Menu fechado

G-FORCE 2020 INSPIRA ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA

Com o tema “Roda Livre”, o G-Force 2020 traz mais um desafio aos alunos do 5° período de Design do UNIFATEA.

O evento acontece em novembro e a data será divulgada futuramente devido a atual situação de pandemia.  

Produzido pelos alunos, o G-Force, é uma competição de carros totalmente produzidos pelos alunos.

O principal objetivo é integrar os estudos aplicados em sala de aula com as práticas de Design Ergonômicodisciplina ministrada pelo Prof. Dr. Me. Nelson Matias. 

Como professor e designer, Nelson acredita na importância desse trabalho prático na vida profissional do aluno de design, “Acredito que a importância dos alunos de Design participarem do projeto G-Force tem várias indicações. Primeiro, o ato projetual de conceber uma ideia do 0; também, a questão de se atender o ser humano de forma que contemple as suas necessidades dentro do veículo e, terceiro ponto, o trabalho em equipe. É muito importante trabalhar de maneira colaborativa! Quarto ponto, uma visão mais ampla da profissão, ou seja, o projeto que envolve áreas de design como: materiais, forma, estética, comunicação visual, entre muitas outras.”, conta o professor.  

O evento acontece em uma das rampas da instituição ou na rua lateral ao UNIFATEA, a meta é: o carrinho que atingir com maior velocidade e em perfeito estado o ponto de chegada leva o prêmio para a casa.  

O G-force ainda beneficia o aluno no quesito MOTIVAÇÃO. 

Este ano, o G-Force oferece o desafio de criar um veículo usando uma cadeira de rodas como parte do condutor, ou seja, além do desafio natural do evento e a necessidade de produzir o automóvel, o aluno deverá atender a um movimento social de acessibilidade e inclusão 

A aluna do curso, Mariana Siqueira, está na produção do evento e ressalta “O desafio desse ano teve um diferencial, pois nos levou a pensar nas pessoas que muitas vezes são “excluídas” desse tipo de atividade. A complexidade e a responsabilidade foram maiores, mas com certeza muito gratificante. […] Com certeza essa experiência me fez ter um olhar mais carinhoso e atento às limitações das pessoas e a buscar maneiras de superar essas limitações e perceber que o design pode oferecer a solução para diversos problemas”. 

É muito importante para eventos como este a integralização de outras áreas, o G-Force conta com a parceria dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNESP de Guaratinguetá 

A experiência fica ainda mais real quando os alunos dividem suas experiências da área de design e são retribuídos com os auxílios sobre engenharia.  

A assistência oferecida garante mais segurança e uma melhor performance para os carros que competirão, assim afirma o aluno de engenharia mecânica da UNESP, Gabriel Scalone, “Acredito que a convivência e diálogo entre os alunos das duas áreas seja bastante positiva, pois nos permite expandir nossos horizontes de atuação, ajudando outros colegas e ter contato com perspectivas diferentes para a solução de nossos problemas”.  

Por Mabi Cruz

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora é EAD!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: