Alunos dos cursos de Comunicação Social do UNIFATEA estão produzindo documentário para reproduzir em plataformas como o Canal Futura e Globoplay

Alunos do 3°e 5° período dos cursos de Comunicação Social do UNIFATEA desenvolveram um documentário que relata sobre um grupo social de roda de samba, formada por idosos da cidade de Cruzeiro-SP. Esse projeto audiovisual foi um dos 30 trabalhos selecionados de 645 trabalhos inscritos, de todo o Brasil, para ser exibido nas plataformas de streaming do Canal Futura, em parceria com a Co.Liga, Globoplay e Canais Globo.

Esta atividade se iniciou no primeiro ano da faculdade, durante o Projeto Integrador, os alunos realizaram um curta metragem com senhoras da roda de samba. Em 2020, este mesmo grupo participou de um sarau folclórico, apresentando o minidocumentário “ O Samba é a alma da música”.

O documentário evidencia e expõe os direitos humanos de todo cidadão, mais especificamente, idosos que são explorados e não conseguem exercer seus direitos de forma justa e honesta. Os alunos Karla Borges, Maria Claudia Gaspar, João Pedro Mendes, Eliabe Gesse, Luiz Gonzaga Júnior e Rian Gandra, são os responsáveis pela produção deste trabalho. A produção do curta inscrito no Edital foi feita no Teatro Capitólio na cidade de Cruzeiro.

De forma autêntica e proativa eles desenvolveram este curta, transformando em depoimento, dando vida e voz a essas histórias. Diante disso, resolveram elaborar o roteiro, storyline, sinopse e documentação da proposta para o Canal Futura.

O documentário deve ser produzido entre 5 de abril e 5 de agosto e a exibição paralela na TV e INTERNET pelos criadores e parceiros deve acontecer em setembro. O grupo de universitários está recebendo uma verba para produção disponibilizada pela Co.Liga. A exibição paralela na TV e INTERNET pelos criadores e parceiros deve acontecer em setembro.

O que é Co.liga?

A Co.liga é uma escola livre, que busca promover a inclusão, no campo da Economia Criativa, das juventudes brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Oferecemos cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – além de temas transversais como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens.

E, acima de tudo, promovemos um espaço de fortalecimento de redes, com o objetivo de conectar pessoas: estudantes, profissionais e instituições.

O UNIFATEA incentiva a pesquisa social, científica e o trabalho coletivo em seu Centro Universitário e ficamos muito felizes com a produção de sucesso que esse grupo apresentou… Cheio de talento e valorizando o nosso querido Vale do Paraíba.