Menu fechado

Ex-aluno de Jornalismo realiza entrevista internacional e conta sobre a influência da formação recebida no Unifatea em sua carreira

 

Ícaro Malta é jornalista formado pelo Unifatea em 2020 e ressalta importância da instituição “não somente pelas habilidades técnicas ensinadas, mas pelos desafios humanos propostos.”.

O Jornalista Ícaro Malta, ex-aluno do Unifatea e recém-contratado pelo Estadão, teve a oportunidade de realizar nesta semana uma entrevista com os atores da série internacional “The Boys”. A entrevista foi realizada em São Paulo, no Palácio Tangará, na noite de 4 de julho, onde os atores receberam a imprensa.

Malta divulgou em suas redes sociais as imagens da cobertura realizada e também nos contou sobre a sua nova rotina, um pouco de sua trajetória e tudo o que vivenciou no Unifatea, enquanto aluno e agora no mercado de trabalho. 

Confira a íntegra da entrevista feita por nossa equipe com o Ícaro:

Como foi sua trajetória profissional durante o período em que estudou no Unifatea e depois que se formou?

Quando eu entrei em jornalismo, em 2016, eu trabalhava em uma imobiliária. Minha primeira experiência profissional com jornalismo foi em 2018, na Fundação Nossa Senhora Aparecida, primeiro atuando como estagiário da rádio Pop e Aparecida, e posteriormente como estagiário de Jornalismo da TV Aparecida. No final daquele ano eu fui contratado para atuar como jornalista, antes mesmo de colar grau. A graduação aconteceu em janeiro de 2020, permaneci esse ano todo, até maio de 2021 na TV. Entre maio e agosto de 2021 eu fui Foca do Estadão, como são chamados quem faz o trainee do Estadão. Em agosto eu voltei pra TV, onde fiquei até maio de 22, quando eu comecei a trabalhar no estadão, prestando serviço para o Portal Terra. 

 

O que você considera importante para o profissional da área hoje no mercado?

A primeira coisa é a versatilidade, você pode ter algo com que se identifica mais, mas é importante ter a mente aberta e aproveitar todas as oportunidades. Na TV eu fiz um pouco de tudo, de produção até direção de jornal, e no Terra cada dia eu escrevo sobre uma coisa diferente. Jornalista não pode ter preconceito.

 

Como você enxerga a formação recebida no Unifatea e como isso ajudou/impactou no profissional que você é hoje?

A formação no Unifatea foi parte importante no processo, não somente pelas habilidades técnicas ensinadas, mas pelos desafios humanos propostos.

 

Recentemente você passou por uma experiência de entrevista com atores da série The Boys. Como você descreve a experiência?

Foi incrível e assustadora. Eu sempre gostei muito de cinema e TV, eu sempre quis fazer esse tipo de cobertura, mas não significa que não é desafiador. Além da barreira da língua existe uma série de protocolos que você precisa cumprir, mas a experiência foi incrível e eu estou torcendo para que possa fazer novamente.

 

Como está sendo seu trabalho hoje e a sua rotina profissional?

Atualmente eu trabalho de casa, eventualmente tenho que ir para São Paulo para cobrir alguma coisa. Eu sou repórter do Terra, então eu preciso balancear o tempo todo o que as pessoas querem ler, com o que precisa ser informado. Então eu escrevo sobre tudo, desde saúde até vida de celebridades. 

 

O que você diria aos estudantes que hoje estão no Unifatea?

Aproveitem todas as oportunidades que surgirem, não tenham preguiça, façam da faculdade o melhor momento da vida, não apenas da diversão, mas de descobrir quem você é. Eu usei meu tempo na faculdade para tentar descobrir quais eram os meus fortes, e o que eu podia melhorar.

 

O que mais você teria a nos dizer sobre sua experiência como profissional no mercado de trabalho?

O mercado está aquecido para quem está disposto a arriscar, e o jornalismo abre muitas portas. Cada experiência conta, meu trabalho atual é fruto de todo um esforço que venho fazendo desde 2016, e os desafios futuros serão frutos das sementes que eu estou plantando hoje.

Como o Ícaro Malta, inúmeros ex-alunos Unifatea hoje atuam em muitas empresas da região e todo o país. A instituição possui um alto índice de empregabilidade de seus egressos e oferece uma sólida formação profissional, humana e integral, valorizando todos os aspectos e dimensões da formação intelectual e profissional.

Confira a publicação feita por ele em suas redes sociais:

 

Conheça os cursos do Unifatea clicando aqui

Seja UNIFATEA e viva infinitas possibilidades aqui!

Inscrições abertas para o Vestibular do 2º Semestre de 2022.

Acesse o site unifatea.edu.br/vestibular e garanta a sua vaga!

Cursos presenciais e EAD.

Prova on-line e gratuita no dia 23/07, às 14h.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo WhatsApp (12) 2124-2899

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: