Menu fechado

Professora inova Método de Ensino utilizando aplicativos de Gamificação em sala de aula

A professora Ana Paula Costa tem aplicado uma metodologia diferenciada nas disciplinas aplicadas nos cursos de Letras e Pedagogia. Com o uso de aplicativos, a professora formada pelo UNIFATEA em Letras na turma de 2006, aplica atividades gamificadas dentro da sala de aula.

Ana baixou vários aplicativos e começou a testar as funcionalidades deles em computador e mobile, dois programas tiveram destaque, são eles: Wordwall e Nearpod. Os apps possibilitam as funções de criar atividades e participar de comunidades, ambos são multiplataformas oferecendo possibilidades na elaboração de quiz, criação de histórias e jogos.

“Comecei a pesquisar como seria possível aplicar os ensinos de forma on-line, com uma necessidade maior por conta da situação pandêmica que estamos vivendo. […] Esses aplicativos auxiliam demais o professor, sobretudo no ensino de línguas ”, afirma a professora.

O primeiro contato aconteceu de forma positiva, os alunos gostaram muito da novidade. Ana ainda diz que o mais interessante de ministrar esse tipo de técnica é o fato de aplicar aula para alguns professores, “é interessante ver eles multiplicarem essa ferramenta no próprio ambiente de trabalho ”, afirma.

Para Ana Paula, a importância de implementar esse tipo de didática, vai muito da linha metodológica do professor. É importante ele se sentir confortável com a ferramenta, pois nós vivemos em um tempo que é necessidade do aluno e do professor se sentirem parte do processo de aprendizagem. “Se aquele material tem sentido para ele, nós já percorremos metade do caminho. Só vamos saber disso na medida que nós experimentamos novas técnicas”, conta.

Ela acredita que como seres humanos, somo diferentes, ensinamos e aprendemos de maneiras distintas, finaliza, “É necessário experimentar as diversas metodologias disponíveis até atingir o objetivo principal, que é a aprendizagem. ”.

1 Comentário

  1. Ligia Maria Freire Baracho

    Parabéns Ana você é muito inteligente e criativa. Estou muito feliz em poder ver o seu reconhecimento.
    Abraço
    Ligia Baracho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: