Menu fechado

Conheça o PPG-DTI – Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação UNIFATEA

O Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Design, Tecnologia e Inovação (PPG- DTI) do Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA) foi criado em maio de 2015 e teve as atividades iniciadas no segundo semestre deste mesmo ano. O PPG-DTI do UNIFATEA está atrelado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PRPPG) juntamente com as seguintes coordenações: Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Relações Institucionais (RI), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Coordenação dos Programas de Bolsas Institucionais do CNPq (PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM) e o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

A construção do nosso programa partiu da correlação da demanda investigação com competência dos docentes permanentes e colaboradores e que atualmente atua em três linhas de pesquisa: a) Gestão e projetos; b) Tecnologia e educação; e c) Saúde e inovação.

O PPG–DTI do UNIFATEA se destaca como o único programa de pós-graduação em Design na modalidade/categoria “Profissional” na região Sudeste do Brasil e, portanto, desempenha atividades interdisciplinares e estratégicas na formação de recursos humanos altamente qualificados com contribuição significativa no desenvolvimento científico das pesquisas e produtos tecnológicos relacionados ao campo do Design e áreas afins.

Neste contexto, o programa tem impactado em múltiplas dimensões relacionadas ao ensino-aprendizagem, impacto e relevância no desenvolvimento de artefatos, serviços e técnicas para a sociedade, inovação e transferência de tecnologia, produção do conhecimento e internacionalização das pesquisas desenvolvidas no estado de São Paulo, estados vizinhos e no exterior. Essas ações integradas contribuem de forma multiescalar com comunidades locais, estaduais, nacionais e internacionais nas dimensões sociais e econômicas, refletindo na melhoria da qualidade de vida. Desta forma, o programa potencializa-se os estudos dos discentes e possibilitando ampla atuação no campo da inovação e empreendedorismo.

Na trajetória destes cinco anos do PPG DTI, o corpo docente e os egressos construíram novas perspectivas do design e suas interfaces (interdisciplinar) em diversas dimensões interinstitucionais, como: as empresas, setor público (secretarias da saúde e desenvolvimento, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, câmaras municipais de vereadores e as prefeituras), autarquias estaduais e universidades parceiras. A multiplicidade das dimensões supracitadas demonstra a demanda pela construção do conhecimento no campo do Design, em particular no que tangem às pesquisas em Gestão e Projetos, Tecnologia e Educação e Saúde e Inovação.

Ao longo da linha temporal de existência do PPG DTI, verifica-se as potencialidades das interlocuções nas investigações de forma Interdisciplinar, Interinstitucional e Internacional. Destaca-se também a atuação dos grupos de pesquisas vinculados ao UNIFATEA junto às linhas de pesquisas e suas repercussões que relacionam a inovação dos produtos e serviços, novos materiais, processos de produção, design de joias, tratamento de superfície, ergonomia, ecodesign, manufatura aditiva, gestão da inovação tecnológica, educação, tecnologia assistiva, tecnologias sociais, estudos contemporâneos e culturais.

Diante disso, a partir de 2021 estamos realizando a atualização das Linhas de Pesquisa e, principalmente, mantido o alinhamento com a Área de Concentração em Design, Tecnologia e Inovação. As novas Linhas de Pesquisa estão direcionadas para: Gestão e Projetos, Tecnologia Educação e Inovação e Saúde.

Quer cursar o curso Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação, clique aqui e se inscreva!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: