Somos seres humanos e, por mais que nos esqueçamos a maior parte do tempo, somos frágeis. Como dizem por aí: “A vida é um sopro”.
Não estamos sendo afetados pela 3ª Guerra Mundial nem por alienígenas que querem dominar a Terra. Estamos sendo atacados por um vírus que não conseguimos ao menos enxergar.
A psicóloga Rosângela Cellet falou um pouco sobre isso: “o isolamento está mexendo ainda mais com nossas emoções e exemplo disso a saúde está enfrentando um grande impacto com essas mudanças repentinas”.
Muitas vezes, as pessoas acreditam ser capazes de ultrapassar o limite do corpo e da mente e gerir as consequências de forma emocionalmente saudável ao mesmo tempo. Essa postura acaba colocando-as em circunstâncias nada agradáveis e perigosas para a saúde.
O esgotamento também surge para nos alertar da necessidade de refletir sobre o estado atual de nossas vidas. Embora os sintomas sejam extremamente desagradáveis, ele pode ser um poderoso catalisador para mudarmos o nosso modo de vida.
Para a psicóloga Rosângela Cellet a saúde mental está diretamente relacionada a maneira como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
Diariamente vivenciamos uma série de emoções que fazem parte da vida, mas a maneira como reagimos a estas emoções é o que determinará a qualidade da nossa saúde mental.
No entanto, manter a saúde mental não é simples, principalmente nos dias de hoje, pois há inúmeros fatores que podem influenciar negativamente nossa saúde, como por exemplo: estresse, brigas, limitações, falta de dinheiro, doenças etc.
Desta forma, é de extrema importância manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, respeitando nossos limites e procurando sempre um equilíbrio em tudo que fazemos. Mas infelizmente nem sempre é possível e algumas vezes nos vemos impotentes frente a situações e é neste momento que precisamos reconhecer a necessidade de um profissional da psicologia ou psiquiatria.
O auxilio de um profissional permitirá o autoconhecimento, busca do equilíbrio, da autonomia e bem estar”.
E terminamos essa matéria com um conselho de Rosângela: Priorize sua saúde mental! Cuide -se!
Por Érica Moraes – formada em Letras pelo UNIFATEA
Imagem capa: Olia Nayda on Unsplash
UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora também é EAD!