Menu fechado

UNIFATEA em parceria com a Universidade de Matanzas em Cuba, Universidade Autónoma de Nueva de León, no México e a Universidade Politécnica de Madrid formam o Projeto Aliança Triangular

Aliança Triangular: Transformação Digital, Manufatura e Economia Circular

Mobilidade para fins acadêmicos é um fator de grande importância para todas as Universidades, pois promove um processo de internacionalização do nosso ensino de pesquisa e extensão.

Foi pensando nisso que a coordenação de relações institucionais por meio da Pró-Reitoria de pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Teresa D’Ávila do UNIFATEA em parceria com a Universidade de Matanzas em Cuba, Universidade Autónoma de Nueva de León, no México e a Universidade Politécnica de Madri formaram o Projeto Aliança Triangular, patrocinado e fomentado pela Agência Adelante 2, uma agência de financiamento de mobilidade de pesquisadores da América Latina, Europa e Caribe.

A Universidade de Matanzas (UM) em Cuba, já formou mais de 57.000 profissionais cubanos e estrangeiros, desde sua fundação, em 1972. Atualmente forma profissionais em 46 carreiras universitárias nas áreas de ciências pedagógicas, empresariais, econômicas, sociais, humanísticas, etc.

A Universidade Autónoma de Nueva León (UANL) no México, nasceu oficialmente no ano de 1933. A Universidade integra vários cursos, como: Arquitetura, Artes Cênicas, Ciências da Comunicação, Ciências Políticas, Economia, Medicina e muitos outros.

A Universidade Politécnica de Madri (UPM) na Espanha, foi fundada em 1971 com a integração da Escola Técnicas Superiores que até então constituíam o Instituto Superior Politécnico. No ano seguinte, as Escolas Universitárias foram adicionadas.

Essas Universidades, juntamente com o UNIFATEA, formam os grupos que estão articulando a temática das oficinas que estão sendo realizadas, com o objetivo de aperfeiçoar informar e inovar o espaço tecnológico.

Serão quatro oficinas apresentadas, sendo que duas já foram realizadas. A primeira oficina contou com uma palestra de um professor de cada país (Espanha, Brasil, Cuba e México). A Universidade Politécnica de Madrid, realizou uma palestra sobre Transformação Digital; a Universidade de Matanzas apresentou uma palestra sobre Impressora 3D e Inteligência Artificial; a Universidade Autónoma de Nueva de León, conferiu uma palestra sobre Materiais Avançados; já o UNIFATEA foi responsável pela palestra sobre Manufatura e Economia Circular.

Mas o que é Economia Circular?

Economia Circular é a concepção que relaciona o desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais, priorizando o uso de matérias primas renováveis, recicláveis e mais duráveis, que visa um novo relacionamento com os recursos naturais e sua utilização pela sociedade.

De acordo com a Organização Internacional de Normalização (ISO), economia circular “é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.”

O objetivo principal do Projeto de Pesquisa e Mobilidade é proporcionar o acesso amplo e democrático, além da troca de experiências e vivências.

A segunda oficina foi realizada de 13 a 15 de outubro, ela contemplou algo mais aberto à região de Matanzas e convidou toda comunidade com o objetivo de buscar sinergia entre as universidades e transferir conhecimento para a formação das primeiras Startups do Parque Científico de Matanzas. A ideia é incentivar a criação de pequenas e médias empresas ligadas à transformação digital e manufatura e economia circular. As palestras foram gratuitas e o professor do UNIFATEA, Dr. Rosinei Batista, apresentou dados sobre conceitos e fundamentos sobre Economia Circular e o estudo de caso do Mestrado do UNIFATEA de Design, Tecnologia e Inovação.

Já a terceira oficina acontecerá em Madrid do dia 22 a 26 de novembro, o tema principal será “Transformação Digital e Economia Circular”, em que o roteiro será de capacitação e treinamento e ocorrerá visitas técnicas à pequenas e médias empresas do Parque Tecnológico de Madrid, vários dos treinamentos e temas são focados nessas pequenas e médias empresas.

A quarta e última oficina será em janeiro de 2022, na cidade de Monterrey no México, patrocinado pela Universidade Autónoma de Nueva León junto com a Agência Adelante 2.

Para saber mais sobre o evento, acesse o Facebook, Alianza Triangular UUUC ou o Twitter @Alianza_UUUC.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: