Menu fechado

Bióloga, ex-aluna UNIFATEA relata sua experiência como colaboradora no Aquário de São Paulo

Passagem pelo Curso de Ciências Biológicas foi fundamental para formação profissional

Marissol dos Santos Silva se formou em Ciências Biológicas no UNIFATEA no ano de 2020. Atualmente ela trabalha no Aquário de São Paulo, em São Paulo. Em um bate-papo sobre sua formação e a entrada no mercado de trabalho, ela conta como está sendo colocar em prática tantos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além, claro, da sua paixão pelos animais.

Confira a entrevista na íntegra:

  • Como foi a seleção e a entrada no Aquário de São Paulo?

         R: Minha seleção foi feita de forma remota, primeiramente, devido à uma postagem feita no Instagram, em que havia a indicação de uma vaga de “Manejo de Mamíferos Marinhos Aquáticos”. Depois fui instruída a fazer uma entrevista presencial no Aquário de São Paulo.

  • O que você considera importante para o profissional da área hoje no mercado?

         R: Acredito que para ser bom no que faz e ser importante no mercado é saber o que realmente se quer. A área da Biologia é muito ampla e apresenta um leque de ramos a serem seguidos, mas para trilhar algum caminho é preciso persistência, determinação naquilo que almeja e sempre se destacar no que faz; o mercado vai exigir o melhor profissional, mas ele também procura o profissional com suas habilidades e características únicas. É isso que faz você crescer.

  • Como você enxerga a formação recebida no UNIFATEA e como isso ajudou/impacta a profissional que você é hoje?

         R: Minha formação na UNIFATEA me abriu grandes portas, não só no período da graduação, mas após o período também. Pude ter a convivência com professores que exigiam o meu melhor e acreditaram em mim, isso me revelou algo que posso ver agora, trabalhando na área e realizando um sonho. Me considero uma profissional de grande valor, por não ter desistido do que queria e por ter recebido reforço de professores que nunca duvidaram do meu potencial.

  • Como está sendo seu trabalho hoje e a sua rotina profissional?

         R: O trabalho não é fácil, exige dedicação e disciplina, precisa estar se atualizando no assunto todos os dias, demonstrando interesse pelo trabalho e procurando se destacar de alguma forma. É uma área competitiva, você precisa estar focado e se doar para aquilo que você sonhou e batalhou durante o período da graduação.

  •   O que você diria aos estudantes que hoje estão no UNIFATEA?

         R: Estude! Não é a faculdade em si que te faz um bom profissional, mas se você deixar e quiser ser bom naquilo que faz, ela pode ser a base de todas as suas conquistas. O UNIFATEA me mostrou um mundo diferente e me deu desafios também, isso me fez ter uma visão ampla do que eu ia viver ali naquela Universidade e o que eu também iria enfrentar durante quatro anos. São cursos diferentes, inovadores e que só o UNIFATEA pôde me mostrar, agradeço aos profissionais que pude ter a sorte de aprender e a conviver junto.

  • O que mais você teria a nos dizer sobre sua experiência como profissional no mercado de trabalho?

         R: As experiências são muitas, nem sempre você vai vivenciar aquilo que pensou que era, mas não se frustre, no começo as coisas não são tão fáceis, mas o que te faz ser um bom profissional é se permitir passar por essas barreiras e sair delas mais forte e mais confiante. O mercado é desafiador, mas não é impossível estar nele; se você ama o que faz e acredita que consegue, acaba por transformar essas experiências que pareciam ser impossíveis em pequenas e até boas lembranças, se comparadas ao tamanho do potencial que existe em você.

  •   Durante as aulas, você realizava atividades práticas e teóricas. Como aplicar todo conhecimento adquirido?

        R: Como eu trabalho na área de Manejo Animal, e no caso são animais marinhos, as aulas práticas de laboratório com o Professor Ricardo Mendonça e as aulas teóricas do Professor Luis Eduardo me ajudaram muito. Eles deram uma base boa sobre esses animais, muito do que faço e preciso saber no meu trabalho, eu sei porque foi adquirido muito conhecimento e uma base do que eu iria ter que saber na minha rotina profissional.


Se você é um apaixonado pela vida, como nossa ex-aluna Marissol em quaisquer de suas concepções, o seu presente é ser Biólogo.

Quer fazer parte do nosso time de vencedores?  Saiba mais informações em:  nosso siite, pelo link: https://unifatea.edu.br/licenciatura/biologia/

Dúvidas? Entre em contato pelo Whatsapp: (12) 2124-2899

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: