Menu fechado

Aluno do UNIFATEA publica matéria sobre envelhecimento saudável no site da REDE

Esse é o terceiro texto da série intitulada “Jovens falando e escrevendo sobre nós”, com material escrito por alunos do 4º ano de Jornalismo do UNIFATEA, de Lorena (SP). O primeiro foi publicado no último dia 07.

Por: Fábio Nunes Vieira da Silva – 4º ano de Jornalismo – UNIFATEA

Supervisão: Daniel Leite Andrade

O Brasil envelhece, segundo indica o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Até 2060, a cada quatro brasileiros, um será idoso. Os índices mais recentes do órgão revelam que a população 60+ no país, em 2019, ultrapassava 29 milhões.

Se a atual expectativa de vida é de 72 anos para os homens e 79 para as mulheres, nos próximos 40 anos será de 77 e 84, respectivamente. O IBGE também estima que, a partir de 2039, haverá mais pessoas idosas do que crianças vivendo no Brasil.

As causas deverão ser a queda da taxa de fecundidade e expansão da expectativa de vida.

A nova realidade leva em discussão formas de pensar em saúde, com foco na promoção da qualidade de vida.Nesse contexto, a Rede de Conselhos da Pessoa Idosa do Vale do Paraíba e Litoral Norte (REDE), movimento que reúne 35 conselhos de cidades dessa região metropolitana, no estado de São Paulo, discute melhorias nos serviços públicos voltados a quem tem 60 anos ou mais.

A REDE possui em sua essência o Decálogo, uma espécie de “lista de conceitos e orientações” que exprimem as principais discussões e ações do grupo.

A longevidade é um dos itens e aborda, de acordo com a definição da REDE, a perspectiva de vida aliada a bons hábitos, a convivência prazerosa com outros grupos e viver bem um dia de cada vez.

A reportagem procurou uma especialista para ampliar o debate. Para Polyana Nunes, médica recém formada pela Universidade de Vila Velha (UVV), e que atualmente se dedica a estudar a qualidade de vida dos idosos, a longevidade é a busca pelo envelhecimento saudável. “Viver mais tempo, esse é o conceito. Mas para isso é preciso manter-se em movimento, a atividade física é essencial ao longo de toda a vida, para buscar resultados futuros. É extremamente importante realizar também exames periódicos, pois é através deles que podemos avaliar possível comorbidades”.

Polyana também ressalta a importância de uma alimentação saudável. “Muitas pessoas deixam para fazer algum tipo de dieta quando a doença aparece, isso está errado. Tudo é questão de equilíbrio. Precisamos pensar no futuro, e agir agora. Sabemos os riscos do consumo exagerado de açúcares, gorduras ruins e de sal, então por que não reduzí-los diariamente”.

A longevidade pode estar ainda associada às relações sociais. E foi o que constatamos ao conversar com Geralda Ribeiro, 93 anos, para quem o segredo está na família. “Mesmo hoje, sendo um pouco difícil estar com todos meus filhos, netos e bisnetos, e agora meu tataraneto, eles ainda são minha força aqui. Gosto de estar perto, me faz sentir bem”.

Com uma vida dedicada aos 15 filhos, ela garante que a longevidade está na fé em Deus. “Eu sou muito devota, sempre pedi a Deus para que me desse força. Crescemos na roça e foi Deus que me ajudou a criá-los. Hoje fico um pouco triste por não poder ir á missa mais vezes, mas assisto pela televisão o canal da minha mãezinha”, ressalta sobre a melhor parte do seu dia que é assistir aos programas da TV Aparecida, em casa, na cidade de Cruzeiro (SP).

Saiba mais sobre a Rede de Conselhos da Pessoa Idosa: http://www.rededeconselhos.com/

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora é EAD!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos