Menu fechado

UNIFATEA em parceria com a Universidade de Matanzas em Cuba, Universidade Autónoma de Nueva de León, no México e a Universidade Politécnica de Madrid formam o Projeto Aliança Triangular

Aliança Triangular: Transformação Digital, Manufatura e Economia Circular

Mobilidade para fins acadêmicos é um fator de grande importância para todas as Universidades, pois promove um processo de internacionalização do nosso ensino de pesquisa e extensão.

Foi pensando nisso que a coordenação de relações institucionais por meio da Pró-Reitoria de pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Teresa D’Ávila do UNIFATEA em parceria com a Universidade de Matanzas em Cuba, Universidade Autónoma de Nueva de León, no México e a Universidade Politécnica de Madri formaram o Projeto Aliança Triangular, patrocinado e fomentado pela Agência Adelante 2, uma agência de financiamento de mobilidade de pesquisadores da América Latina, Europa e Caribe.

A Universidade de Matanzas (UM) em Cuba, já formou mais de 57.000 profissionais cubanos e estrangeiros, desde sua fundação, em 1972. Atualmente forma profissionais em 46 carreiras universitárias nas áreas de ciências pedagógicas, empresariais, econômicas, sociais, humanísticas, etc.

A Universidade Autónoma de Nueva León (UANL) no México, nasceu oficialmente no ano de 1933. A Universidade integra vários cursos, como: Arquitetura, Artes Cênicas, Ciências da Comunicação, Ciências Políticas, Economia, Medicina e muitos outros.

A Universidade Politécnica de Madri (UPM) na Espanha, foi fundada em 1971 com a integração da Escola Técnicas Superiores que até então constituíam o Instituto Superior Politécnico. No ano seguinte, as Escolas Universitárias foram adicionadas.

Essas Universidades, juntamente com o UNIFATEA, formam os grupos que estão articulando a temática das oficinas que estão sendo realizadas, com o objetivo de aperfeiçoar informar e inovar o espaço tecnológico.

Serão quatro oficinas apresentadas, sendo que duas já foram realizadas. A primeira oficina contou com uma palestra de um professor de cada país (Espanha, Brasil, Cuba e México). A Universidade Politécnica de Madrid, realizou uma palestra sobre Transformação Digital; a Universidade de Matanzas apresentou uma palestra sobre Impressora 3D e Inteligência Artificial; a Universidade Autónoma de Nueva de León, conferiu uma palestra sobre Materiais Avançados; já o UNIFATEA foi responsável pela palestra sobre Manufatura e Economia Circular.

Mas o que é Economia Circular?

Economia Circular é a concepção que relaciona o desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais, priorizando o uso de matérias primas renováveis, recicláveis e mais duráveis, que visa um novo relacionamento com os recursos naturais e sua utilização pela sociedade.

De acordo com a Organização Internacional de Normalização (ISO), economia circular “é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.”

O objetivo principal do Projeto de Pesquisa e Mobilidade é proporcionar o acesso amplo e democrático, além da troca de experiências e vivências.

A segunda oficina foi realizada de 13 a 15 de outubro, ela contemplou algo mais aberto à região de Matanzas e convidou toda comunidade com o objetivo de buscar sinergia entre as universidades e transferir conhecimento para a formação das primeiras Startups do Parque Científico de Matanzas. A ideia é incentivar a criação de pequenas e médias empresas ligadas à transformação digital e manufatura e economia circular. As palestras foram gratuitas e o professor do UNIFATEA, Dr. Rosinei Batista, apresentou dados sobre conceitos e fundamentos sobre Economia Circular e o estudo de caso do Mestrado do UNIFATEA de Design, Tecnologia e Inovação.

Já a terceira oficina acontecerá em Madrid do dia 22 a 26 de novembro, o tema principal será “Transformação Digital e Economia Circular”, em que o roteiro será de capacitação e treinamento e ocorrerá visitas técnicas à pequenas e médias empresas do Parque Tecnológico de Madrid, vários dos treinamentos e temas são focados nessas pequenas e médias empresas.

A quarta e última oficina será em janeiro de 2022, na cidade de Monterrey no México, patrocinado pela Universidade Autónoma de Nueva León junto com a Agência Adelante 2.

Para saber mais sobre o evento, acesse o Facebook, Alianza Triangular UUUC ou o Twitter @Alianza_UUUC.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: