Menu fechado

Alunos de Pedagogia exploram as redes sociais produzindo conteúdo didático de como fazer experimentos sem sair de casa

O “Ciência em Casa” nasceu de um trabalho do curso de Pedagogia, orientado pela Profa. Dra. Maria Cristina Bento e pelo Prof. Me. Mateus Afonso Gomes. A ideia inicial era montar uma Feira de Ciências para alunos do Ensino Fundamental, mas por conta da pandemia, o projeto foi adaptado a realidade.

Iniciado pela turma do 6° período de pedagogia de 2020, o projeto foi produzido e direcionado ao Instagram, apresentando em forma de vídeos diversos experimentos. Tem como objetivo aproximar os professores, alunos e interessados, mostrando que com materiais do nosso cotidiano podemos fazer ciência, explicar fenômenos e observar situações que nos levam a refletir sobre seu papel.

Infelizmente, a idealização do projeto apareceu no último ano de graduação e agora, os alunos ingressantes da disciplina do professor Mateus, “Fundamentos Metodológicos para o Ensino de Ciências”, poderão dar continuidade nesse segundo semestre.

Aplicado ao curso de Pedagogia a ação de trabalhar a pratica facilmente e publicamente, acaba se tornando uma metodologia aos pais de crianças que estão enfrentando dificuldades nos estudos nesse momento de pandemia. “O principal objetivo da página é fazer com que as mães possam aplicar as atividades com os seus filhos em casa. ”, conta Thaynara Yamanaka, ex-aluna do curso e produtora de conteúdo para o Instagram do projeto.

O professor Mateus acredita que realizar esse trabalho abriu diversas possibilidades. “As atividades experimentais constituem uma relevante ferramenta que permite ao professor constatar e problematizar o conhecimento prévio dos seus alunos, estimular a pesquisa, a investigação e a busca da solução de problemas”, complementa.

Com os vídeos e as interações dos alunos foi possível criar um e-book para divulgar a ciência a todos, de maneira acessível e simples.

Venha conferir os vídeos dessa turma no instagram @ciencia_em_casa!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: