No dia 9 de agosto, terça, o UNIFATEA recebeu uma equipe de Conselheiros do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Na oportunidade, foram realizados momentos importantes de formação e interação, tanto com os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo quanto com os Professores.
Para os acadêmicos da instituição, foram realizadas orientações práticas sobre o registro no CAU, ocorrências e apresentação de cases e situações concretas quanto ao uso do registro no órgão, apresentando situações das mais diversas, orientando os acadêmicos para o seu processo de aquisição do registro, bem como o encaminhamento do processo de habilitação profissional.
“O CAU/SP Território Paulista é um dos programas do planejamento estratégico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo. A ação tem o objetivo de articular projetos e iniciativas de maneira descentralizada, tanto para promoção da função social do arquiteto e urbanista, como também para aproximar o Conselho dos profissionais e gestores para prestação de serviços, orientação, qualificação e fiscalização no estado,” contou Gabriela Morita, Conselheira do CAU e egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFATEA.
Os Conselheiros e profissionais do CAU presente na visita eram: Ana Paula Preto – Conselheira Titular (Regional SJC); Debora Tognozzi – Conselheira Titular (Regional SJC); Elena Olaszek – Conselheira Titular; Fernanda Querido – Conselheira Titular; Gabriela Morita – Conselheira Titular (Regional SJC); Mônica Viana – Conselheira Titular; Sandra Rufino – Conselheira Titular; Cecília – Funcionária do CAU – atua junto ao setor de Fiscalização.
Com os Professores, o foco foi na orientação aos docentes sobre a atuação do CAU, valorização profissional e valorização da instituição de ensino, além da exposição de boas práticas realizadas com parcerias junto ao órgão.
Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFATEA
O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo a formação de arquitetos e urbanistas que sejam profissionais aptos a compreender e dar respostas às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades, com relação ao planejamento do espaço, ao urbanismo, à construção de edifícios, ao paisagismo, bem como à conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e à utilização racional dos recursos disponíveis. Profissionais com capacidade para atuar em organizações dos diversos setores da economia, pública ou privada, bem como para o envolvimento na área acadêmica de ensino e pesquisa.
Sobre o CAU
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF foram criados com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão.
Autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, o CAU possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).