Menu fechado

Como se preparar para o início do semestre

1. Comece uma nova rotina de atividades antes das aulas começarem

Se você está de férias é importante começar a acostumar seu organismo à nova rotina que vai chegar.

Mesmo para aqueles estudantes que só tiraram férias da faculdade, mas continuaram trabalhando, o ritmo de estudos pode mudar completamente sua rotina – e por isso é importante estar pronto.

Volte a regularizar o seu horário de dormir, separe os períodos de estudo e diminua o ritmo de outras atividades.

2. Saiba mais sobre seu futuro curso

Os calouros têm uma atividade extra quando o assunto é se preparar para o semestre de aulas que chega.

Para controlar a ansiedade e também para não chegar completamente perdido no primeiro dia de aula, é interessante fazer uma pequena pesquisa sobre o curso em que você se matriculou, quais são as prováveis disciplinas que você vai cursar. Converse com o coordenador do curso ou com colegas que já fizeram!

3. Esquematize seu calendário

A chegada de um novo semestre letivo pode mudar também completamente seus horários e o calendário de atividades.

O motivo? Você pode ter que acrescentar várias novas atividades ao planejamento que não faziam parte da sua rotina no semestre anterior. Aulas extras, trabalhos para serem entregues, leitura de artigos e livros e muitas outras atividades que podem ser propostas pelos professores e por sua rotina de estudos.

Por isso, aproveite o início do semestre para se organizar e evitar surpresas na sua rotina que podem atrapalhar o seu dia a dia.

4. Trace metas para o semestre

O começo do semestre também é um ótimo momento para repensar determinados objetivos para aquele ano que se inicia.

Você sabe quais são suas metas para os próximos meses? Alcançar uma determinada nota, estudar uma disciplina por dia, escrever um artigo científico?

Colocar no papel as suas metas semestrais pode lhe ajudar a encontrar um caminho mais fácil e eficiente para alcançá-las, afinal, você estará mais motivado ao ter elas sempre na sua frente.

5. Leia livros diferentes da sua rotina de estudos

É claro que qualquer estudante universitário deve estar pronto para ler livros que vão fazer parte de sua rotina de estudos diárias. Mas você já parou para pensar que pode aproveitar para colocar outro tipo de leitura em dia no seu tempo livre?

Não importa se você gosta de livros de ação, romance ou bibliografia. Aproveite o início do semestre para colocar também no seu planejamento uma meta de livros pessoais para ler.

Essa atividade vai ajudar você a se manter criativo, com melhor visão crítica e também melhorar seu vocabulário e interpretação de texto – todas características extremamente importantes para um estudante universitário.

6. Não se acanhe, pergunte

Na modalidade on-line, um problema bastante recorrente é o aluno se envergonhar de eventualmente procurar o professor para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo lecionado. Por isso, não se sinta mal e abuse do contato pelos canais oferecidos, como e-mails ou chats, para tirar todas as dúvidas e aproveitar ao máximo tudo que for ensinado nas vídeo-aulas.

7. Organize-se

O início do semestre também é um ótimo momento para organizar o material escolar que você vai precisar para os próximos meses. Para quem já é veterano no curso, essa é a hora de reaproveitar cadernos, lápis e canetas que não foram usados no semestre anterior, assim como liberar espaço no seu computador para novos arquivos que poderão ser salvos no HD.

Para o calouro, esse é o momento de pesquisar os livros que serão necessários para estudo e, é claro, organizar o computador para seus momentos de estudo.

8. Concentre-se

Apesar de poder assistir às aulas de qualquer lugar, os alunos devem sempre se concentrar. Por isso, a orientação é desligar todos os dispositivos eletrônicos e evitar as distrações – como a TV ligada ou as mensagens que não param de chegar no celular. Peça aos familiares e amigos que respeitem seus horários de estudos e dê o máximo de foco ao curso.

9. Tenha equilíbrio

Tudo que é demais não é bacana. Pequenas pausas devem ocorrer com uma frequência. E não se esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente. Procure alinhar sua postura e priorize esse tempo de estudo para você.

10. Descanse

É claro que preparar a mente e a rotina para o início do semestre é extremamente importante para começar os estudos no ritmo certo e sem perder tempo. Mas também é preciso dar atenção para o seu período de descanso, que é igualmente importante para que você tenha um bom desempenho no semestre.

Mesmo que você esteja já no ritmo de aula e pronto para começar, não deixe de aproveitar os últimos dias de folga para conversar com os amigos, se divertir e relaxar, afinal, os próximos meses poderão ser muito intensos e lhe reservar pouco tempo para isso.

Com a ajuda dessas dicas, você está pronto para enfrentar o início do semestre com a dedicação que precisa para trazer os melhores resultados.

Dúvidas? Fale com a gente, “se acanhe não!”

Imagem: Jonathan Borba on Unsplash

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca. Agora também é EAD!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: