A Jornada de Planejamento Pedagógico: Iluminando Caminhos para mitigar perdas e recompor aprendizagem, agitou os corredores do UNIFATEA nesta última semana. Gestores, professores e técnicos, foram convidados para um momento de preparação e debates para o início do ano letivo de 2022. A semana de integração aconteceu do dia 31 de janeiro e terá seu fim no dia 4 de fevereiro.
Coordenadora do Projeto, a Prof. Dra. Luciani Alvareli, e as professoas Profa. Me. Rosana Montemor e Profa. Dra. Neide de Oliveira, iniciaram algumas visitas nas Secretarias de Educação de algumas cidades da região. Um retorno positivo foi dado vindo da Secretaria de Educação de Lorena, sugerindo a formação dada por licenciados UNIFATEA para os professores da rede municipal para a volta às aulas pós-pandemia.
“Os dois alicerces são, o acolhimento socioemocional de todas as pessoas envolvidas, sejam os profissionais e depois, as crianças e familiares. Também, a questão da recomposição da aprendizagem, levando em consideração esse período de pandemia, por tanto tempo distanciados da escola. ”, conta a Prof. Luciani.
No primeiro dia, todos os técnicos puderam se encontrar no UNIFATEA para dividir conhecimentos, assim como na terça-feira, todos os gestores tiveram a mesma oportunidade por meio de palestras e bate-papos. Na quarta-feira a abertura oficial foi feita de forma on-line, para que todos pudessem acompanhar juntamente com a rede de educadores. Com 9 oficinas de manhã e 6 oficinas a tarde, o professorado pôde estar presente na quinta-feira e desenvolver atividades que explicassem o cotidiano deles em sala de aula e novas dicas de atividades para produção e desenvolvimento do aluno. Para encerramento, na sexta-feira, apenas a equipe técnica pedagógica da secretaria estará presente.
Para a gestora Márcia Aparecida de Carvalho da Escola Municipal Papa João Paulo I, que fica no bairro Santo Antonio, é sempre importante a iniciativa de ter esse espaço para encontros, como a palestra que eles puderam participar sobre assuntos bem específicos relacionados a gestão. Sua parceira e vice-gestora da escola, Eliane Cristina da Silva Lourenço, acredita que a Jornada de Planejamento Pedagógico “está sendo um dia muito proveitoso, de manhã e à tarde, a gente pôde estar adquirindo bastante conhecimento para o dia-a-dia da gente. Eu estou gostando muito! ”. A escola tem mais de 400 alunos e 16 salas de aula.
O UNIFATEA agradece a todos os licenciados desta Casa Salesiana, que se dispuseram a contribuir para esse projeto, também, um agradecimento especial para a Secretaria de Educação de Lorena, que confiou em nosso trabalho e nos deu a abertura para desenvolver uma educação mais humanizada e acessível. Aguardamos mais parcerias para gerar mais contribuições para toda população lorenense.