Desde março desse ano os alunos do UNIFATEA estão realizando suas aulas de graduação online. O primeiro semestre encerrou e com ele diversas mudanças tiveram que ser feitas pelos professores e alunos para se adequarem ao momento.
Em um bate papo com o aluno do segundo período do curso de Farmácia, Stanley Markley, o estudante afirmou que
o início do processo de transição das aulas presenciais para o ensino digital foi difícil, “É um momento extraordinário e todos fomos pegos de surpresa. Como aluno, tive um pouco de dificuldade em adequar minha própria rotina no começo das aulas online, mas com o tempo fui pegando o ritmo.”
Sobre as videoaulas e vídeo-chamadas, o aluno disse: “Os professores são muito compreensíveis com todos nós. Quando tive algum problema de conexão, expliquei para meus professores e eles prontamente me ajudaram. A plataforma da faculdade funciona cada vez melhor e os professores parecem ter dominado mais ainda esse modelo de ensino agora no segundo semestre”, relatou Stanley.
Ao conversar com o Professor e Coordenador dos cursos de Comunicação Social, Miguel Júnior, ele relatou a surpresa de todos com os acontecimentos da pandemia: “De fato foi da noite para o dia. Esse segundo semestre não tem nenhum tipo de atribulação, no sentido de que houve tempo para a adaptação, houve tempo para que os professores conseguissem entender os procedimentos, houve tempo de treinamento e o processo ocorreu naturalmente, diferente do primeiro semestre, que sofreu suas adaptações.” afirmou o Professor.
Ao ser perguntado sobre como a coordenação obtinha o feedback dos alunos e qual era a participação deles nesse novo modelo de ensino, Miguel contou que a Instituição mantém contato direto com os alunos: “Sempre temos reuniões com os representantes, ouvindo os apontamentos. Pedimos sempre para que os alunos entrem em contato com a coordenação também, para que a gente possa solucionar o problema, se houver, desde o início, e não deixar que ele se estenda.”
O Professor também afirma que não há perca no conteúdo passado nas aulas online: “Nas aulas remotas os professores estão presentes no horário de aula. O que a gente pode ver de diferente é o tipo de interação, a interação presencial é diferente da interação remota. Mas eu posso dizer com toda tranquilidade: a quantidade de conteúdo passado remotamente é muito maior, porque os alunos precisam acessar a plataforma e buscar
os conteúdos de suporte para análise.”
Por fim, o Professor e Coordenador contou um pouco sobre o suporte que a Instituição está dando para os professores que têm menos domínio de informática, “A coordenação fez, antes de tudo isso começar, diversas oficinas – sendo algumas delas, de maneira particular – e todos os professores têm, evidentemente por conta da profissão, o acesso à informática e aos conceitos básicos para que possa dar uma boa aula. O uso da plataforma já é de bastante tempo na nossa Instituição, e agora nós aperfeiçoamos. Inclusive com investimento muito grande
em plataforma online e também ferramentas para as aulas remotas.” disse Miguel.
Assim como diversas outras instituições de ensino, o UNIFATEA também teve que se adequar a esse período completamente digital. Como todos foram pegos de surpresa com essa pandemia, as mudanças foram de maneira gradativa, mas sempre muito ágeis.
Hoje, com todo o seu conteúdo e aulas em plataformas online, a Instituição se mostrou atenta às necessidades
dos estudantes e eficiente na solução de problemas de todo o seu corpo docente e alunos.
Com a ajuda do UNIFATEA os alunos puderam, desde o início do período de distanciamento social, manter o conteúdo programático em dia e aprender o que deveriam estar estudando presencialmente.
É um período difícil para todos, mas o aprendizado dos alunos se manteve, ainda, o principal propósito do Centro Universitário.
Por: Mateus Pinto Campos – Aluno do 4º semestre de Jornalismo do UNIFATEA.
Matéria escrita para o Projeto Humanize-se!
Imagem: https://unsplash.com/photos/npxXWgQ33ZQ
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