Menu fechado

G-FORCE 2020 INSPIRA ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA

Com o tema “Roda Livre”, o G-Force 2020 traz mais um desafio aos alunos do 5° período de Design do UNIFATEA.

O evento acontece em novembro e a data será divulgada futuramente devido a atual situação de pandemia.  

Produzido pelos alunos, o G-Force, é uma competição de carros totalmente produzidos pelos alunos.

O principal objetivo é integrar os estudos aplicados em sala de aula com as práticas de Design Ergonômicodisciplina ministrada pelo Prof. Dr. Me. Nelson Matias. 

Como professor e designer, Nelson acredita na importância desse trabalho prático na vida profissional do aluno de design, “Acredito que a importância dos alunos de Design participarem do projeto G-Force tem várias indicações. Primeiro, o ato projetual de conceber uma ideia do 0; também, a questão de se atender o ser humano de forma que contemple as suas necessidades dentro do veículo e, terceiro ponto, o trabalho em equipe. É muito importante trabalhar de maneira colaborativa! Quarto ponto, uma visão mais ampla da profissão, ou seja, o projeto que envolve áreas de design como: materiais, forma, estética, comunicação visual, entre muitas outras.”, conta o professor.  

O evento acontece em uma das rampas da instituição ou na rua lateral ao UNIFATEA, a meta é: o carrinho que atingir com maior velocidade e em perfeito estado o ponto de chegada leva o prêmio para a casa.  

O G-force ainda beneficia o aluno no quesito MOTIVAÇÃO. 

Este ano, o G-Force oferece o desafio de criar um veículo usando uma cadeira de rodas como parte do condutor, ou seja, além do desafio natural do evento e a necessidade de produzir o automóvel, o aluno deverá atender a um movimento social de acessibilidade e inclusão 

A aluna do curso, Mariana Siqueira, está na produção do evento e ressalta “O desafio desse ano teve um diferencial, pois nos levou a pensar nas pessoas que muitas vezes são “excluídas” desse tipo de atividade. A complexidade e a responsabilidade foram maiores, mas com certeza muito gratificante. […] Com certeza essa experiência me fez ter um olhar mais carinhoso e atento às limitações das pessoas e a buscar maneiras de superar essas limitações e perceber que o design pode oferecer a solução para diversos problemas”. 

É muito importante para eventos como este a integralização de outras áreas, o G-Force conta com a parceria dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNESP de Guaratinguetá 

A experiência fica ainda mais real quando os alunos dividem suas experiências da área de design e são retribuídos com os auxílios sobre engenharia.  

A assistência oferecida garante mais segurança e uma melhor performance para os carros que competirão, assim afirma o aluno de engenharia mecânica da UNESP, Gabriel Scalone, “Acredito que a convivência e diálogo entre os alunos das duas áreas seja bastante positiva, pois nos permite expandir nossos horizontes de atuação, ajudando outros colegas e ter contato com perspectivas diferentes para a solução de nossos problemas”.  

Por Mabi Cruz

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora é EAD!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: