nova Notícias.https://noticias.cancaonova.com/brasil/instituicoes-promovem-acoes-de-conscientizacao-pela-saude-homem/

Vestibular UNIFATEA 2020 ▪ Prova dia 23/11 às 14h no UNIFATEA

Acesse e faça sua inscrição pelo link: https://unifatea.edu.br/vestibular/

#Vestibular #Vestibular2020 #VestibularUNIFATEA #InspirandoGerações #TransformandoGerações #MotivandoGerações

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: