Menu fechado

Anna Julia é ex-aluna do curso de Ciências Biológicas do UNIFATEA e atualmente mora e trabalha com análises microbiológicas na Alemanha. Conheça a História da Anna!

O UNIFATEA conversou com a ex-aluna de biologia, Anna Julia Weber, que atualmente mora na Alemanha desde de 2018.  Hoje ela trabalha em um laboratório de análises microbiológicas de alimentos, cosméticos e fármacos, Anna contou para nós dos desafios que foi desde a adaptação de um novo idioma até trabalhar em sua área.

“No Brasil eu trabalhava em um laboratório médico no setor de anatomia patológica, com isso, decidimos, até que meu marido e eu decidimos deixar nossos trabalhos e arriscar uma nova vida na Alemanha. E uns dos grandes desafios foi, a cultura, o idioma, e para me inserir no mercado de trabalho na minha área, eu precisei adquirir mais confiança e aprender os termos técnicos utilizados aqui. ”, diz, Anna Julia.

Os alimentos são a principal fonte de nutrientes necessários para a saúde da vida humana, mas quando não possuem a qualidade necessária podem se tornar uma fonte de doenças que levam a sérios danos à saúde.

A produção de alimentos enfrenta uma lista de desafios na rotina para manter a qualidade e também a segurança do alimento e, para isso, é utilizado ferramentas para manter a segurança da saúde dos consumidores e reduzir as perdas durante o processo produtivo.

Com isso, entram as análises microbiológicas realizadas durante todo o processo de produção, as principais ferramentas utilizadas pelos produtores. Estas análises, monitoram as matérias primas, ambiente, produto acabado e manipuladores.

Os laboratórios responsáveis pelas análises microbiológicas realizam ensaios em diversas matrizes alimentares, com o objetivo de isolar, identificar e quantificar os microrganismos presentes nas amostras. As análises laboratoriais são de extrema importância para manter o controle microbiológico, e assim, reduzir ou eliminar pontos que são indesejáveis em toda a cadeia alimentar. Essas análises servem para dar um rumo nas tomadas de decisões em relação ao processamento de um alimento, o que determina a qualidade final de um produto.

Análises microbiológicas de alimentos e cosméticos e fármacos, consiste desde do recebimento da amostra, preparo e análise de cultura enriquecida, procurando por bactérias ou fungos. “ A cultura enriquecida, são certos tipos de bactérias e fungos que precisam de nutrientes específicos para seu crescimento. Fornecemos esses nutrientes para sua desenvoltura com o acompanhamento de um ambiente e temperatura correta para que possa crescer, caso ela esteja presente na amostra. E o que seria essa amostra? Seria o caso dos cosméticos e fármacos como, maquiagem, materiais de limpeza e cremes, analisamos os ingredientes, as substâncias e até mesmo o produto já pronto. ”, complementa a bióloga.

Percebemos que além de alimentos, todos os produtos que consumimos devem passar por essas analises para prevalecer nosso bem-estar. Os produtores devem seguir com um protocolo, alguns deles não podem ter a presença de nenhum tipo de micro-organismos.

“Em relação aos alimentos, precisam de cuidados extremos para a sua manipulação, desde a higienização das mãos até a superfície e os utensílios que são utilizados no processo de fabricação. Cada empresa deve fornecer cursos, treinamentos, e técnicas de reciclagens para seus colaboradores, inclusive, é um dos principais requisitos dos funcionários que tenham o conhecimento desses cuidados. ”, conclui Anna Julia.

Anna, o UNIFATEA deseja que você alcance cada vez mais os seus objetivos e que seus sonhos sejam alcançados todos os dias!

 

Quer cursar Ciências Biológicas no UNIFATEA também? Acesse o site unifatea.edu.br/vestibular e se inscreva para vir fazer parte da nossa família no ano que vem!

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: