Menu fechado

Arquitetos formados no UNIFATEA promovem 2ª Intervenção Urbana na Praça Conde de Moreira Lima em Lorena

O Coreografando Ruas fez sua 2° Intervenção Urbana em Lorena. A ação aconteceu no dia 06 de novembro na praça Conde de Moreira Lima, próxima a praça da Estação, e teve como objetivo dois aspectos: o uso lúdico da praça somado à educação patrimonial-histórica.

O projeto é uma intervenção de urbanismo tático, que tem por finalidade contribuir na qualidade do espaço público com ações de baixo custo, replicáveis, que contribuam com escolhas mais assertivas e tragam melhorias ao desenho urbano.

A 1° Intervenção tática aconteceu em julho, na mesma praça. O projeto foi dividido em 3 etapas trabalhadas entre o técnico e o lúdico. Elas foram inseridas dentro e fora da Praça Conde de Moreira Lima com o objetivo de incentivar a vitalidade urbana no interior da praça e na mobilidade urbana mais ativa entre pedestres e ciclistas. Todo projeto está baseado em conhecimentos teóricos na percepção de usuário referente as demandas, fragilidades e potencialidades para a população e para o local físico.

Coletivo Coreografando Ruas

O coletivo foi formado em março de 2021, quando a aluna de Arquitetura e Urbanismo formada em 2016 pelo UNIFATEA, Gabriela Morita, participou do Lab.MaP – Laboratório de Ação Direta pela Mobilidade a Pé. O evento é produzido pelo Como Anda, que é intitulado como o ponto de encontro de organizações que promovem mobilidade a pé no Brasil. A arquiteta entrou em contato com os colegas da área para transformar a ideia que estava no papel para um projeto que poderia ajudar toda população lorenense.

“Vi a chamada com inscrições abertas e convidei o grupo. Ao todo foram 22 inscrições de iniciativas no Brasil todo, apenas 10 foram selecionadas. Temos colegas de Brasília, Fortaleza, Recife, Maceió, Itabira, Belo Horizonte, Uberlândia, Porto Alegre, SP e nós representando Lorena”, conta Gabriela. O coletivo conta com 8 arquitetos, sendo 5 formados no UNIFATEA e o coordenador do curso, Dr. José Ricardo Faria. Para a execução da intervenção, o Coreografando Ruas contou com a ajuda de voluntários treinados virtualmente, totalizando 31 pessoas.

O projeto criou força e conta com diversas parcerias, inclusive, da Prefeitura Municipal de Lorena que liberou o espaço público para que os arquitetos pudessem colocar em prática o projeto de intervenção urbana. Gabriela ainda afirma que o maior apoio da iniciativa foi do Como Anda e ainda contou que os materiais do Coreografando Ruas foram divididos com Projeto Casa Real.

Para o Professor José Ricardo, ter esses ex-alunos formados no UNIFATEA e os atuais alunos como voluntários, é muito gratificante. “Eles se dedicaram ao trabalho e tiveram um super papel social para a cidade de Lorena. ”, diz.

Conheça mais sobre o Coletivo Coreografando Ruas clicando aqui.

Arquitetura e Urbanismo é seu sonho? Conheça nosso curso e venha fazer parte da família UNIFATEA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir