Menu fechado

A importância da internet: A vida do ser humano na pandemia

2020 vêm sendo um ano extremamente caótico, onde as pessoas sequer sabem dizer com certeza onde vive a esperança ou mesmo o que se esperar do futuro. Mesmo assim, pode ser considerado um ano de adaptação e evolução.  

O mundo vivencia umas das maiores pandemias da história da humanidade, e em meio a todo esse cenário, é aonde a tecnologia vem se sobressaindo e a internet tornando-se cada vez mais, o meio mais influente em todas as áreas. 

Desde a popularização da internet no Brasil com os portais de informação IG e Globo.com nos anos 2000, o meio online vem crescendo cada vez mais e se desenvolvendo rumo à posição de meio de comunicação mais importante na vida da sociedade moderna. E com a chegada da pandemia de covid-19 neste ano, o país teve de se adaptar a novas maneiras de viver, como por exemplo, trabalho por Home Officecomo alternativa para que grandes empresas não necessitassem fechar as portas; meios de venda online sendo mais populares que os presenciais, devido ao lockdown gerado pelo fechamento das cidades e comércios de forma geral; o Ensino à Distância (EAD) se tornando a principal forma de estudo entre estudantes de todos os níveis de ensino; além de muitos outros pontos como meios de lazer e socialização online. Deste modo, vemos uma mudança geral em todos os modos de viver da sociedade para tentar contornar as adversidades geradas pelo isolamento social.  

Em busca de fatos e opiniões sobre o assunto, busquei entrevistados para comentar sobre a internet e a tecnologia em si. Têm-se para primeira análise, a entrevista com Aluísio Júnior, formado na área de TI e atuante como profissional na área de telecomunicações e TI na empresa Jatobox, de Cruzeiro-SP. Para Aluísio, a internet é um conceito técnico que se resume a “a rede mundial de computadores onde são feitas troca de informações entre usuários, corporações e governos”, porém quando o mesmo foi perguntado sobre a importância da internet na sociedade, optou por uma resposta mais condizente a realidade em que se vive trazendo a tona que a importância da internet baseia-se na globalização, pois é um meio que encurta distâncias entre pessoas, traz acesso a informações e acontecimentos em tempo real, e que por isso, torna-se um serviço de essencial e extrema relevância para sociedade. 

Já para Aline Simões, dona de casa e mãe de dois filhos, residente em Cruzeiro-SP, e atuante no mercado como autônoma na área de Micro Empreendedorismo Individual, a internet age como principal fonte de informação e socialização, mas que especificamente para ela, abre portas no mercado. “Trabalho com artesanatos, e o comércio online é uma nova porta de trabalhos, tanto para vender como para comprar. A pandemia me fez partir para o comércio online, e comprar matéria-prima pela internet é muito mais simples no que tange especificações do que procuro.” Pelo relato de Aline, é possível notar que uma das mudanças da sociedade, como citado anteriormente, foi nos comércios, e que de forma surpreendente, vem se sobressaindo com relação ao comércio tradicional e presencial. Quando observada de fora, a internet traz consigo benefícios indescritíveis a vida do ser humano.  

Sobre a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade, a opinião dos entrevistados convergiu. Antigamente toda informação era sempre focada a base de livros ou passada de pessoa para pessoa; nos dias de hoje, para o bem ou para o mal, a internet traz acesso à informação de forma muito simples e dinâmica, sendo assim pode-se concluir este tópico com a maravilhosa fala de Aluisio sobre a evolução provinda da tecnologia “Com tanta informação disponível, um número infinito de oportunidades apareceram para todos que desejam crescer. 

Pensando no contexto do isolamento social, a pandemia trouxe para o ser humano, a internet mais desenvolvida com o titulo de principal meio de comunicação para todas as áreas. Afinal, não é de hoje que o meio cresce de maneira rápida, porém com a chegada do lockdowntivemos um desenvolvimento ainda mais rápido dos meiosPara Aline quando perguntada sobre o assunto, ter que se manter em casa pela maior parte do tempo, gerou nas pessoas uma dependência total e quase que exclusiva da internet, o que é um ponto de vista compreensível para o momento em que vivemos. Já para Aluísio, “Com o isolamento social durante a pandemia, a internet possibilitou adiantar para agora o que ia acontecer em um futuro próximo.” Tendo como visão ambos os lados, o primeiro questionamento que se deve fazer é sobre quanto tempo levaria normalmente para que o ser humano pudesse naturalmente, se adaptar a tecnologia com relação à forma que a tecnologia se adapta ao tempo que o mundo vive. Sabe-se que a evolução da tecnologia junto ao homem é constante, mas até que ponto isso é beneficio e até que ponto é malefício? 

Por último, Aline e Aluísio também foram questionados sobre os benefícios e malefícios da evolução tecnológica. Ambos tiveram opiniões parecidas tanto sobre a tecnologia na atualidade, quanto sobre seu futuro. Dentre os tópicos apresentados, os principais citados foram os que tangem a evolução do ser humano como o caso da adaptação natural e ao trabalho, que nos dias de hoje é quase uma lei, aquele que não se adaptar aos novos meios, ficará de fora, sendo isso tanto um bem, quanto um mal. 

Por fim, estes são os “reports” das entrevistas feitas por mim acerca do tema “A importância da internet em tempos de pandemia”, e com os relatos dados por Aluísio e Aline é possível concluir que a internet em dado momento da humanidade, foi menos relevante do que é hoje. Porém, justamente por ter começado devagar, é o que meio veio a se tornar tão popular e tão importante, já que foi adaptando ao mundo em que se vive em 2020, tornando-se de fato o mais importante meio de comunicação da sociedade mundial. 

Imagens: https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/09/super_imginternet-futuro.png 

Por Halysson Simões Guimarães – 4º período de Jornalismo

Matéria escrita para o Projeto Humanize-se! (Unidade Curricular: Laboratório de Jornalismo Impresso e Digital)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.