Menu fechado

Alunos de Pedagogia exploram as redes sociais produzindo conteúdo didático de como fazer experimentos sem sair de casa

O “Ciência em Casa” nasceu de um trabalho do curso de Pedagogia, orientado pela Profa. Dra. Maria Cristina Bento e pelo Prof. Me. Mateus Afonso Gomes. A ideia inicial era montar uma Feira de Ciências para alunos do Ensino Fundamental, mas por conta da pandemia, o projeto foi adaptado a realidade.

Iniciado pela turma do 6° período de pedagogia de 2020, o projeto foi produzido e direcionado ao Instagram, apresentando em forma de vídeos diversos experimentos. Tem como objetivo aproximar os professores, alunos e interessados, mostrando que com materiais do nosso cotidiano podemos fazer ciência, explicar fenômenos e observar situações que nos levam a refletir sobre seu papel.

Infelizmente, a idealização do projeto apareceu no último ano de graduação e agora, os alunos ingressantes da disciplina do professor Mateus, “Fundamentos Metodológicos para o Ensino de Ciências”, poderão dar continuidade nesse segundo semestre.

Aplicado ao curso de Pedagogia a ação de trabalhar a pratica facilmente e publicamente, acaba se tornando uma metodologia aos pais de crianças que estão enfrentando dificuldades nos estudos nesse momento de pandemia. “O principal objetivo da página é fazer com que as mães possam aplicar as atividades com os seus filhos em casa. ”, conta Thaynara Yamanaka, ex-aluna do curso e produtora de conteúdo para o Instagram do projeto.

O professor Mateus acredita que realizar esse trabalho abriu diversas possibilidades. “As atividades experimentais constituem uma relevante ferramenta que permite ao professor constatar e problematizar o conhecimento prévio dos seus alunos, estimular a pesquisa, a investigação e a busca da solução de problemas”, complementa.

Com os vídeos e as interações dos alunos foi possível criar um e-book para divulgar a ciência a todos, de maneira acessível e simples.

Venha conferir os vídeos dessa turma no instagram @ciencia_em_casa!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: