Nesta segunda-feira, 21 de março, chegou ao Campo Tecnológico do UNIFATEA uma máquina de fabricação de carvão. As empresas estão trabalhando a fim de revolucionar e contribuir de forma positiva na educação e no profissionalismo dos alunos da instituição.
A máquina para a fabricação de carvão é resultado do projeto do egresso Sandro Gomes que cursou nosso Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação, sob a orientação dos professores Henrique Galvão e Rosinei Batista Ribeiro. O projeto prevê o processamento de misturas de biomassas por extrusão, ou seja, aproveitamento de resíduos de carvão vegetal (pó fino de carvão), a serragem de madeira, farinha de trigo e água, os quais dão origem aos briquetes, incluindo o carvão, sendo úteis para uso doméstico e industrial. A confecção da máquina foi crucial para prototipagem das amostras e depois submetidos aos testes físico-químicos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT-USP.
Para a Irmã Vice-reitora Zenilde Aparecida, “O Parque Tecnológico Teresa D ́Ávila tem o objetivo de fomentar primeiro, o novo conceito de educação do ensino superior, levando a exponencia máxima da educação. Portanto, é incorporado em nossa metodologia, aos poucos, os processos pedagógicos e projetos integradores que tem como objetivo transformar a sala de aula para o empreendedorismo e soluções de questões reais”.
O Centro Universitário Teresa D´Ávila oferece o espaço para startups, de pré-incubação e incubação, conectando ideias dentro do Espaço Coworking. As empresas se instalam e podem usufruir da infraestrutura, assim, a conexão do poder público, privado e acadêmico é o diferencial, desenvolvendo o ambiente externo e interno universitário.
O Professor Henrique, membro da equipe de Gestão do Parque Tecnológico UNIFATEA e coordenador dos cursos de Pós-graduação da instituição, nos contou que em face aos resultados, “o projeto demonstra a viabilidade técnica e comercial, cujas oportunidades são vislumbradas pelo Sandro Gomes para empreender o negócio em nossa Incubadora aqui no PqTec UNIFATEA.”.
Já conhece o Parque Tecnológico UNIFATEA? Seja um de nossos parceiros!