Aluno do curso de Biologia ganha 1°lugar no concurso de Paleoarte do Simpósio Virtual de Paleontologia de Vertebrados

Danilo Paiva Castro, aluno do 6° período do curso de Biologia, conquistou o 1°Lugar no concurso de Paleoarte do Simpósio Virtual de Paleontologia de Vertebrados, intitulado Prêmio Rodolfo Nogueira de Paleoarte, paleoartista brasileiro.

Foram aceitas somente artes relacionadas a Paleontologia do Quaternário e o concurso foi dividido em três categorias: infantil, iniciante e profissional.

Informado sobre o evento pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Ricardo Mendonça Neves dos Santos, Danilo relata que fez sua arte sem muita pretensão de ganhar o concurso, “o estímulo maior veio do professor Ricardo e da minha família, que me apoiam muito”, conta o aluno.

“Fiquei muito feliz, não esperava o primeiro lugar! O prêmio (mesa digitalizadora) veio a calhar, uma vez que agora posso praticar arte digital, o que está gerando planos de outras ilustrações para trabalhos científicos em parceria com o professor Ricardo, explica Danilo.

Danilo conta que aprendeu a desenhar, pintar e esculpir sozinho, sempre amou arte ligada aos estudos. “Eu estudava por livros de anatomia humana e animal, além de estudar a técnica dos antigos mestres, a arte, assim como qualquer ofício, é fruto do estudo e empenho. Atualmente ensino minha técnica em aulas particulares.”

Sobre sua arte vencedora, Danilo explica: “Esse trabalho retrata uma preguiça-gigante, um animal do período quaternário, ela está segurando um galho cacaueiro, que acredita-se ter sido parte da sua dieta. Foi feita com lápis de cor em papel tamanho A4. A maior parte do meu trabalho artístico é feita com lápis de cor, um material simples mas que possibilita riqueza de detalhes.”

“Escolhi o UNIFATEA pela tradição e renome na região, mas mais do que eu esperava, pude conhecer no campus, pessoas fantásticas que puderam contribuir muito para minha formação.”

Finaliza o futuro Biólogo

Mais informações sobre o evento: https://www.svpq.com.br/

Mais trabalhos do Danilo no Instagram: @danilocastroarte

Saiba mais sobre o curso de Biologia: https://unifatea.edu.br/licenciatura/biologia/