Menu fechado

Família Salesiana celebra aniversário de nascimento de Dom Bosco

Fé, criatividade e devoção marcam as comemorações no Brasil pelo 205° aniversário de nascimento de Dom Bosco.

O mês de agosto é marcado por diversas celebrações para lembrar o nascimento de Dom Bosco. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais comemorações presenciais para homenagear o Pai e Mestre da Juventude serão substituídas por celebrações virtuais, lives e carreatas. Confira:

Os Salesianos da Bahia realizarão uma carreata para homenagear Dom Bosco, no dia 16. A carreata vai sair do Colégio Dom Bosco, na Avenida Paralela, às 8h30, e percorrerá as ruas da capital baiana até o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, no Colégio Salesiano do Salvador, no bairro de Nazaré.

A carreata, que promete reunir pais, alunos e colaboradores, além de paróquias da cidade, ainda terá uma ação social com a arrecadação de alimentos, que posteriormente serão doados para instituições assistidas pelos Salesianos na Bahia.

“A carreata com Dom Bosco será uma oportunidade para celebrarmos juntos (famílias e educadores) a vida do Pai e Mestre da juventude, os frutos da presença salesiana em Salvador, além de contemplar uma homenagem a todos os pais”, afirma o padre Eudes Barreto, diretor dos Salesianos Bahia. Clique aqui e veja a programação da carreata.

Em Campo Grande, as três comunidades religiosas que trazem São João Bosco como padroeiro: a Paróquia Universitária São João Bosco, na Universidade Católica Dom Bosco, a Paróquia São João Bosco, da Vila Célia, e a capela do Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, também vão homenagear Dom Bosco com uma carreata.

O evento está programado para começar com a concentração dos fiéis às 16h, cada um dentro do próprio veículo. A programação prevê uma carreata partindo da Paróquia São João Bosco, passando pelo Colégio Dom Bosco com encerramento no campus da Universidade Católica Dom Bosco, onde ocorrerá a missa, no estacionamento da universidade.

Toda a cerimônia será transmitida pela FM UCDB, para que todos acompanhem a celebração sem sair do carro.

 

Mês dedicado a Dom Bosco

 

A Pastoral Universitária do UniSALESIANO programou diversas ações religiosas voltadas aos acadêmicos, colaboradores e à comunidade em geral, para celebrar o nascimento de Dom Bosco e o mês das vocações.

A primeira iniciativa foi uma visita da imagem de Dom Bosco, iniciada no dia 3 de agosto, no Departamento de Recursos Humanos. A imagem de Dom Bosco, que percorrerá todos os setores da instituição até o dia 31 de agosto, fica acompanhada de uma urna, onde são depositados os pedidos feitos pelos colaboradores.

No dia 7 de agosto, também teve início a Novena de Dom Bosco, aberta para todos que quisessem participar por meio das redes sociais da Pastoral Universitária: Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para finalizar a programação, a Pastoral Universitária presenteará cada colaborador com a imagem de uma “capela” contendo dados biográficos de Dom Bosco, acompanhada de medalha abençoada.

“A família do UniSALESIANO celebra, com alegria e gratidão, este mês dedicado também a Dom Bosco e pede a sua intercessão por todos os membros do UniSALESIANO, sobretudo, para que termine esta pandemia que nos torna mais distantes, embora sempre unidos com a inteligência e o coração”, afirma o reitor do UniSALESIANO, padre Luigi Favero.

 

Agosto virtual com Dom Bosco

 

A Rede Salesiana Brasil (RSB) está promovendo em parceria com a Articulação da Juventude Salesiana (AJS), um tríduo para celebrar o mês do nascimento de Dom Bosco. O evento segue até o dia 15 de agosto e pode ser acompanhado nas redes sociais oficiais da RSB: @redesalesiana e @redesalesianabrasil, sempre às 20h (horário de Brasília).

Com o tema “Dom Bosco é Missionário de Coração”, a Juventude Missionária Salesiana de Manaus, AM, realizará uma grande live, no dia 15 de agosto. A festa será marcada por muita música e poderá ser acompanhada a partir das 19 horas na fan page da Juventude Missionária.

Neste ano, a tradicional Romaria da Família Salesiana de São Paulo a cidade de Aparecida cederá espaço a uma celebração virtual, que reunirá as comunidades salesianas de São Paulo em oração, mas cada um de sua casa. A missa será realizada no dia 15 de agosto, às 12h, e poderá ser acompanhada pela TV Aparecida.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) está realizando uma série de transmissões ao vivo para homenagear Dom Bosco, com a participação de historiadores. A programação, agendada para todas as quintas-feiras deste mês, faz parte da série Agosto de Dom Bosco, que, direcionada ao turismo religioso, foi inaugurada no dia 4 de agosto, com uma missa virtual celebrada na Ermida Dom Bosco e transmitida em tempo real pelo Instagram da secretaria.

 

Com informações: Mário Preto, Missão Salesiano de Mato Grosso, Monique Bueno, Agência Brasília, ISSP, RSB-Brasil

Fonte: https://boletimsalesiano.org.br/materias/acao-social/item/11348-familia-salesiana-celebra-205-aniversario-de-nascimento-de-dom-bosco.html

 

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora também é EAD!

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: