Menu fechado

Papa nomeia três mulheres para o Dicastério para os Bispos entre elas, Madre Yvonne Reungoat, Superiora Emérita Geral das FMA

Neste dia 13 de julho de 2022, o Papa Francisco nomeou três mulheres, além de onze cardeais e monsenhores, como membros do Dicastério para os Bispos: Irmã Yvonne Reungoat, Superiora Emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora , Irmã Raffaella Petrini, Irmã Franciscana da ‘Eucaristia (FSE), Secretária Geral do Governorate do Estado da Cidade do Vaticano, e Dra. Maria Lia Zervino, Presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

Madre Yvonne Reungoat foi a 9ª Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Nascida em 14 de janeiro de 1945 em Plouénan na França, fez a Profissão Religiosa como FMA em 5 de agosto de 1965. Formada em Literatura-História-Geografia pela Universidade de Lyon, França, lecionou até 1980, depois foi Animadora Comunitária em Lyon, Paris, (1977-1983), Vigário Provincial (1978 – 1983) e Provincial de Paris (1983-1989). Em 1996 foi eleita Conselheira Geral Visitante e em 2002 Vigária Geral. Em 2008 foi eleita Madre Geral e em 2014 foi eleita para um segundo sexênio.

Desde 2018, Madre Yvonne é Presidente da União das Superioras Maiores da Itália (USMI) e desde 2019 é membro da Congregação para a Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O Dicastério para os Bispos dispõe sobre tudo o que diz respeito à nomeação de Bispos diocesanos e titulares, administradores apostólicos e, em geral, à provisão de Igrejas particulares, levando em consideração as propostas das Igrejas particulares, Conferências Episcopais e Representações Pontifícias. consultou os membros da Presidência da respectiva Conferência Episcopal e o Metropolita. Neste processo envolve também os membros do Povo de Deus das Dioceses interessados ​​de forma adequada.

Os votos de Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Madre Yvonne Reungoat:

“Enquanto nos alegramos convosco com esta nova nomeação, sinal da grande confiança da Igreja na vossa pessoa e em todo o Instituto, desejamos-vos uma boa missão. Estaremos perto de você com carinho e gratidão. Acompanharemos este novo caminho com a oração e o compromisso de nossa fidelidade à Igreja e ao Papa.

Obrigado Madre Yvonne por sua disponibilidade e por sua pronta e serena resposta a este novo chamado que, no ano em que celebramos os 150 anos de fundação do Instituto FMA, é um dom e um sinal da fecundidade do carisma .

Que Maria Auxiliadora preceda, guie e acompanhe o seu caminho, como fez nas origens do nosso Instituto há 150 anos. Boa viagem com todas as Filhas de Maria Auxiliadora do mundo!”.

 

Fonte: Portal das Filhas de Maria Auxiliadora

 

Inscrições abertas para o Vestibular do 2º Semestre de 2022
Acesse o site unifatea.edu.br/vestibular e garanta a sua vaga!
Cursos presenciais e EAD
Cursos presenciais: Prova on-line e gratuita no dia 23/07, às 14h
Cursos EAD: Provas a qualquer dia até 15/08.
Qualquer dúvida, entre em contato pelo WhatsApp (12) 2124-2899

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: