Menu fechado

Em Pauta 2021 traz temática “Ataque aos Jornalistas e a Desvalorização da Profissão: A Culpa é da Mídia? ”

Anualmente, os alunos do 5° período de jornalismo produzem o evento Em Pauta. Este ano, o evento acontecerá no dia 7 de maio, às 19h, adaptado virtualmente devido à situação de pandemia, porém acontecerá da mesma maneira.

A dinâmica do Em Pauta se manteve, a sala se dividiu em 5 grupos e os temas foram discutidos pelos mesmos em uma troca de ideias. A escolha foi tomada por votação, assim surgiu “Ataque aos Jornalistas e a Desvalorização da profissão: A Culpa é da Mídia? ”.

Nessa edição, também haverá a presença de convidados especiais e as discussões discorrerão entre os temas:

  • Preconceito Camuflado – O fato de não concordarem com a informação compartilhada pelo jornalista, o faz usar de seu preconceito como um gatilho para agredir a integridade do profissional.
  • Da censura à desmoralização. O que mudou? – Faremos uma linha do tempo das formas de agressão sofridas pelos jornalistas, em tempos ditatoriais e nos tempos atuais.
  • As consequências da influência cultural para o jornalista – Mostraremos como a nossa cultura pode ser um fator contribuinte para a desvalorização da profissão e levar para algo mais violento.

Beatriz Bedendo, aluna e diretora do evento espera que o Em Pauta 2021 seja impactante e que as pessoas tenham consciência de toda a realidade dos jornalistas. Aos profissionais da área a aluna deixa o recado, “Lutem! Sejam resistência contra essa desvalorização. Precisamos mostrar o quanto somos necessários! ”

Neste dia 7 de abril, comemoramos o dia do Jornalista. O coordenador do Curso de Jornalismo, Miguel Júnior, também deixa o recado para todos os jornalistas formados e futuros jornalistas.  “A discussão do Em Pauta 2021 é muito válida para que as pessoas possam entender que o verdadeiro papel da mídia e da imprensa é de informar e tornar as pessoas cada vez mais conhecedoras dos seus direitos e deveres. Enquanto grupos políticos criticam o poder da imprensa de informar as pessoas, de tornar as pessoas mais cidadãs, o jornalismo se fortalece. O jornalismo incomoda! Obrigado por ser resistência e feliz Dia do Jornalista! ”.

O evento será online e ao vivo, transmitido pelo canal do Youtube da TV UNIFATEA.

Não se esqueça de acompanhar a organização do evento pelo instagram @empautaunifatea

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: