Graduado no UNIFATEA, Vagner Luís segue sua carreira profissional dando continuidade em sua maior paixão: LIBRAS

Ex-aluno do UNIFATEA trilha carreira profissional como Intérprete de LIBRAS da Secretária Municipal de Educação de Ubatuba, assessorando alunos com deficiência auditiva e intermediando a aprendizagem com seus professores e outros profissionais.

Com todas as formações desenvolvidas dentro do UNIFATEA, Vagner Luís é Graduado em Licenciatura da Computação e Pedagogia e na nossa Pós-Graduação em LIBRAS. “Tive o 1° contato com a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através de uma disciplina complementar do curso de graduação. Após essa experiência me empenhei em aprofundar mais os meus conhecimentos em relação a LIBRAS e seus conteúdos específicos. ”, explica Vagner.

LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social. A LIBRAS é um campo profissional promissor, entretanto, exige atualização constante, principalmente quando se trata de utilizá-la no processo de ensino / aprendizagem nas esferas da educação.

É importante destacar que o UNIFATEA oferece a disciplina de LIBRAS em toda a grade curricular. Ministrada pelo Prof. Me. Marco Aurélio Tupinambá e aplicada para todos os cursos da Instituição em algum período da graduação, é uma disciplina obrigatória para os cursos de Licenciatura e optativa para outros cursos.

É necessário que incentivemos a acessibilidade e a integração dessa linguagem na sociedade. “Sou grato ao UNIFATEA pela oportunidade que tive de conhecer a LIBRAS e outras disciplinas fundamentais que ampliaram minha visão de mercado de trabalho e fez adquirir mais habilidades para me tornar um profissional da educação. “, complementa Vagner.