Menu fechado

Novo curso de Especialização em Gestão Educativa Salesiana será totalmente na modalidade EAD

Vivemos um tempo histórico de constante transformação e de mudanças que acontecem de forma acelerada. Novos conhecimentos, novas informações surgem a cada momento. Como isso, somos desafiados na vida quotidiana a nos conectarmos com as novas informações e conhecimentos que surgem.

O contexto de mudanças nos permite compreender que a formação profissional não finaliza com a conclusão do curso universitário ou com algumas especializações que realizamos, mas é um processo que dura ao longo de toda a vida. A educação acontece ao longo de toda a nossa existência. Especialmente os atores que promovem a educação na sociedade são desafiados a buscar novos conhecimentos que possibilitem a aplicação de práticas inovadoras na educação e os prepare para responder às necessidades educativas da contemporaneidade.

Neste cenário do hoje da nossa história os atores da educação necessitam buscar compreender o contexto sociocultural, analisar e conhecer novas perspectivas e intenções para a educação. O Projeto lançado sobre o Pacto Educativo Global em 2020 nos interpela a um maior compromisso com a educação humanista. O objetivo principal do Pacto Educativo Global é formarmos uma unidade na busca de promover a construção de uma nova sociedade. A universidade se insere plenamente no Projeto do Pacto Educativo Global no sentido de que possui a missão contribuir efetivamente na busca de soluções para os problemas da humanidade, pois é um espaço aberto onde se constrói novos conhecimentos e se reflete sobre a realidade social, com o objetivo de oferecer respostas para os problemas da comunidade humana. A universidade promove a formação continuada dos educadores, e é o espaço onde devem retornar constantemente.

Neste sentido, existe a necessidade concreta de buscarmos referenciais que sejam significativos para o contexto educativo hoje e o fortalecimento de nossas práticas de organização e planejamento da educação.

Trazemos a proposta de sonhar novos projetos e novas possibilidades para o futuro da educação. A proposta educativa salesiana é sempre atual e nova. Que educação queremos propor para as crianças e jovens? Como podemos projetar a educação na contemporaneidade? Como planejarmos o presente e o futuro da educação?

O curso de Especialização em Gestão Educativa Salesiana será totalmente na modalidade 100% EAD.  O curso está dividido em diversos módulos que perpassam as diversas dimensões dos conhecimentos que favorecem a reflexão sobre os processos de gestão na perspectiva salesiana. Para isso, os módulos apresentam aprofundamentos sobre o contexto sociolcultural da contemporaneidade relacionados a sociedade e a condição juvenil, sobre o desenvolvimento da proposta da pedagogia salesiana do ponto de vista histórico com a intenção de reinterpretar as perspectivas da proposta pedagógica salesiana para o contexto contemporâneo. Outros aspectos importantes que envolvem a prática da gestão como a questão da liderança, dos modelos de gestão que existem, os processos de construção da gestão das instituições educativas, a elaboração de projetos educativos de acordo com princípios da filosofia salesiana.

O processo metodológico formativo oferece a proposta de desenvolver um processo de experiências e vivências em relação à construção dos conhecimentos com os atores da educação para que possam buscar referenciais de conhecimentos pertinentes para a prática da gestão educativa. O objetivo principal é promover a integração, a interação de uma comunidade de investigação e um projeto de aprendizagem entre os protagonistas da educação, tendo em vista, aprofundar os valores e processos que favorecem uma gestão inovadora.

 

Irmã Silvana Soares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: