Menu fechado

UNIFATEA recebe Marta Mulhule e grupo Jongo de Piquete em celebração do dia das mulheres

Apresentações realizadas encantaram e conscientizaram o público para causas sociais, valorização de oportunidades e novos sentidos para sonhar.

 

Aconteceu, na noite da última quarta-feira, 09, no Centro Universitário Teresa D’Ávila, um evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Além das apresentações artísticas do grupo Jongo, de Piquete, a universidade recebeu a moçambicana Marta Mulhule, com a palestra “Os Três Sonhos de Uma Mulher Empreendedora”.

Liderado pelo professor Gil, da Rede Municipal de Piquete, as apresentações do grupo Jongo foram marcadas por críticas relacionadas ao racismo, machismo e a falha no sistema educacional do país, bem como a desigualdade social. Por meio da dança de roda de origem africana, acompanhada de tambores, os artistas trouxeram alegria e conhecimento, evidenciando tamanha riqueza da cultura em questão.

Cultura essa, que foi muito bem representada pela palestrante Marta Mulhule, que nos primeiros minutos em palco relembrou que a África é muito além daquilo que algumas pessoas podem ter em mente. A moçambicana trouxe para o público uma perspectiva de um empreendedorismo que não envolve dinheiro, mas sim, que toca pessoas e que faz as sonhar mesmo diante das dificuldades.

Marta nasceu e cresceu no continente africano abaixo da linha da pobreza, se mudou para o Brasil e hoje conduz um projeto que alimenta crianças carentes de Moçambique em parceria com a instituição MBM Foundation. Seu relato emocionou o público, conscientizou sobre a desigualdade social e como é preciso que cada pessoa lute por sua missão, legado e identidade:

“Aproveite ao máximo, estude de verdade, isso faz toda a diferença. A minha superação veio através dos estudos, isso foi muito importante para mim. É muito importante nós focarmos e não só olhar para as possibilidades que temos, mas lembrar que: olha, o que eu tenho hoje tem muitas pessoas que dariam tudo para estar no meu lugar”

Após a palestra, as festividades seguiram para os encerramentos. A subida da Vice-Reitora Irmã Zenilde ao palco trouxe não apenas os agradecimentos a moçambicana, como também um breve momento de reflexão e oração.

Por fim, foi realizada um sorteio de brindes para o público ali presente, onde cada um deveria observar em baixo da cadeira se havia ou não um vale-presente. A premiação foi patrocinada pela Valecap Pneus e Truco Center. O evento também contou com o apoio da Sicredi, Letras e Cia, Dalva Hair e Empório Macadâmia.

 

 

 

Notícia escrita como parte da cobertura jornalística experimental, editada pelos estudantes do 7º Período de Jornalismo: Larissa Donadão, Paulo Vitor, Halysson Simões e Celso Oliveira

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir