Menu fechado

Alunos do curso de Comunicação Social do UNIFATEA produzem livros de Prática Etnográfica

Aconteceu o lançamento do livro “ O que os olhos alcançam” (Uma experiência etnográfica, volume 1 e volume 2), um material criado exclusivamente pelos alunos do 4° período do curso de Comunicação Social do UNIFATEA. O livro tem a finalidade de proporcionar uma experiência etnográfica dentro da unidade curricular “Etnografia Urbana e Pesquisa, conduzido pela professora Daniela Espíndola Alves.

A elaboração do livro aconteceu com a total liberdade de escolha aos alunos para o tema, dentro do conceito da etnografia e as perspectivas de participar e analisar um evento, local e cultura. Convocados pela responsável do projeto, para realização da correção, o Prof. João Francisco e a Prof. Veridiane Guedes, também fizeram a seleção dos conteúdos para a criação dos 2 volumes dos livros. Finalizando o desenvolvimento após a pandemia, a Prof. Daniela fez a diagramação, o registro e uma live para a divulgação nas redes.

O aluno Luciano Júnior, criador da experiência Caça do Iça afirma, “Foi extremamente proveitoso para mim do começo ao fim. O processo de entender o conceito de experiência etnográfica e a possibilidade de conhecer e se inserir em diferentes culturas sempre foi algo que me chamou a atenção e fez meu coração bater mais forte e, com a etnografia, eu fui capaz de ir mais longe nisso! Foi um processo que ocorreu junto com o desenvolvimento da disciplina. Aos poucos fomos aprendendo os detalhes e a sutileza que é necessária para realizar tal pesquisa e isso também foi muito valioso. Esse projeto me ajudou muito, não só a me encontrar ainda mais na comunicação, mas também me auxiliou no que diz respeito a imparcialidade. O motivo disso é porque essa é uma pesquisa que exige que você deixe todos os preconceitos de lado e olhe com um novo olhar para os fenômenos sociais e culturais. Então, em outras palavras, eu posso dizer que a temática me ajudou também a ser um pouco mais jornalista dentro da instituição. ”.

O principal conceito dos livros “O que os olhos alcançam” dentro da etnografia não é definir a cidade, mas sim os lugares, as situações e os movimentos que nela se constroem. Este tipo de projeto realizado com os alunos, faz com que ocorra uma transformação no desenvolvimento profissional dentro da universidade, através da aprendizagem e ensino realizando todas as etapas desde o planejamento até a execução.

 

Conheça os livros etnográficos através dos links abaixo:

“O que os olhos alcançam” – Volume I

“O que os olhos alcançam” – Volume II

 

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Jornalismo UNIFATEA!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: