Menu fechado

Conheça o PPG-DTI – Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação UNIFATEA

O Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Design, Tecnologia e Inovação (PPG- DTI) do Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA) foi criado em maio de 2015 e teve as atividades iniciadas no segundo semestre deste mesmo ano. O PPG-DTI do UNIFATEA está atrelado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PRPPG) juntamente com as seguintes coordenações: Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Relações Institucionais (RI), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Coordenação dos Programas de Bolsas Institucionais do CNPq (PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM) e o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

A construção do nosso programa partiu da correlação da demanda investigação com competência dos docentes permanentes e colaboradores e que atualmente atua em três linhas de pesquisa: a) Gestão e projetos; b) Tecnologia e educação; e c) Saúde e inovação.

O PPG–DTI do UNIFATEA se destaca como o único programa de pós-graduação em Design na modalidade/categoria “Profissional” na região Sudeste do Brasil e, portanto, desempenha atividades interdisciplinares e estratégicas na formação de recursos humanos altamente qualificados com contribuição significativa no desenvolvimento científico das pesquisas e produtos tecnológicos relacionados ao campo do Design e áreas afins.

Neste contexto, o programa tem impactado em múltiplas dimensões relacionadas ao ensino-aprendizagem, impacto e relevância no desenvolvimento de artefatos, serviços e técnicas para a sociedade, inovação e transferência de tecnologia, produção do conhecimento e internacionalização das pesquisas desenvolvidas no estado de São Paulo, estados vizinhos e no exterior. Essas ações integradas contribuem de forma multiescalar com comunidades locais, estaduais, nacionais e internacionais nas dimensões sociais e econômicas, refletindo na melhoria da qualidade de vida. Desta forma, o programa potencializa-se os estudos dos discentes e possibilitando ampla atuação no campo da inovação e empreendedorismo.

Na trajetória destes cinco anos do PPG DTI, o corpo docente e os egressos construíram novas perspectivas do design e suas interfaces (interdisciplinar) em diversas dimensões interinstitucionais, como: as empresas, setor público (secretarias da saúde e desenvolvimento, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, câmaras municipais de vereadores e as prefeituras), autarquias estaduais e universidades parceiras. A multiplicidade das dimensões supracitadas demonstra a demanda pela construção do conhecimento no campo do Design, em particular no que tangem às pesquisas em Gestão e Projetos, Tecnologia e Educação e Saúde e Inovação.

Ao longo da linha temporal de existência do PPG DTI, verifica-se as potencialidades das interlocuções nas investigações de forma Interdisciplinar, Interinstitucional e Internacional. Destaca-se também a atuação dos grupos de pesquisas vinculados ao UNIFATEA junto às linhas de pesquisas e suas repercussões que relacionam a inovação dos produtos e serviços, novos materiais, processos de produção, design de joias, tratamento de superfície, ergonomia, ecodesign, manufatura aditiva, gestão da inovação tecnológica, educação, tecnologia assistiva, tecnologias sociais, estudos contemporâneos e culturais.

Diante disso, a partir de 2021 estamos realizando a atualização das Linhas de Pesquisa e, principalmente, mantido o alinhamento com a Área de Concentração em Design, Tecnologia e Inovação. As novas Linhas de Pesquisa estão direcionadas para: Gestão e Projetos, Tecnologia Educação e Inovação e Saúde.

Quer cursar o curso Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação, clique aqui e se inscreva!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: