Menu fechado

Alunos de Farmácia produzem jogos educativos, físicos e digitais, em Projeto Integrador do curso

O Projeto Integrador é uma atividade semestral que todos os alunos do UNIFATEA participam de forma interdisciplinar. Neste semestre, os alunos do 2° período de Farmácia produziram jogos educativos, digitais e físicos, nas temáticas: “histologia” e “embriologia”.

Foram produzidos jogos destinados a diversos públicos com produções que se diversificaram entre os públicos infantil, adolescente e adulto. Os professores avaliadores dos projetos, foram os professores Dra. Cristina Bento e o Dr. Bruno Guedes Fonseca, coordenadores dos cursos de pedagogia e farmácia.

Cristina acredita que o projeto pôde abrir novas visões para os alunos de possibilidades ainda maiores dentro da área que eles escolheram, a área da gameficação é bem expansiva e aplicável para qualquer área. “No ínicio do semestre os alunos receberam gameficação e criação de games e ontem puderam nos mostrar todo o resultado desses estudos. Foram trabalhos de excelência! ”, conta Cristina.

Bruno confirma o orgulho que sentiu nas apresentações dos alunos e como o processo criativo deles fluiu de forma positiva no projeto. Feliz com as ideias e produções da turma ele conta que “foi muito gratificante acompanhar o envolvimento de cada um nesse projeto. Eles pensaram em tudo, desde o jogo em si, com suas regras e instruções, embalagens (para os jogos físicos) e o público-alvo que queriam atingir, como alunos de diferentes níveis escolares e os profissionais e pacientes da rede pública de saúde. ”.

A turma de 30 alunos se dividiu em 5 grupos para a produção de 5 jogos, foram eles: MATCH – MATCH (jogo de cartas físico e on-line), DUELO DA EMBRIOLOGIA (jogo de tabuleiro on-line), Embryo Game (jogo de cartas físico), FarmaQuiz (jogo on-line) e Hormonal Games (jogo on-line). O aluno Victor Gabriel Amorim acredita que o trabalho tenha o surpreendido, pois à princípio não entendia muito bem em como a parte pedagógica do projeto poderia proporcionar algo positivo para sua carreira farmacêutica. “Quando começamos a pesquisar como a gente faria o jogo eu comecei a pesquisar muito sobre a área”, diz Victor. Após esse processo, o aluno entendeu a proporção do trabalho e como ele poderia ajudar muita gente na distribuição de conteúdo em um formato divertido. “Ao pesquisar mais sobre os jogos e a gameficação, a gente percebeu que esses jogos podem ser utilizados como promotores de saúde e de diversão. ”, conta o aluno.

O UNIFATEA acredita na mudança do mundo através da educação e da criatividade! Nós acreditamos que por trabalhos como este, o 2° período de Farmácia terá muito sucesso no mercado de trabalho! A gente só deseja coisas lindas na carreira de todos vocês e sentimos muito orgulho de tê-los na nossa família, pessoal!

Quer conhecer o curso de Farmácia do UNIFATEA? Clique aqui e conheça. Ainda há tempo de fazer parte da nossa família em 2022, ligue na nossa Secretaria Acadêmica pelo telefone (12) 2124-2832 e agende já a sua prova!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: