Na última semana, os alunos de licenciatura do UNIFATEA realizaram a “Semana do Meio Ambiente” e convidaram o Dr. Paulo Sérgio de Sena e Me. Marcelo Marcondes para assistirem a exibição do curta-metragem Bag It (EUA,2010) e debater o tema da poluição do plástico na sociedade. O evento teve como abertura a fala da Vice-Reitora Ir. Zenilde Fontes que, ressaltou a importância do “fazer agora” para que as futuras gerações possam usufruir com responsabilidade.
Um dos organizadores Prof. Dr. Ricardo Mendonça Neves dos Santos – Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do UNIFATEA, também dividiu com os presentes, problemas ambientais atuais e como a parte da educação deve colocar em prática soluções para o ambiente regional.
O Me. Marcelo Marcondes – Diretor de Relações Internacionais da ANAMMA, explica sobre a interligação entre o meio ambiente, políticas públicas e relevância de eventos como esse, “A inserção de temas que envolvem políticas públicas em diálogos, como este promovido, são fundamentais para o fortalecimento do processo de equidade, principalmente nos tempos atuais, dos quais os desafios ambientais são pujantes!”
Marcondes comenta ainda: “A academia tem a missão de expandir os pensamentos, oportunizando a vivência social, o que faz formar pessoas pensantes, ou seja, profissionais proativos. É latente o desafio socioambiental que nos é apresentado nos dias atuais e a gestão de resíduos é um dos maiores desafios de nossa sociedade, isso sobrepõe a atuação governamental, precisamos fazer a lição de casa.”
O momento contou com declamações de poemas, enriquecimento cultural, científico e essencial para a sociedade atual. Além disso, os participantes ainda foram incluídos em um sorteio de mudas nativas, realizado ao final do evento. O UNIFATEA tem como objetivo formar profissionais responsáveis com o mundo.