Noite contou com conferência internacional e inauguração de espaço voltado aos negócios, pesquisas e desenvolvimento
Uma noite de festa e celebração pelo aniversário de um ano do Parque Tecnológico e Científico do UNIFATEA. Nesta quinta (08), o Centro Universitário Teresa D’Ávila celebrou com parceiros, estudantes e a sociedade o crescimento, o fortalecimento e solidificação de um sonho, de um empreendimento único em nossa região.
A celebração teve apresentação de dança, Conferência sobre Empreendedorismo Internacional e, inauguração do Espaço Empresarial Yassuo Imai. Os parceiros do parque marcaram presença e ‘colaram’ seu nome na história que está sendo construída em Lorena e região. Em um espaço destinado a quem acredita na inovação e transformação social as marcas foram colocadas ao lado da marca do parque, mostrando que é juntos que podemos mudar a realidade de muitas pessoas e vidas.
Para o professor do curso de Administração do UNIFATEA, Claudius D’Artagnan Barros, o parque propicia que a tecnologia chegue mais rápido as empresas, dando um suporte adequado para seu desenvolvimento. “Aqui estamos desenvolvendo projetos, o parque não existe sem as empresas, sem a comunidade corporativa. É por isso que os empresários precisam participar e aproveitar para aqui conosco desenvolverem projetos e pesquisas”, disse. A Associação Comercial de Lorena preserva e presa pela entrada no mercado de empresas sólidas. Segundo seu presidente, Ulisses Fucuda, consistência e embasamento podem ser conquistados com parcerias por meio do Parque Tecnológico. “As empresas poderão entrar mais capacitadas no mercado. Sofremos lá atrás, e aqui o caminho pode ser menos tortuoso, mais tranquilo, porque aqui pode-se fazer várias situações para incubação e startup, fazer relacionamento, networking empresarial. Acredito que Lorena conseguirá alavancar muitos negócios”, comenta.
Quem acredita e participa é a Valgroup de Lorena, presente há mais de 40 anos na cidade, esteve todo o tempo ao lado das atividades do UNIFATEA. “Estou muito feliz em participar, estivemos sempre presentes aqui e esse momento representa muito para nós. Vemos no Parque Tecnológico um espaço de preparo dos jovens e uma forma de trazer a tecnologia para dentro da indústria. Parabenizamos pelo evento e por essa oportunidade que se abre para a região”, comenta Kátia Zamot, gerente de recursos humanos da Valgroup.
Parcerias importantes estão sendo criadas também com o poder público, que cada vez mais está acreditando nas ideias e projetos, hoje Cruzeiro, Lorena, Cachoeira Paulista, Silveiras, Cunha, Roseira e Guaratinguetá estão ao lado e atuantes. “Entendo que todo o conhecimento e trabalho técnico, operacional está de encontro com as nossas necessidades, são muitos os benefícios da formação continuada para nossos profissionais médicos, enfermeiros, mas principalmente para a nossa população. Lorena pode comemorar estar nessa condição com instituição como essa e com tantas ferramentas para nosso desenvolvimento”, afirma Adailton José Pinto, secretário de Saúde de Lorena. Já para o diretor-presidente da Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá), João Vaz a inovação chega para toda a região. “Devemos sempre ver que a expansão chega a todos. As cidades do entorno de Lorena que também têm iniciativas precisam ter essa interligação, olhando para quem saiu na frente e se tornou um exemplo como temos aqui. Então quem pensa com essa vertente de inovação precisa se interligar e nós só temos a ganhar, principalmente aqui do Vale da Fé, Vale Histórico. Muito feliz de poder representara prefeitura de Guaratinguetá e sermos parceiros desse trabalho”, analisa.
Após apresentação e histórico do Parque Tecnológico e Científico do UNIFATEA, feito pela vice-reitora da instituição, Irmã Zenilde Fontes, foi realizada a conferência internacional com troca de ideias, experiências e expectativas para o futuro do negócio. A noite ainda teve homenagens. Receberam a Comenda Teresa D’Ávila, maior honraria do Centro Universitário, o professor D’Artagnan e a convidada especial Gisella Imai, presidente da IMC Internacional. Ela preside a empresa criada pelo pai Yassuo Imai que fez a doação de 1500 livros para o acervo do novo espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento da instituição, o Espaço Empresarial do UNIFATEA Yassuo Imai. Antes de cortar a fita, na companhia da reitora do UNIFATEA, Irmã Célia Regina Querido, Gisella discursou e se emocionou ao saber que o legado do pai continuará vivo. “Sinto que estou cumprindo uma missão, e o gostinho é cada vez melhor em saber que tudo isso foi desejo do meu pai. Poder fazer isso por ele também é especial. Em nome da minha família, que está muito feliz, eu venho para celebrar esse momento. Cada livro doado foi conquistado com muito suor, muita dificuldade, tudo é parte da sua coleção e hoje saber que vão ser usados por estudantes, isso dá uma sensação de que a história dele continua. Essa é uma missão do meu pai e da empresa multiplicar conhecimentos para todas as pessoas”, disse Gisella Imai.
Para o futuro, que para nós é hoje, o desejo é estar diante e atuante junto às transformações de comportamento, de criatividade, gerando valores e principalmente um legado. “Queremos dar suporte para que novas iniciativas sejam criadas e que surjam a partir daqui novos ambientes e espaços que proporcionem esse lugar de inovação, para que se preciso for as pessoas se sintam seguras em testar, errar, refazer, tenham tempo para modelar, treinar até conseguirem se posicionar e verificar o seu negócio gerando algo para sua comunidade. Temos essa expectativa em relação a academia, em que cada vez mais esteja voltada para o negócio, uma escola de negócio. Inclusive, a inauguração neste aniversário do Espaço Empresarial Yassuo Imai, dentro da nossa biblioteca, nos dá a referência e os caminhos, além de perspectivas de dialogar com empresas, universidades e comunidade em geral. A instalação, em breve, da unidade do Sebrae dentro da UNIFATEA também possibilitará acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do empreendedor, seja ele nosso aluno ou parceiro”, finaliza a vice-reitora da UNIFATEA, Irmã Zenilde Fontes.