Cuidados farmacêuticos no SUS e prescrição farmacêutica estão entre palestras da Semana de Farmácia do UNIFATEA

Uma semana voltada para as mais variadas áreas de atuação, assim acontece de 04 a 07 de outubro de 2022, a VI Semana de Farmácia: Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, realizada pelo curso de Farmácia do UNIFATEA.

O evento conta com apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e será voltada para o público interno (acadêmicos) da instituição. Para o coordenador do curso, prof. Dr. Bruno Guedes Fonseca é uma grande oportunidade para apresentar a todos que a atuação em farmácias e drogarias é apenas uma pequena área do mercado de trabalho farmacêutico.

Afinal, são 135 especialidades estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia; permitindo ao profissional atuar em várias áreas, como Drogaria, Farmácia de Manipulação e Homeopática, Análises Clínicas e Toxicológicas, Farmácia Hospitalar e Clínica, Indústria (farmacêutica, alimentícia e cosmética), Práticas Integrativas e Complementares, Vigilância Sanitária, Perícia Criminal, Controle de Qualidade e Gestão de Serviços.

Cronograma:

04/10/2022

Palestra: Consultoria Farmacêutica e Atuação do Farmacêutico em Programa de Stewardship

Palestrantes:

• Farmacêutica Maria Helena Queiroz

Graduação: Farmácia pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila. Pós-graduação: Farmácia Clínica, Atenção ao paciente Crítico: urgência, emergência e UTI. Pós-graduação: Farmacocinética Clínica. MBA em Auditoria da Saúde.

• Farmacêutica Mariana da Costa Torres

Graduação: Farmácia e Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-graduação: Atenção Farmacêutica.

• Farmacêutica Paula Luiza L. S. Marotta.

Graduação: Farmácia pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduação: Farmácia Clínica. MBA em Gestão da Qualidade.

05/10/2022

Palestra: Cuidado Farmacêutico no SUS

• Farmacêutica Dra. Luciana Canetto Fernandes – Vice-presidente do CRF-SP

Graduação: Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós-graduação: Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Médico-hospitalares. Pós-graduação: Gestão Pública Municipal. Pós-graduação: Extensão Universitária em Saúde Pública.

06/10/2022

Palestra: Prescrição Farmacêutica: você pode fazer

Palestrante:

• Farmacêutico Dr. André Luis dos Santos – Delegado Regional da Seccional de São José dos Campos

Graduação: Farmácia pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Pós-graduação: Administração Hospitalar Pós-graduação: Educação Permanente em Saúde Pós-graduação: Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde.

– Delegado Regional do CRF-SP – Seccional de São José dos Campos.

– Conselheiro Regional do CRF-SP com mandato de 2023 a 2026.

– Coordenador do Comitê de Ações na Comunidade do CRF-SP.

07/10/2022

Palestra: Farmácia Clínica na Prática Farmacêutica Hospitalar

Palestrante:

• Farmacêutica Bruna Castro B. Matos.

Graduação: Farmácia Generalista pelo Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro – IFRJ. Pós-graduação: Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica. Pós-graduação: Logística de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.

Serviço:

VI Semana de Farmácia: Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

Data: 04 a 07 de outubro de 2022.

Horário: 19h.

Local: Auditório José Luiz Pasin.

Inscrição: Campanha Farmácia Solidária – 1 Produto de Higiene Pessoal (com destaque para absorventes).

Público-alvo: acadêmicos do Curso de Farmácia do UNIFATEA.