Menu fechado

Iniciativas educacionais promovidas pelos professores do UNIFATEA mantêm o aprendizado dos alunos em meio à pandemia

Desde março desse ano os alunos do UNIFATEA estão realizando suas aulas de graduação online. O primeiro semestre encerrou e com ele diversas mudanças tiveram que ser feitas pelos professores e alunos para se adequarem ao momento.

Em um bate papo com o aluno do segundo período do curso de Farmácia, Stanley Markley, o estudante afirmou que
o início do processo de transição das aulas presenciais para o ensino digital foi difícil, “É um momento extraordinário e todos fomos pegos de surpresa. Como aluno, tive um pouco de dificuldade em adequar minha própria rotina no começo das aulas online, mas com o tempo fui pegando o ritmo.”

Sobre as videoaulas e vídeo-chamadas, o aluno disse: “Os professores são muito compreensíveis com todos nós. Quando tive algum problema de conexão, expliquei para meus professores e eles prontamente me ajudaram. A plataforma da faculdade funciona cada vez melhor e os professores parecem ter dominado mais ainda esse modelo de ensino agora no segundo semestre”, relatou Stanley.

Ao conversar com o Professor e Coordenador dos cursos de Comunicação Social, Miguel Júnior, ele relatou a surpresa de todos com os acontecimentos da pandemia: “De fato foi da noite para o dia. Esse segundo semestre não tem nenhum tipo de atribulação, no sentido de que houve tempo para a adaptação, houve tempo para que os professores conseguissem entender os procedimentos, houve tempo de treinamento e o processo ocorreu naturalmente, diferente do primeiro semestre, que sofreu suas adaptações.” afirmou o Professor.

Ao ser perguntado sobre como a coordenação obtinha o feedback dos alunos e qual era a participação deles nesse novo modelo de ensino, Miguel contou que a Instituição mantém contato direto com os alunos: “Sempre temos reuniões com os representantes, ouvindo os apontamentos. Pedimos sempre para que os alunos entrem em contato com a coordenação também, para que a gente possa solucionar o problema, se houver, desde o início, e não deixar que ele se estenda.”

O Professor também afirma que não há perca no conteúdo passado nas aulas online: “Nas aulas remotas os professores estão presentes no horário de aula. O que a gente pode ver de diferente é o tipo de interação, a interação presencial é diferente da interação remota. Mas eu posso dizer com toda tranquilidade: a quantidade de conteúdo passado remotamente é muito maior, porque os alunos precisam acessar a plataforma e buscar
os conteúdos de suporte para análise.”

Por fim, o Professor e Coordenador contou um pouco sobre o suporte que a Instituição está dando para os professores que têm menos domínio de informática, “A coordenação fez, antes de tudo isso começar, diversas oficinas – sendo algumas delas, de maneira particular – e todos os professores têm, evidentemente por conta da profissão, o acesso à informática e aos conceitos básicos para que possa dar uma boa aula. O uso da plataforma já é de bastante tempo na nossa Instituição, e agora nós aperfeiçoamos. Inclusive com investimento muito grande
em plataforma online e também ferramentas para as aulas remotas.” disse Miguel.

Assim como diversas outras instituições de ensino, o UNIFATEA também teve que se adequar a esse período completamente digital. Como todos foram pegos de surpresa com essa pandemia, as mudanças foram de maneira gradativa, mas sempre muito ágeis.

Hoje, com todo o seu conteúdo e aulas em plataformas online, a Instituição se mostrou atenta às necessidades
dos estudantes e eficiente na solução de problemas de todo o seu corpo docente e alunos.

Com a ajuda do UNIFATEA os alunos puderam, desde o início do período de distanciamento social, manter o conteúdo programático em dia e aprender o que deveriam estar estudando presencialmente.

É um período difícil para todos, mas o aprendizado dos alunos se manteve, ainda, o principal propósito do Centro Universitário.

Por: Mateus Pinto Campos – Aluno do 4º semestre de Jornalismo do UNIFATEA.

Matéria escrita para o Projeto Humanize-se!

Imagem: https://unsplash.com/photos/npxXWgQ33ZQ

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora também é EAD!

Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: