Menu fechado

“A vida é um sopro” – Como está sua saúde mental?

Somos seres humanos e, por mais que nos esqueçamos a maior parte do tempo, somos frágeis. Como dizem por aí: “A vida é um sopro”. 

Não estamos sendo afetados pela 3ª Guerra Mundial nem por alienígenas que querem dominar a Terra. Estamos sendo atacados por um vírus que não conseguimos ao menos enxergar. 

A psicóloga Rosângela Cellet falou um pouco sobre isso: “o isolamento está mexendo ainda mais com nossas emoções e exemplo disso a saúde está enfrentando um grande impacto com essas mudanças repentinas”. 

Muitas vezes, as pessoas acreditam ser capazes de ultrapassar o limite do corpo e da mente e gerir as consequências de forma emocionalmente saudável ao mesmo tempo. Essa postura acaba colocando-as em circunstâncias nada agradáveis e perigosas para a saúde. 

O esgotamento também surge para nos alertar da necessidade de refletir sobre o estado atual de nossas vidas. Embora os sintomas sejam extremamente desagradáveis, ele pode ser um poderoso catalisador para mudarmos o nosso modo de vida. 

Para a psicóloga Rosângela Cellet a saúde mental está diretamente relacionada a maneira como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. 

Diariamente vivenciamos uma série de emoções que fazem parte da vida, mas a maneira como reagimos a estas emoções é o que determinará a qualidade da nossa saúde mental. 

No entanto, manter a saúde mental não é simples, principalmente nos dias de hoje, pois há inúmeros fatores que podem influenciar negativamente nossa saúde, como por exemplo: estresse, brigas, limitações, falta de dinheiro, doenças etc. 

Desta forma, é de extrema importância manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, respeitando nossos limites e procurando sempre um equilíbrio em tudo que fazemos. Mas infelizmente nem sempre é possível e algumas vezes nos vemos impotentes frente a situações e é neste momento que precisamos reconhecer a necessidade de um profissional da psicologia ou psiquiatria.

O auxilio de um profissional permitirá o autoconhecimento, busca do equilíbrio, da autonomia e bem estar”. 

terminamos essa matéria com um conselho de Rosângela: Priorize sua saúde mental! Cuide -se! 

 

 

 

 

 

Por Érica Moraes – formada em Letras pelo UNIFATEA 

Imagem capa: Olia Nayda on Unsplash

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora também é EAD!

Clique aqui e saiba mais!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: