No aniversário de 1 ano do Parque Tecnológico, espaço do acervo de Yassuo Imai passa a ficar disponível para pesquisas
No próximo dia 8 de setembro, será aberta para estudos o Espaço Empresarial UNIFATEA Yassuo Imai, com acervo inédito do professor que inaugurou o sistema Toyota de gestão da qualidade no Brasil.
A atividade faz parte da programação de aniversário de um ano do Parque Científico e Tecnológico do UNIFATEA. Na ocasião, a filha do professor Yassuo, Gisella Imai, que fará uma conferência internacional sobre empreendedorismo, trará mais uma parte do acervo do professor.
O acervo é composto de livros e projetos do consultor que é considerado o maior educador corporativo do Brasil. Os familiares do professor, falecido em 2020, formalizarão a doação, em um gesto de generosidade a pedido do próprio professor em vida. O acervo é composto de centenas de volumes, formada principalmente por livros em inglês, espanhol e português, além de uma vasta quantidade de relatórios sobre projetos técnicos desenvolvidos em empresas.
“É uma grande honra recebermos este acervo em nossa instituição. Ele irá compor uma parte importante do nosso Parque Tecnológico, que vai beneficiar não só Lorena, mas todo o Vale do Paraíba. Nossa proposta é alinhar tecnologia, inovação, educação e ciência ao nível máximo de conhecimento para o protagonismo de projetos de transformação social. Por isso tal acervo é de extrema relevância para empresários que já começam a visitar nossa instituição”, explicou a vice-reitora do UNIFATEA, Irmã Zenilde Aparecida Fontes.
Filho de imigrantes japoneses Yassuo Imai fez história no Brasil. Ficou conhecido por, no começo de sua carreira, atuar como intérprete de geólogos japoneses recém-chegados ao país, contratados para avaliar a viabilidade econômica de uma mina de cobre pertencente ao empresário Baby Pignatari, no interior do Rio Grande do Sul.
No entanto, seu legado está na marca que deixou no movimento da Qualidade no Brasil. Imai é considerado o maior impulsionador do Movimento da Qualidade no Brasil, aproximando os brasileiros das técnicas japonesas de gestão da produção desenvolvidas pelo Sistema Toyota de Produção.
Imai criou a IMC Internacional, uma empresa criada com o propósito de oferecer conhecimento tecnológico e de gestão de ponta a altos executivos (em especial do Brasil e da América Latina), focado em produtividade e qualidade dos resultados em indústrias.
Responsável pela certificação de 41 plantas ao Prêmio TPM de Excelência da JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance), a IMC Internacional é reconhecida pelos expressivos ganhos de capacidade produtiva e lucratividade de seus clientes. Hoje é dirigida por uma de suas filhas, Gisella Imai, que virá ao Brasil exclusivamente para o evento.
Sobre a IMC – A frente de sua empresa, Yassuo Imai liderou mais de 50 missões de estudo de executivos em visitas a empresas e outras instituições, ao Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e oito ou dez países europeus. Tornou-se uma referência internacional nos métodos TPM (originado no Japão) e TPM² (um upgrade de sua própria lavra), tendo capacitado nestes mais de 20 mil profissionais de pelo menos 14 países.
Sobre o Unifatea – Há 67 anos, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, gerido pelas FMA/Irmãs Salesianas, faz parte de uma grande rede de educação mundial, presente em todos os continentes e quase todos os países, atua com o objetivo de se fazer presente perante a juventude do Vale do Paraíba, buscando conviver com a rica diversidade sociocultural, econômica e religiosa. As Filhas de Maria Auxiliadora honram as origens do carisma atualizando-o através de novas tecnologias. Da sala costura de Santa Maria Domingas Mazzarello e das oficinas profissionalizantes de São João Bosco, anos de 1870 aos hubs de inovação em 2022.
A instituição oferece cursos de Graduação, Pós-graduação e EAD, além de um programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação. Localizado no Vale do Paraíba, na cidade de Lorena, estado de São Paulo, o Centro Universitário Teresa D’Ávila recebe alunos de várias regiões como Sul de Minas, Sul Fluminense e Litoral Norte.