Menu fechado

Família Salesiana celebra aniversário de nascimento de Dom Bosco

Fé, criatividade e devoção marcam as comemorações no Brasil pelo 205° aniversário de nascimento de Dom Bosco.

O mês de agosto é marcado por diversas celebrações para lembrar o nascimento de Dom Bosco. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais comemorações presenciais para homenagear o Pai e Mestre da Juventude serão substituídas por celebrações virtuais, lives e carreatas. Confira:

Os Salesianos da Bahia realizarão uma carreata para homenagear Dom Bosco, no dia 16. A carreata vai sair do Colégio Dom Bosco, na Avenida Paralela, às 8h30, e percorrerá as ruas da capital baiana até o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, no Colégio Salesiano do Salvador, no bairro de Nazaré.

A carreata, que promete reunir pais, alunos e colaboradores, além de paróquias da cidade, ainda terá uma ação social com a arrecadação de alimentos, que posteriormente serão doados para instituições assistidas pelos Salesianos na Bahia.

“A carreata com Dom Bosco será uma oportunidade para celebrarmos juntos (famílias e educadores) a vida do Pai e Mestre da juventude, os frutos da presença salesiana em Salvador, além de contemplar uma homenagem a todos os pais”, afirma o padre Eudes Barreto, diretor dos Salesianos Bahia. Clique aqui e veja a programação da carreata.

Em Campo Grande, as três comunidades religiosas que trazem São João Bosco como padroeiro: a Paróquia Universitária São João Bosco, na Universidade Católica Dom Bosco, a Paróquia São João Bosco, da Vila Célia, e a capela do Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, também vão homenagear Dom Bosco com uma carreata.

O evento está programado para começar com a concentração dos fiéis às 16h, cada um dentro do próprio veículo. A programação prevê uma carreata partindo da Paróquia São João Bosco, passando pelo Colégio Dom Bosco com encerramento no campus da Universidade Católica Dom Bosco, onde ocorrerá a missa, no estacionamento da universidade.

Toda a cerimônia será transmitida pela FM UCDB, para que todos acompanhem a celebração sem sair do carro.

 

Mês dedicado a Dom Bosco

 

A Pastoral Universitária do UniSALESIANO programou diversas ações religiosas voltadas aos acadêmicos, colaboradores e à comunidade em geral, para celebrar o nascimento de Dom Bosco e o mês das vocações.

A primeira iniciativa foi uma visita da imagem de Dom Bosco, iniciada no dia 3 de agosto, no Departamento de Recursos Humanos. A imagem de Dom Bosco, que percorrerá todos os setores da instituição até o dia 31 de agosto, fica acompanhada de uma urna, onde são depositados os pedidos feitos pelos colaboradores.

No dia 7 de agosto, também teve início a Novena de Dom Bosco, aberta para todos que quisessem participar por meio das redes sociais da Pastoral Universitária: Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para finalizar a programação, a Pastoral Universitária presenteará cada colaborador com a imagem de uma “capela” contendo dados biográficos de Dom Bosco, acompanhada de medalha abençoada.

“A família do UniSALESIANO celebra, com alegria e gratidão, este mês dedicado também a Dom Bosco e pede a sua intercessão por todos os membros do UniSALESIANO, sobretudo, para que termine esta pandemia que nos torna mais distantes, embora sempre unidos com a inteligência e o coração”, afirma o reitor do UniSALESIANO, padre Luigi Favero.

 

Agosto virtual com Dom Bosco

 

A Rede Salesiana Brasil (RSB) está promovendo em parceria com a Articulação da Juventude Salesiana (AJS), um tríduo para celebrar o mês do nascimento de Dom Bosco. O evento segue até o dia 15 de agosto e pode ser acompanhado nas redes sociais oficiais da RSB: @redesalesiana e @redesalesianabrasil, sempre às 20h (horário de Brasília).

Com o tema “Dom Bosco é Missionário de Coração”, a Juventude Missionária Salesiana de Manaus, AM, realizará uma grande live, no dia 15 de agosto. A festa será marcada por muita música e poderá ser acompanhada a partir das 19 horas na fan page da Juventude Missionária.

Neste ano, a tradicional Romaria da Família Salesiana de São Paulo a cidade de Aparecida cederá espaço a uma celebração virtual, que reunirá as comunidades salesianas de São Paulo em oração, mas cada um de sua casa. A missa será realizada no dia 15 de agosto, às 12h, e poderá ser acompanhada pela TV Aparecida.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) está realizando uma série de transmissões ao vivo para homenagear Dom Bosco, com a participação de historiadores. A programação, agendada para todas as quintas-feiras deste mês, faz parte da série Agosto de Dom Bosco, que, direcionada ao turismo religioso, foi inaugurada no dia 4 de agosto, com uma missa virtual celebrada na Ermida Dom Bosco e transmitida em tempo real pelo Instagram da secretaria.

 

Com informações: Mário Preto, Missão Salesiano de Mato Grosso, Monique Bueno, Agência Brasília, ISSP, RSB-Brasil

Fonte: https://boletimsalesiano.org.br/materias/acao-social/item/11348-familia-salesiana-celebra-205-aniversario-de-nascimento-de-dom-bosco.html

 

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora também é EAD!

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: