Menu fechado

Alunos do curso de Comunicação Social do UNIFATEA produzem livros de Prática Etnográfica

Aconteceu o lançamento do livro “ O que os olhos alcançam” (Uma experiência etnográfica, volume 1 e volume 2), um material criado exclusivamente pelos alunos do 4° período do curso de Comunicação Social do UNIFATEA. O livro tem a finalidade de proporcionar uma experiência etnográfica dentro da unidade curricular “Etnografia Urbana e Pesquisa, conduzido pela professora Daniela Espíndola Alves.

A elaboração do livro aconteceu com a total liberdade de escolha aos alunos para o tema, dentro do conceito da etnografia e as perspectivas de participar e analisar um evento, local e cultura. Convocados pela responsável do projeto, para realização da correção, o Prof. João Francisco e a Prof. Veridiane Guedes, também fizeram a seleção dos conteúdos para a criação dos 2 volumes dos livros. Finalizando o desenvolvimento após a pandemia, a Prof. Daniela fez a diagramação, o registro e uma live para a divulgação nas redes.

O aluno Luciano Júnior, criador da experiência Caça do Iça afirma, “Foi extremamente proveitoso para mim do começo ao fim. O processo de entender o conceito de experiência etnográfica e a possibilidade de conhecer e se inserir em diferentes culturas sempre foi algo que me chamou a atenção e fez meu coração bater mais forte e, com a etnografia, eu fui capaz de ir mais longe nisso! Foi um processo que ocorreu junto com o desenvolvimento da disciplina. Aos poucos fomos aprendendo os detalhes e a sutileza que é necessária para realizar tal pesquisa e isso também foi muito valioso. Esse projeto me ajudou muito, não só a me encontrar ainda mais na comunicação, mas também me auxiliou no que diz respeito a imparcialidade. O motivo disso é porque essa é uma pesquisa que exige que você deixe todos os preconceitos de lado e olhe com um novo olhar para os fenômenos sociais e culturais. Então, em outras palavras, eu posso dizer que a temática me ajudou também a ser um pouco mais jornalista dentro da instituição. ”.

O principal conceito dos livros “O que os olhos alcançam” dentro da etnografia não é definir a cidade, mas sim os lugares, as situações e os movimentos que nela se constroem. Este tipo de projeto realizado com os alunos, faz com que ocorra uma transformação no desenvolvimento profissional dentro da universidade, através da aprendizagem e ensino realizando todas as etapas desde o planejamento até a execução.

 

Conheça os livros etnográficos através dos links abaixo:

“O que os olhos alcançam” – Volume I

“O que os olhos alcançam” – Volume II

 

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Jornalismo UNIFATEA!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos