Nesta quarta-feira, dia 10, o Centro Universitário Teresa D’Ávila deu um passo importante na história do curso de Farmácia, bem como na prospecção da área farmacêutica em toda a região. Na oportunidade, a instituição recebeu a visita do Dr. Marcelo Polacow (Presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF/SP), acompanhado da Dra. Mary Basílio (Delegada do CRF/SP Seccional de Lorena), para assinatura do convênio de cooperação institucional e instalação da subsede no Centro Universitário.
Os visitantes foram acompanhados pelo Prof. Bruno Fonseca, Coordenador do Curso de Farmácia e responsável pelo Núcleo de Saúde do UNIFATEA. Os representantes do órgão conheceram as dependências da instituição, bem como os Laboratórios, estúdios, áreas de estudo dos acadêmicos de Farmácia e a Clínica-Escola, que está em sua fase de obras.
Em sua visita, o presidente do CRF também concedeu uma entrevista ao vivo para a TV UNIFATEA (disponível abaixo, na íntegra), destacando a importância da parceria e cooperação entre o Centro Universitário e o Conselho Regional, especialmente no que diz respeito à seccional de Lorena, com grandes perspectivas de novas possibilidades de interação entre a Academia e a Autarquia.
“A origem dos farmacêuticos são as Universidades e a formação dos Farmacêuticos passa pelas universidades, pelos cursos de farmácia. Então, podemos dizer que é extremamente importante essa integração entre o Conselho Regional de Farmácia, que é uma autarquia federal juntamente com o UNIFATEA, aqui na região de Lorena”, disse Dr. Marcelo.
Em sua fala, o presidente destacou ainda o papel da Seccional e a sua colaboração com a academia, sendo essa parceria um vetor de disseminação do ensino farmacêutico, pesquisa e aplicação do conhecimento. “Então, quando você estrutura uma Seccional, como é o caso que nós estamos fazendo agora em Lorena, a região e os farmacêuticos da região, os acadêmicos passam a contar com uma estrutura toda ela voltada para a educação continuada, para a disseminação de informações técnicas da área farmacêutica, além de trazer profissionais habilitados e competentes para estar palestrando, dando cursos e também trazendo informações para intercâmbio técnico-científico”, afirmou Polacow.
Para o UNIFATEA, parcerias como esta representam um grande avanço no processo de reposicionamento estratégico, educacional, carismático e científico, colocando à frente o ensino, a pesquisa, a inovação, o empreendedorismo e o contínuo diálogo da academia com os órgãos de conselho, de fiscalização e de formação dos futuros profissionais.
Sobre o Conselho Regional de Farmácia
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, foi criado com respaldo na Lei nº 3.820/60, combinado com a Resolução do CFF nº 02, de 24 de agosto de 1961. Quando da sua criação, denominado de CRF-8, teve como primeiro presidente o Dr. Myrcio de Paula Pereira e a primeira sede estabelecida na Av. Liberdade, nº 834, 6º andar, Liberdade-São Paulo. Atualmente conta com sede própria na cidade de São Paulo situada na Rua Capote Valente, nº 487, Jardim América, e seccionais estrategicamente alocadas em todo o estado de forma a viabilizar o acesso dos profissionais, representantes de estabelecimentos e da população. Saiba mais sobre o CRF/SP, clicando aqui.
Sobre o curso de Farmácia do UNIFATEA
O Curso tem como objetivo a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, que atuarão em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. É uma formação pautada em princípios éticos e científicos, capacitando o egresso para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.
Saiba mais sobre o curso de Farmácia do UNIFATEA: https://unifatea.edu.br/bacharelado/farmacia/
Confira abaixo a íntegra da entrevista do Dr. Marcelo para a TV UNIFATEA.