Menu fechado

Curso de Ciências Biológicas do UNIFATEA recebe doação de animais taxidermizados da Prefeitura de Guaratinguetá

Os animais taxidermizados foram doados nessa segunda-feira (31) para a composição da coleção didática institucional. O material fazia parte do acervo da antiga Casa Ambiente e Saúde de Guaratinguetá, gerida pela Secretaria da Saúde.

Esse é o nome técnico para a ação de empalhar animais. O nome vem do grego e significa “arranjo da pele“. Isso porque, na taxidermia, apenas a pele do animal é aproveitada. Por meio da taxidermia, é possível “recriar” um animal depois de sua morte. Para isso, são usadas técnicas específicas como congelamento do animal e uso de resinas e moldes.

Além da parceria com a Casa Ambiente e Saúde, o curso de Ciências Biológicas do UNIFATEA também conta com a colaboração do Ibama e com a Polícia Ambiental. Quando os animais morrem atropelados ou de causas naturais, eles são entregues Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS. A partir daí, a direção do CETAS entra em contato com a coordenação do curso de Ciências Biológicas para saber do interesse pelos corpos empalhados desses animais.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Ricardo Mendonça, acredita que a importância desse material para os futuros profissionais é de rico conhecimento da fauna presente na nossa região. “É com muita felicidade que eu agradeço o apoio da secretária de saúde de Guaratinguetá, Maristela Siqueira e ao responsável pela Casa Ambiente Saúde, Danilo de Paula. Esses animais serão muito úteis para as aulas práticas do curso e para as ações de extensão em educação ambiental. ”, afirma.

Foram doados aves, mamíferos, répteis e insetos. Esse material ficará no nosso laboratório de zoologia, disponível para as aulas e eventualmente para futuras visitações públicas.

Conheça o curso de Ciências Biológicas do UNIFATEA clicando aqui. 

Confira mais fotos da doação nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: